• Recentes
  • Tendências
edit post
pesquisa-social-commerce

Social Commerce: 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar

28/06/2021
edit post
Flamengo estreia na Copa Intercontinental em busca do terceiro título na temporada

Flamengo estreia na Copa Intercontinental em busca do terceiro título na temporada

10/12/2025
edit post
PMEs ganham protagonismo em cenário de modernização industrial com o programa Nova Indústria Brasil

PMEs ganham protagonismo em cenário de modernização industrial com o programa Nova Indústria Brasil

10/12/2025
edit post
Brasil registra recorde de inadimplência com 73,8 milhões de pessoas negativadas

Planejamento financeiro impulsiona negócios iniciados com baixo investimento

10/12/2025
edit post
Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

10/12/2025
edit post
Plataformas de hospedagem enfrentam debate sobre responsabilidade após acidente com turista

Plataformas de hospedagem enfrentam debate sobre responsabilidade após acidente com turista

10/12/2025
edit post
Empresas precisam definir regras claras para uso de atestado de acompanhamento

Empresas precisam definir regras claras para uso de atestado de acompanhamento

10/12/2025
edit post
Engenheiro agrônomo brasileiro é destaque internacional por pesquisa contra arboviroses

Engenheiro agrônomo brasileiro é destaque internacional por pesquisa contra arboviroses

09/12/2025
edit post
Governo pretende financiar 3 milhões de unidades do Minha Casa, Minha Vida até 2026

Governo pretende financiar 3 milhões de unidades do Minha Casa, Minha Vida até 2026

09/12/2025
edit post
Brasil gera 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2024, aponta relatório

Brasil gera 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2024, aponta relatório

09/12/2025
edit post
Governo condiciona avanço da tarifa zero no transporte público à conclusão de estudos técnicos

Governo condiciona avanço da tarifa zero no transporte público à conclusão de estudos técnicos

09/12/2025
edit post
Tempestade causa alagamentos, queda de árvores e falta de energia na região metropolitana de São Paulo

Tempestade causa alagamentos, queda de árvores e falta de energia na região metropolitana de São Paulo

09/12/2025
edit post
Projeto que endurece regras contra devedores contumazes deve ser votado nesta terça, diz Haddad

Projeto que endurece regras contra devedores contumazes deve ser votado nesta terça, diz Haddad

09/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quarta-feira, 10 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

Social Commerce: 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar

Redação por Redação
28/06/2021
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
pesquisa-social-commerce
CompartilharCompartilhar

O consumo online, que já vinha crescendo significativamente antes da pandemia, hoje se tornou um hábito para 86% dos brasileiros.

Talvez você goste de ver:

Tendências de tecnologia para 2026 devem focar em IA confiável

Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

Inovar não basta: por que empreender em 2026 exige mais do que modismo

É o que revela a pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner – que une dados de consumo, Tecnologia e humanização para ajudar empresas a otimizarem seus resultados -, em parceria com a Etus e a Opinion Box.

O levantamento mostra que 37% fazem uma visitinha às lojas digitais pelo menos uma vez por mês em busca de ofertas, e 23% acessam a rede semanalmente para fazer compras.

E como boa parte das pessoas está nas redes sociais – são 4,2 bilhões de usuários no mundo segundo a We Are Social -, o avanço do Social Commerce, que engloba o relacionamento mais próximo com os compradores e a prática de compra e venda via redes sociais, ocorre a passos largos.

Para se ter uma ideia dessa rápida evolução, para pesquisar itens de desejo, 76% dos consumidores já recorrem às redes sociais – 56% deles para ter acesso a avaliação de outros clientes, e 54% para comparar preços.

Os clientes das classes A e B são os que mais se interessam pela experiência de compra de outras pessoas (75%), enquanto entre o público de classe C, D e E, a porcentagem fica em 65%.

Para André Patrocínio, CEO da Etus, isso indica que os consumidores acreditam que as redes sociais têm possibilitado o acesso a uma avaliação real sobre o produto e a loja.

“Quem está pesquisando quer saber a opinião de quem já comprou para ter certeza se o produto é de boa qualidade, se o tempo de entrega, preço e atendimento valem à pena, bem como se a compra é segura. Os comentários ficam visíveis, e isso pode ser bastante positivo à marca – ou não. Por isso, é fundamental garantir um bom atendimento nas redes sociais, e também no site e aplicativo”, explica Patrocínio.

Ler  Startup brasileira do setor automotivo recebe investimento de R$8 milhões

O Instagram é o preferido por quem usa as redes para buscar produtos (62%), seguido pelo Facebook (61%), Google Shopping (61%) e Whatsapp (37%):

pesquisa-Social-Commerce

Mas quando chega a hora de comprar, qual canal é o escolhido pelos clientes?

Dos 86% que têm o costume de consumir online, 74% o fazem pelos sites e aplicativos, 18% nas lojas físicas, e 8% pelas redes sociais. Falando especificamente dos que usam as redes sociais para consumir, a maioria recorre ao Google Shopping (53%) e ao Instagram (50%):

pesquisa-Social-Commerce1

Entre as razões pelas quais as pessoas escolhem comprar nas redes sociais, há uma gama de opiniões diferentes que vão desde as mais comuns, que são preço, rapidez, e acesso a mais informações sobre os produtos, à facilidade e praticidade ao pesquisar e à possibilidade de encontrar lojas menores, de pequenos e médios produtores:

pesquisa-social-commerce-3

Vale observar também os pontos considerados pelos compradores que preferem recorrer a sites e aplicativos, para incluir no planejamento de marketing das redes sociais e aumentar as chances de vendas nesses canais.

Além dos preços (54%) e praticidade (49%), por exemplo, há pessoas que se sentem mais seguras ao comprar em sites e apps (44%), e outras que querem ter acesso a mais opções de produtos (44%).

Pensando nisso, cabe aos varejistas que estão nos Instagram e Facebook, por exemplo, aumentar os itens exibidos em suas páginas para mostrar mais variedade, e otimizar o processo de compra para transmitir mais segurança.

A importância das avaliações no Social Commerce

75% dos consumidores têm o hábito de avaliar lojas e marcas das quais compram, 62% fazem isso nos sites das lojas/marcas, 35% em sites como o Reclame Aqui, e 34% nas redes sociais da marca, ou nas suas próprias redes sociais (que é a opção de 26% dos respondentes).

E, como vimos anteriormente, 56% aderiram às redes sociais para pesquisar sobre produtos com o intuito de ter acesso às avaliações de outros compradores, e 67% vão direto aos comentários de outros clientes para saber como foi a experiência deles com a marca.

Ler  Chatbots Bard e ChatGPT entram em disputa acirrada por usuários

Diante desses números e do crescimento significativo do Social Commerce, André Patrocínio acredita que é fundamental que as empresas – incluindo pequenos produtores – percebam que Instagram, Facebook, Whatsapp, conhecidas redes de relacionamento entre amigos e familiares, se abriram e ganharam força quando o assunto é comércio, e se atentem mais a estratégias que incluam esses canais, até porque, proporcionar uma jornada omnichannel aos consumidores hoje é algo essencial, visto que 60% já consomem de forma híbrida no país.

“As redes sociais têm se mostrado uma importante vitrine – tanto para o lado positivo quanto para o negativo – e uma grande ferramenta de fidelização, tanto às grandes marcas, que conseguem dividir com os potenciais compradores a rotina de produção dos itens e serviços oferecidos, convidando-os a interagir e fazer parte desse dia a dia, quanto aos pequenos produtores e comércios locais, que conseguem divulgar seus negócios de maneira orgânica.

Cabe aos varejistas investir em uma boa comunicação e uma boa experiência aos usuários para que suas qualidades sejam amplificadas por meio das redes”, afirma o CEO da Etus.

Junto a lojistas/marcas nessa missão, a Social Miner | All iN e a Etus unem dados de consumo, tecnologia e apostam na humanização para compreender o comportamento de compra de cada usuário, e oferecer as ferramentas necessárias às empresas para que acessem esse público.

Como? Com inteligência exclusiva.

A Social Miner | All iN, por exemplo, usa tecnologia para identificar a etapa na jornada de consumo que o cliente está – e sua intenção de compra -, e utilizam people marketing para compreender o contexto e qual a comunicação/linguagem a ser adotada, gerando acionáveis automaticamente para ajudar o consumidor na sua decisão de compra, através de campanhas personalizadas.

**Pesquisa da All iN | Social Miner e Opinion Box, que ouviu 1125 brasileiros entre os dias 02 e 07 de junho de 2021

Sobre a Social Miner I All iN:

A Social Miner | All iN compõem a unidade de Marketing Cloud e Customer Experience do Grupo Locaweb.

Unindo inteligência artificial, automação e humanização, a empresa oferece uma suíte de soluções que ajudam marcas a transformar dados em experiências de consumo personalizadas e omnichannel, otimizando investimentos, aumentando as vendas e trabalhando a retenção.

Ler  Inteligência Artificial e Direitos Autorais: Desafios e Oportunidades para Compositores no Brasil

Sobre Etus

Criada em 2015, a Etus – unidade de negócio do Grupo Locaweb – é uma startup que oferece para todos os tamanhos de empresas e agências uma plataforma completa e robusta para a gestão de redes sociais e marketing digital em um mesmo ambiente.

Criado por três sócios em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a empresa teve um crescimento espontâneo em todo território nacional e já conta com mais de 100 mil marcas atendidas. Com um modelo de negócio SaaS (software as a service), a Etus é a maior ferramenta de gestão para redes sociais da América Latina. Através da plataforma é possível agendar posts, responder sac’s, gerar relatórios, criar landing pages, entre outras funcionalidades

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Tendências de tecnologia para 2026 devem focar em IA confiável

por Kayene Simao
09/12/2025
edit post
Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação cresce e alcança 6,5% do PIB brasileiro

As inteligências artificiais generativas, o avanço do trabalho híbrido e a demanda por experiências mais personalizadas devem continuar orientando a agenda tecnológica das empresas em 2026. Uma análise...

Leia maisDetails

Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

por Taysa Medeiros
05/12/2025
edit post
Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

A adoção de sistemas de Inteligência Artificial (IA) avança de forma consistente e deve alcançar um ponto de inflexão em 2026. No setor financeiro, algoritmos já ajustam carteiras...

Leia maisDetails

Inovar não basta: por que empreender em 2026 exige mais do que modismo

por Kayene Simao
24/11/2025
edit post
Empresários de Sapiranga discutem efeitos da Reforma Tributária no ambiente de negócios

O processo de digitalização das empresas brasileiras continua em expansão, mas ainda de forma desigual. O índice de maturidade digital das organizações subiu de 3,3 para 3,7 pontos...

Leia maisDetails

Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

por Kelly Couto
17/11/2025
edit post
Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

O Google anunciou um dos maiores investimentos de sua história na Europa: US$ 6 bilhões (aprox. R$ 32,9 bilhões) serão destinados à expansão de infraestrutura digital e ao...

Leia maisDetails

Tecnologia 100% nacional: jovem cria o primeiro robô de colheita de açaí do mundo

por Redação
16/11/2025
edit post
Tecnologia 100% nacional: jovem cria o primeiro robô de colheita de açaí do mundo

A rotina de risco enfrentada por milhares de peconheiros na Amazônia ganhou hoje um novo capítulo. Durante visita à região, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu...

Leia maisDetails
edit post
Flamengo estreia na Copa Intercontinental em busca do terceiro título na temporada

Flamengo estreia na Copa Intercontinental em busca do terceiro título na temporada

por Taysa Medeiros
10/12/2025

Recém-campeão brasileiro e da Copa Libertadores, o Flamengo inicia nesta quarta-feira (10), às 14h (horário de Brasília), a disputa da...

edit post
PMEs ganham protagonismo em cenário de modernização industrial com o programa Nova Indústria Brasil

PMEs ganham protagonismo em cenário de modernização industrial com o programa Nova Indústria Brasil

por Kayene Simao
10/12/2025

As micro, pequenas e médias empresas (PMEs) desempenham papel central na economia brasileira. Das 21 milhões de companhias ativas no...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Brasil registra recorde de inadimplência com 73,8 milhões de pessoas negativadas

Planejamento financeiro impulsiona negócios iniciados com baixo investimento

por Kayene Simao
10/12/2025

Começar um negócio com recursos limitados pode parecer um desafio, mas especialistas afirmam que a prática é viável quando existe...

edit post
Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

por Kayene Simao
10/12/2025

A Inteligência Artificial (IA) já ocupa posição central na transformação do marketing digital no Brasil, impulsionando a competitividade de pequenas...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d