• Recentes
  • Tendências
edit post
pesquisa-social-commerce

Social Commerce: 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar

28/06/2021
edit post
Organizações reforçam críticas ao uso de agrotóxicos em dia de mobilização internacional

Organizações reforçam críticas ao uso de agrotóxicos em dia de mobilização internacional

06/12/2025
edit post
Estudo aponta que seis em cada dez beneficiários do Bolsa Família em 2014 deixaram o programa em dez anos

Estudo aponta que seis em cada dez beneficiários do Bolsa Família em 2014 deixaram o programa em dez anos

06/12/2025
edit post
Caixa inicia recebimento de pedidos de saque do FGTS por calamidade em cidades de São Paulo

Caixa inicia recebimento de pedidos de saque do FGTS por calamidade em cidades de São Paulo

06/12/2025
edit post
STF retoma julgamento sobre pagamento de benefícios previdenciários a mulheres vítimas de violência doméstica

STF retoma julgamento sobre pagamento de benefícios previdenciários a mulheres vítimas de violência doméstica

06/12/2025
edit post
Primeiro lote de combustível sustentável de aviação produzido no Brasil é comercializado no Rio

Primeiro lote de combustível sustentável de aviação produzido no Brasil é comercializado no Rio

06/12/2025
edit post
TV Brasil vence categoria de Jornalismo em Vídeo no Prêmio Sebrae de Jornalismo

TV Brasil vence categoria de Jornalismo em Vídeo no Prêmio Sebrae de Jornalismo

06/12/2025
edit post
TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2026

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2026

06/12/2025
edit post
2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

06/12/2025
edit post
Movimento de saques cresce com pagamento do 13º salário

Movimento de saques cresce com pagamento do 13º salário

06/12/2025
edit post
Delivery cresce 27% em novembro e impulsiona faturamento do Food Service

Delivery cresce 27% em novembro e impulsiona faturamento do Food Service

06/12/2025
edit post
Exploração ilegal de madeira domina 62% da área no Amazonas, aponta Imazon

Exploração ilegal de madeira domina 62% da área no Amazonas, aponta Imazon

05/12/2025
edit post
Favelas concentram menor arborização e infraestrutura urbana, aponta IBGE

Favelas concentram menor arborização e infraestrutura urbana, aponta IBGE

05/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sábado, 6 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

Social Commerce: 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar

Redação por Redação
28/06/2021
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
pesquisa-social-commerce
CompartilharCompartilhar

O consumo online, que já vinha crescendo significativamente antes da pandemia, hoje se tornou um hábito para 86% dos brasileiros.

Talvez você goste de ver:

Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

Inovar não basta: por que empreender em 2026 exige mais do que modismo

Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

É o que revela a pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner – que une dados de consumo, Tecnologia e humanização para ajudar empresas a otimizarem seus resultados -, em parceria com a Etus e a Opinion Box.

O levantamento mostra que 37% fazem uma visitinha às lojas digitais pelo menos uma vez por mês em busca de ofertas, e 23% acessam a rede semanalmente para fazer compras.

E como boa parte das pessoas está nas redes sociais – são 4,2 bilhões de usuários no mundo segundo a We Are Social -, o avanço do Social Commerce, que engloba o relacionamento mais próximo com os compradores e a prática de compra e venda via redes sociais, ocorre a passos largos.

Para se ter uma ideia dessa rápida evolução, para pesquisar itens de desejo, 76% dos consumidores já recorrem às redes sociais – 56% deles para ter acesso a avaliação de outros clientes, e 54% para comparar preços.

Os clientes das classes A e B são os que mais se interessam pela experiência de compra de outras pessoas (75%), enquanto entre o público de classe C, D e E, a porcentagem fica em 65%.

Para André Patrocínio, CEO da Etus, isso indica que os consumidores acreditam que as redes sociais têm possibilitado o acesso a uma avaliação real sobre o produto e a loja.

“Quem está pesquisando quer saber a opinião de quem já comprou para ter certeza se o produto é de boa qualidade, se o tempo de entrega, preço e atendimento valem à pena, bem como se a compra é segura. Os comentários ficam visíveis, e isso pode ser bastante positivo à marca – ou não. Por isso, é fundamental garantir um bom atendimento nas redes sociais, e também no site e aplicativo”, explica Patrocínio.

Ler  Peruana funda startup que ensina programação gratuita para mulheres em vulnerabilidade

O Instagram é o preferido por quem usa as redes para buscar produtos (62%), seguido pelo Facebook (61%), Google Shopping (61%) e Whatsapp (37%):

pesquisa-Social-Commerce

Mas quando chega a hora de comprar, qual canal é o escolhido pelos clientes?

Dos 86% que têm o costume de consumir online, 74% o fazem pelos sites e aplicativos, 18% nas lojas físicas, e 8% pelas redes sociais. Falando especificamente dos que usam as redes sociais para consumir, a maioria recorre ao Google Shopping (53%) e ao Instagram (50%):

pesquisa-Social-Commerce1

Entre as razões pelas quais as pessoas escolhem comprar nas redes sociais, há uma gama de opiniões diferentes que vão desde as mais comuns, que são preço, rapidez, e acesso a mais informações sobre os produtos, à facilidade e praticidade ao pesquisar e à possibilidade de encontrar lojas menores, de pequenos e médios produtores:

pesquisa-social-commerce-3

Vale observar também os pontos considerados pelos compradores que preferem recorrer a sites e aplicativos, para incluir no planejamento de marketing das redes sociais e aumentar as chances de vendas nesses canais.

Além dos preços (54%) e praticidade (49%), por exemplo, há pessoas que se sentem mais seguras ao comprar em sites e apps (44%), e outras que querem ter acesso a mais opções de produtos (44%).

Pensando nisso, cabe aos varejistas que estão nos Instagram e Facebook, por exemplo, aumentar os itens exibidos em suas páginas para mostrar mais variedade, e otimizar o processo de compra para transmitir mais segurança.

A importância das avaliações no Social Commerce

75% dos consumidores têm o hábito de avaliar lojas e marcas das quais compram, 62% fazem isso nos sites das lojas/marcas, 35% em sites como o Reclame Aqui, e 34% nas redes sociais da marca, ou nas suas próprias redes sociais (que é a opção de 26% dos respondentes).

E, como vimos anteriormente, 56% aderiram às redes sociais para pesquisar sobre produtos com o intuito de ter acesso às avaliações de outros compradores, e 67% vão direto aos comentários de outros clientes para saber como foi a experiência deles com a marca.

Ler  Cibercultura redefine relações sociais e profissionais na era digital

Diante desses números e do crescimento significativo do Social Commerce, André Patrocínio acredita que é fundamental que as empresas – incluindo pequenos produtores – percebam que Instagram, Facebook, Whatsapp, conhecidas redes de relacionamento entre amigos e familiares, se abriram e ganharam força quando o assunto é comércio, e se atentem mais a estratégias que incluam esses canais, até porque, proporcionar uma jornada omnichannel aos consumidores hoje é algo essencial, visto que 60% já consomem de forma híbrida no país.

“As redes sociais têm se mostrado uma importante vitrine – tanto para o lado positivo quanto para o negativo – e uma grande ferramenta de fidelização, tanto às grandes marcas, que conseguem dividir com os potenciais compradores a rotina de produção dos itens e serviços oferecidos, convidando-os a interagir e fazer parte desse dia a dia, quanto aos pequenos produtores e comércios locais, que conseguem divulgar seus negócios de maneira orgânica.

Cabe aos varejistas investir em uma boa comunicação e uma boa experiência aos usuários para que suas qualidades sejam amplificadas por meio das redes”, afirma o CEO da Etus.

Junto a lojistas/marcas nessa missão, a Social Miner | All iN e a Etus unem dados de consumo, tecnologia e apostam na humanização para compreender o comportamento de compra de cada usuário, e oferecer as ferramentas necessárias às empresas para que acessem esse público.

Como? Com inteligência exclusiva.

A Social Miner | All iN, por exemplo, usa tecnologia para identificar a etapa na jornada de consumo que o cliente está – e sua intenção de compra -, e utilizam people marketing para compreender o contexto e qual a comunicação/linguagem a ser adotada, gerando acionáveis automaticamente para ajudar o consumidor na sua decisão de compra, através de campanhas personalizadas.

**Pesquisa da All iN | Social Miner e Opinion Box, que ouviu 1125 brasileiros entre os dias 02 e 07 de junho de 2021

Sobre a Social Miner I All iN:

A Social Miner | All iN compõem a unidade de Marketing Cloud e Customer Experience do Grupo Locaweb.

Unindo inteligência artificial, automação e humanização, a empresa oferece uma suíte de soluções que ajudam marcas a transformar dados em experiências de consumo personalizadas e omnichannel, otimizando investimentos, aumentando as vendas e trabalhando a retenção.

Ler  Hacking.Rio cria hackathon online global para desenvolver soluções de combate à covid-19

Sobre Etus

Criada em 2015, a Etus – unidade de negócio do Grupo Locaweb – é uma startup que oferece para todos os tamanhos de empresas e agências uma plataforma completa e robusta para a gestão de redes sociais e marketing digital em um mesmo ambiente.

Criado por três sócios em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a empresa teve um crescimento espontâneo em todo território nacional e já conta com mais de 100 mil marcas atendidas. Com um modelo de negócio SaaS (software as a service), a Etus é a maior ferramenta de gestão para redes sociais da América Latina. Através da plataforma é possível agendar posts, responder sac’s, gerar relatórios, criar landing pages, entre outras funcionalidades

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

por Taysa Medeiros
05/12/2025
edit post
Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

A adoção de sistemas de Inteligência Artificial (IA) avança de forma consistente e deve alcançar um ponto de inflexão em 2026. No setor financeiro, algoritmos já ajustam carteiras...

Leia maisDetails

Inovar não basta: por que empreender em 2026 exige mais do que modismo

por Kayene Simao
24/11/2025
edit post
Empresários de Sapiranga discutem efeitos da Reforma Tributária no ambiente de negócios

O processo de digitalização das empresas brasileiras continua em expansão, mas ainda de forma desigual. O índice de maturidade digital das organizações subiu de 3,3 para 3,7 pontos...

Leia maisDetails

Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

por Kelly Couto
17/11/2025
edit post
Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

O Google anunciou um dos maiores investimentos de sua história na Europa: US$ 6 bilhões (aprox. R$ 32,9 bilhões) serão destinados à expansão de infraestrutura digital e ao...

Leia maisDetails

Tecnologia 100% nacional: jovem cria o primeiro robô de colheita de açaí do mundo

por Redação
16/11/2025
edit post
Tecnologia 100% nacional: jovem cria o primeiro robô de colheita de açaí do mundo

A rotina de risco enfrentada por milhares de peconheiros na Amazônia ganhou hoje um novo capítulo. Durante visita à região, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu...

Leia maisDetails

Governo lança nova etapa da plataforma Contrata+Brasil com inclusão da agricultura familiar

por Kayene Simao
13/11/2025
edit post
Projeto de agricultura familiar no Vale do Jequitinhonha alcança 100 hectares e beneficia mais de 260 famílias

O Governo Federal lançou, nesta terça-feira (11), durante evento da COP30, em Belém (PA), a nova etapa da plataforma digital Contrata+Brasil, que passa a incluir a agricultura familiar...

Leia maisDetails
edit post
Organizações reforçam críticas ao uso de agrotóxicos em dia de mobilização internacional

Organizações reforçam críticas ao uso de agrotóxicos em dia de mobilização internacional

por Taysa Medeiros
06/12/2025

Movimentos do campo e organizações de saúde e direitos humanos aproveitaram o Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos, lembrado...

edit post
Estudo aponta que seis em cada dez beneficiários do Bolsa Família em 2014 deixaram o programa em dez anos

Estudo aponta que seis em cada dez beneficiários do Bolsa Família em 2014 deixaram o programa em dez anos

por Taysa Medeiros
06/12/2025

Seis em cada dez pessoas que recebiam o Bolsa Família em 2014 deixaram de depender do programa ao longo dos...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Caixa inicia recebimento de pedidos de saque do FGTS por calamidade em cidades de São Paulo

Caixa inicia recebimento de pedidos de saque do FGTS por calamidade em cidades de São Paulo

por Taysa Medeiros
06/12/2025

A Caixa Econômica Federal começou a receber as solicitações de saque por calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de...

edit post
STF retoma julgamento sobre pagamento de benefícios previdenciários a mulheres vítimas de violência doméstica

STF retoma julgamento sobre pagamento de benefícios previdenciários a mulheres vítimas de violência doméstica

por Taysa Medeiros
06/12/2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (5) o julgamento virtual que vai definir se mulheres vítimas de violência...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d