Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Siemens lança linha de soft starters 3RW5, indispensáveis na nova Indústria 4.0

Nova geração de Soft starters da família SIRIUS 3RW5 conta com a mais moderna tecnologia híbrida em partida de motores, viabilizando economia de energia e aumento de vida útil de equipamentos

A Siemens, uma das líderes em soluções de digitalização para a indústria, lançou globalmente sua linha de soft starters SIRIUS 3RW5. Dedicada para motores elétricos, a família de produtos é responsável por acionar esses equipamentos de forma suave, prevenindo, assim, perdas e outros danos causados por uma inicialização brusca do motor.

Quando um motor trifásico entra em funcionamento por meio da partida direta, ocorre um aumento expressivo no nível de corrente, chamada de corrente de pico.

As soft starters minimizam a corrente de pico por meio da partida suave, evitando picos de torque na aplicação, maior economia de energia e aumento da vida útil do sistema com o by-pass incorporado.

Sua aplicação se dá em motores assíncronos trifásicos de 5,5 a 1.200 kW, permitindo que conceitos de máquinas eficientes sejam implementados com facilidade e economia em diversas indústrias, como alimentos e bebidas, óleo e gás, papel e celulose, transportes e logística, automotiva e saneamento.

De acordo com Cesar Fornacialli, gerente de produtos da Siemens, as soft starters dessa geração contam com novas funções, como a parametrização automática com mudança das características de partida, maior robustez elétrica como em casos de flutuação de tensão, e a limpeza de bomba, eliminando sujeiras em sistemas de bombeamento.

“Por oferecer um acionamento suave, nossa solução reduz os custos de instalação e manutenção dos motores elétricos e gasta menos energia, proporcionando ao cliente um aumento na vida útil desses equipamentos”, explica.

Além disso, os produtos integram soluções de Indústria 4.0, estando alinhados às tendências e demandas do cenário industrial atual. “Utilizamos soluções de digitalização que possibilitam ganhos provenientes do fornecimento de diversos dados relevantes de engenharia, viabilizando, assim, a montagem de projetos em um ambiente totalmente digital, com informações que facilitam a vida de quem atua no projeto”, pontua Fornacialli.

A soft starter atua em conjunto com o MindSphere da Siemens, um sistema operacional aberto para Internet das Coisas (IoT) baseado em nuvem que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital. “Dessa forma, levamos ao mercado uma solução que se encaixa perfeitamente a um ambiente integrado,”, complementa o executivo.

A nova geração de soft starters SIRIUS 3RW5 oferece o hardware certo para todos os requisitos, bem como acessórios individuais, com painéis de operação (IHMs) destacáveis ou comunicação via Profinet, Profibus, Modbus e Ethernet. Além disso, os produtos são adequados para uso global atendendo normas nacionais e internacionais como IEC, UL e CSA. Seu novo design contém placas de circuito revestidas, que o tornam ainda mais robusto.

Apesar de ser totalmente produzido pela Siemens na Alemanha, o desenvolvimento dos produtos da linha SIRIUS 3RW5 contou com a participação de profissionais brasileiros, que contribuíram com dados locais importantes para completa adaptação do produto ao mercado nacional

A Siemens no Brasil

A Siemens está presente no Brasil há cerca de 150 anos e faz parte de um conglomerado global de tecnologia que se destaca pela excelência em engenharia, inovação, qualidade, confiança e internacionalidade por 170 anos.

A Siemens globalmente com foco nas áreas de eletrificação, automação e digitalização. Uma das maiores produtoras mundiais de tecnologias voltadas à eficiência energética e à economia de recursos, a Siemens é líder no fornecimento de soluções eficientes de geração e de transmissão de energia, pioneira em soluções de infraestrutura, automação, drives e softwares para a indústria.

Por meio da Siemens Healthineers, sua subsidiária listada na bolsa de valores, a empresa também é uma provedora líder de equipamentos médicos de imagem – como tomografia computadorizada e sistemas de imagem por ressonância magnética – e líder em dia gnósticos laboratoriais, bem como em TI clínica.

As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País.

Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura.

Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada nacionalmente, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 10 anos.

Atualmente, a empresa Siemens conta com 12 fábricas e sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados por todo o território nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.