O Comércio eletrônico no Brasil deve movimentar US$ 148 bilhões nos próximos cinco anos, segundo projeção do The Global Payments Report 2025, elaborado pela Worldpay®. O valor consolida o país como o maior mercado da América Latina e, ao mesmo tempo, um dos mais visados por fraudadores.
A expansão do e-commerce — impulsionada pela praticidade, variedade de opções e conveniência — traz também um aumento nas tentativas de golpes digitais.
De acordo com Renato Wada, diretor de Segurança da Informação da Worldpay LATAM, “com a intensa transformação no universo dos meios de pagamento nos últimos anos, os golpistas têm buscado oportunidades no comércio eletrônico, destacando ainda mais a necessidade de reforçar os cuidados na hora das compras”.
Datas comemorativas concentram maior risco
O Relatório de Identidade e Fraude 2025, da Serasa Experian, indica que datas comemorativas, como o Dia das Mães, estão entre os períodos mais críticos.
Na semana que antecedeu a data em 2024, foram registradas cerca de 186 mil tentativas de fraude no e-commerce brasileiro, com potencial de prejuízo superior a R$ 1 bilhão.
Ações de prevenção envolvem empresas e consumidores
Wada ressalta que o mercado e as instituições financeiras vêm investindo em tecnologias de prevenção, como camadas adicionais de autenticação, validação de identidade por biometria (digital, facial ou por voz), códigos de verificação via celular ou e-mail e aplicativos de confirmação de identidade.
No entanto, ele destaca que “é fundamental que o consumidor seja parte atuante neste processo e mantenha atenção às regras básicas de segurança”.
Dicas para uma compra online segura
Especialistas recomendam uma série de cuidados para evitar prejuízos durante compras online. Entre as principais orientações estão:
- Comprar apenas em sites confiáveis: verificar avaliações de produtos e lojas, CNPJ, endereço físico, canais de atendimento e presença de selos de segurança.
- Desconfiar de preços muito abaixo do mercado.
- Evitar clicar ou compartilhar links e vídeos suspeitos, mesmo que enviados por contatos conhecidos.
- Não realizar pagamentos via Pix para pessoas físicas ou estabelecimentos desconhecidos.
- Nunca fornecer dados pessoais por telefone ou por links enviados via SMS, especialmente se acompanhados de promoções.
A expectativa é que o avanço das tecnologias de pagamento continue impulsionando o setor de e-commerce, mas especialistas alertam: a segurança deve caminhar lado a lado com a inovação.