• Recentes
  • Tendências
edit post
pesquisa-social-commerce

Social Commerce: 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar

28/06/2021
edit post
Trump recomenda retirada de licenças de emissoras que o criticam

Trump recomenda retirada de licenças de emissoras que o criticam

18/09/2025
edit post
Lotofácil 3490: prêmio principal é dividido e próximo concurso pode pagar R$ 1,8 milhão

Mega-Sena 2916: prêmio acumula e próximo concurso pode pagar R$ 40 milhões

18/09/2025
edit post
Quina 6830: prêmio acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 2 milhões

Lotofácil 3490: prêmio principal é dividido e próximo concurso pode pagar R$ 1,8 milhão

18/09/2025
edit post
Quina 6827: acumula e deixa prêmio principal em R$ 10,4 milhões

Quina 6830: prêmio acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 2 milhões

18/09/2025
edit post
ABC suspende programa de Jimmy Kimmel após comentários sobre assassinato de Charlie Kirk

ABC suspende programa de Jimmy Kimmel após comentários sobre assassinato de Charlie Kirk

18/09/2025
edit post
Mart Minas Abre Vagas de Emprego em Diversas Áreas em Minas Gerais

Contabilizei abre 107 vagas de trabalho em diferentes modalidades

18/09/2025
edit post
Nubank lança ETFs que acessam títulos de renda fixa dos EUA

Nubank lança ETFs que acessam títulos de renda fixa dos EUA

18/09/2025
edit post
BNDES aprova financiamento de US$ 71,4 milhões para projeto de energia no Chile

BNDES aprova financiamento de US$ 71,4 milhões para projeto de energia no Chile

18/09/2025
edit post
Pagamentos digitais ampliam inclusão financeira no Brasil, América Latina e Espanha

Pagamentos digitais ampliam inclusão financeira no Brasil, América Latina e Espanha

18/09/2025
edit post
Como a operação de TI está sendo revolucionada pela IA em tempo real

Como a operação de TI está sendo revolucionada pela IA em tempo real

18/09/2025
edit post
Quina 6827: acumula e deixa prêmio principal em R$ 10,4 milhões

Quina 6829: prêmio principal acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 1,2 milhão

17/09/2025
edit post
Quina 6827: acumula e deixa prêmio principal em R$ 10,4 milhões

Lotofácil 3489: apostador fatura prêmio de R$ 1,86 milhão com 15 acertos

17/09/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quinta-feira, 18 setembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

Social Commerce: 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar

Redação por Redação
28/06/2021
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
pesquisa-social-commerce
CompartilharCompartilhar

O consumo online, que já vinha crescendo significativamente antes da pandemia, hoje se tornou um hábito para 86% dos brasileiros.

Talvez você goste de ver:

Como a operação de TI está sendo revolucionada pela IA em tempo real

Sistemas de reconhecimento facial e ampliam riscos de fraude

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

Open English - Conteúdo

É o que revela a pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner – que une dados de consumo, Tecnologia e humanização para ajudar empresas a otimizarem seus resultados -, em parceria com a Etus e a Opinion Box.

Brasil Card - Conteúdo

O levantamento mostra que 37% fazem uma visitinha às lojas digitais pelo menos uma vez por mês em busca de ofertas, e 23% acessam a rede semanalmente para fazer compras.

E como boa parte das pessoas está nas redes sociais – são 4,2 bilhões de usuários no mundo segundo a We Are Social -, o avanço do Social Commerce, que engloba o relacionamento mais próximo com os compradores e a prática de compra e venda via redes sociais, ocorre a passos largos.

Para se ter uma ideia dessa rápida evolução, para pesquisar itens de desejo, 76% dos consumidores já recorrem às redes sociais – 56% deles para ter acesso a avaliação de outros clientes, e 54% para comparar preços.

Os clientes das classes A e B são os que mais se interessam pela experiência de compra de outras pessoas (75%), enquanto entre o público de classe C, D e E, a porcentagem fica em 65%.

Para André Patrocínio, CEO da Etus, isso indica que os consumidores acreditam que as redes sociais têm possibilitado o acesso a uma avaliação real sobre o produto e a loja.

“Quem está pesquisando quer saber a opinião de quem já comprou para ter certeza se o produto é de boa qualidade, se o tempo de entrega, preço e atendimento valem à pena, bem como se a compra é segura. Os comentários ficam visíveis, e isso pode ser bastante positivo à marca – ou não. Por isso, é fundamental garantir um bom atendimento nas redes sociais, e também no site e aplicativo”, explica Patrocínio.

Ler  Gove é eleita uma das govtechs mais promissoras para 2021

O Instagram é o preferido por quem usa as redes para buscar produtos (62%), seguido pelo Facebook (61%), Google Shopping (61%) e Whatsapp (37%):

pesquisa-Social-Commerce

Mas quando chega a hora de comprar, qual canal é o escolhido pelos clientes?

Dos 86% que têm o costume de consumir online, 74% o fazem pelos sites e aplicativos, 18% nas lojas físicas, e 8% pelas redes sociais. Falando especificamente dos que usam as redes sociais para consumir, a maioria recorre ao Google Shopping (53%) e ao Instagram (50%):

pesquisa-Social-Commerce1

Entre as razões pelas quais as pessoas escolhem comprar nas redes sociais, há uma gama de opiniões diferentes que vão desde as mais comuns, que são preço, rapidez, e acesso a mais informações sobre os produtos, à facilidade e praticidade ao pesquisar e à possibilidade de encontrar lojas menores, de pequenos e médios produtores:

pesquisa-social-commerce-3

Vale observar também os pontos considerados pelos compradores que preferem recorrer a sites e aplicativos, para incluir no planejamento de marketing das redes sociais e aumentar as chances de vendas nesses canais.

Além dos preços (54%) e praticidade (49%), por exemplo, há pessoas que se sentem mais seguras ao comprar em sites e apps (44%), e outras que querem ter acesso a mais opções de produtos (44%).

Pensando nisso, cabe aos varejistas que estão nos Instagram e Facebook, por exemplo, aumentar os itens exibidos em suas páginas para mostrar mais variedade, e otimizar o processo de compra para transmitir mais segurança.

A importância das avaliações no Social Commerce

75% dos consumidores têm o hábito de avaliar lojas e marcas das quais compram, 62% fazem isso nos sites das lojas/marcas, 35% em sites como o Reclame Aqui, e 34% nas redes sociais da marca, ou nas suas próprias redes sociais (que é a opção de 26% dos respondentes).

E, como vimos anteriormente, 56% aderiram às redes sociais para pesquisar sobre produtos com o intuito de ter acesso às avaliações de outros compradores, e 67% vão direto aos comentários de outros clientes para saber como foi a experiência deles com a marca.

Ler  Como abrir uma conta digital? Veja o passo a passo

Diante desses números e do crescimento significativo do Social Commerce, André Patrocínio acredita que é fundamental que as empresas – incluindo pequenos produtores – percebam que Instagram, Facebook, Whatsapp, conhecidas redes de relacionamento entre amigos e familiares, se abriram e ganharam força quando o assunto é comércio, e se atentem mais a estratégias que incluam esses canais, até porque, proporcionar uma jornada omnichannel aos consumidores hoje é algo essencial, visto que 60% já consomem de forma híbrida no país.

“As redes sociais têm se mostrado uma importante vitrine – tanto para o lado positivo quanto para o negativo – e uma grande ferramenta de fidelização, tanto às grandes marcas, que conseguem dividir com os potenciais compradores a rotina de produção dos itens e serviços oferecidos, convidando-os a interagir e fazer parte desse dia a dia, quanto aos pequenos produtores e comércios locais, que conseguem divulgar seus negócios de maneira orgânica.

Cabe aos varejistas investir em uma boa comunicação e uma boa experiência aos usuários para que suas qualidades sejam amplificadas por meio das redes”, afirma o CEO da Etus.

Junto a lojistas/marcas nessa missão, a Social Miner | All iN e a Etus unem dados de consumo, tecnologia e apostam na humanização para compreender o comportamento de compra de cada usuário, e oferecer as ferramentas necessárias às empresas para que acessem esse público.

Como? Com inteligência exclusiva.

A Social Miner | All iN, por exemplo, usa tecnologia para identificar a etapa na jornada de consumo que o cliente está – e sua intenção de compra -, e utilizam people marketing para compreender o contexto e qual a comunicação/linguagem a ser adotada, gerando acionáveis automaticamente para ajudar o consumidor na sua decisão de compra, através de campanhas personalizadas.

**Pesquisa da All iN | Social Miner e Opinion Box, que ouviu 1125 brasileiros entre os dias 02 e 07 de junho de 2021

Sobre a Social Miner I All iN:

A Social Miner | All iN compõem a unidade de Marketing Cloud e Customer Experience do Grupo Locaweb.

Unindo inteligência artificial, automação e humanização, a empresa oferece uma suíte de soluções que ajudam marcas a transformar dados em experiências de consumo personalizadas e omnichannel, otimizando investimentos, aumentando as vendas e trabalhando a retenção.

Ler  3 Melhores aplicativos e recursos para trabalhar com o Instagram

Sobre Etus

Criada em 2015, a Etus – unidade de negócio do Grupo Locaweb – é uma startup que oferece para todos os tamanhos de empresas e agências uma plataforma completa e robusta para a gestão de redes sociais e marketing digital em um mesmo ambiente.

Criado por três sócios em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a empresa teve um crescimento espontâneo em todo território nacional e já conta com mais de 100 mil marcas atendidas. Com um modelo de negócio SaaS (software as a service), a Etus é a maior ferramenta de gestão para redes sociais da América Latina. Através da plataforma é possível agendar posts, responder sac’s, gerar relatórios, criar landing pages, entre outras funcionalidades

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Como a operação de TI está sendo revolucionada pela IA em tempo real

por Kayene Simao
18/09/2025
edit post
Como a operação de TI está sendo revolucionada pela IA em tempo real

A operação de tecnologia da informação (TI) vive um processo de transformação profunda. Se antes o desafio era tornar os dados visíveis para análise, agora o objetivo é...

Leia maisDetails

Sistemas de reconhecimento facial e ampliam riscos de fraude

por Kayene Simao
17/09/2025
edit post
Sistemas de reconhecimento facial e ampliam riscos de fraude

O avanço das tecnologias digitais tem ampliado o uso do reconhecimento facial como ferramenta de segurança em setores que vão de serviços financeiros a controles de acesso. Contudo,...

Leia maisDetails

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

por Redação
15/09/2025
edit post
Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

A Apple anunciou que a linha iPhone 17 já tem data confirmada para chegar ao mercado brasileiro. A pré-venda começa amanhã, 16 de setembro e a disponibilidade nas...

Leia maisDetails

5G completa três anos no Brasil com metas antecipadas e impacto crescente na economia

por Kayene Simao
15/09/2025
edit post
5G completa três anos no Brasil com metas antecipadas e impacto crescente na economia

O Brasil completa em 2025 três anos da implantação do 5G, com avanços acima do previsto e expansão acelerada da tecnologia. De acordo com a Conexis Brasil Digital,...

Leia maisDetails

Uso de assistentes de IA já é uma realidade entre os profissionais brasileiros, mas omissão das empresas é um alerta

por Kayene Simao
15/09/2025
edit post
Uso de assistentes de IA já é uma realidade entre os profissionais brasileiros, mas omissão das empresas é um alerta

Um estudo realizado pelo Google Workspace em parceria com a IDC e a Provokers, intitulado “Work: In Progress – Descobertas de como a IA está transformando o Trabalho”,...

Leia maisDetails
edit post
Trump recomenda retirada de licenças de emissoras que o criticam

Trump recomenda retirada de licenças de emissoras que o criticam

por Redação
18/09/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, voltou a mirar na mídia nesta ao sugerir que emissoras de televisão...

edit post
Lotofácil 3490: prêmio principal é dividido e próximo concurso pode pagar R$ 1,8 milhão

Mega-Sena 2916: prêmio acumula e próximo concurso pode pagar R$ 40 milhões

por Kayene Simao
18/09/2025

O sorteio da Mega-Sena 2916 realizado nesta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, no Espaço da Sorte, em São Paulo...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Quina 6830: prêmio acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 2 milhões

Lotofácil 3490: prêmio principal é dividido e próximo concurso pode pagar R$ 1,8 milhão

por Kayene Simao
18/09/2025

A Lotofácil 3490 foi sorteada nesta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP)....

edit post
Quina 6827: acumula e deixa prêmio principal em R$ 10,4 milhões

Quina 6830: prêmio acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 2 milhões

por Kayene Simao
18/09/2025

A Quina 6830 foi sorteada em 18 de setembro de 2025, no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), e...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d