Brasília, 12 de julho de 2019 – A Shizen Energy, startup japonesa de energias renováveis, e a Espaço Y, empresa brasileira de empreendimentos imobiliários, concluem a construção da sua primeira usina de energia solar no Brasil, no Distrito Federal, através de sua marca no Brasil, a FazSol Energias Renováveis. A planta, localizada no núcleo rural de Capão Seco, em Paranoá, tem capacidade instalada de aproximadamente 1,1 MWp, e fornecerá energia para a população de Brasília e cidades satélites. Com obras iniciadas em de janeiro de 2019, a usina entrou em operação nesta semana. Para celebrar a inauguração oficial foi realizada hoje cerimônia com presença de representantes da Shizen Energy Inc. do Japão, da Espaço Y Engenharia e Empreendimentos, clientes e parceiros.
O projeto usa parte da terra de uma fazenda local que produz pimenta e tomates orgânicos para operar sua usina solar de 1,1 MW (CC). Os usuários da energia produzida neste projeto serão registrados no sistema de geração distribuída da ANEEL, na modalidade auto consumo remoto, e serão beneficiados com desconto no valor final da sua conta de energia, além de se tornarem produtores de energia limpa e renovável.
“Estamos muito felizes com a conclusão da construção da nossa segunda usina no exterior. É importante promover o uso de energia renovável, principalmente em lugares como o Brasil, onde a demanda por eletricidade deve ter aumento significativo. A partir deste projeto, dedicaremos mais esforços para o desenvolvimento e divulgação da geração de energia renovável de uma forma que influencie a maneira como o consumo de energia das pessoas acontece. A companhia espera trabalhar em outros projetos no país”, ressalta Kenji Kawado, diretor representante da Shizen Energy Inc.
“A Shizen Energy acredita no potencial do mercado brasileiro de energia e, por isso, deu início as suas operações no país em 2018 iniciando, em seguida, uma parceria com a Espaço Y. Os primeiros frutos desse trabalho resultaram no desenvolvimento deste projeto piloto, mas temos planos para para construir mais de 20MW de energia solar” afirma Bruno Suzart, country manager da Shizen no Brasil.
Para a Shizen, o desenvolvimento de matrizes energéticas sustentáveis é a maneira que a companhia encontrou para criar energia para o futuro e, mais importante, mudar o modo como as pessoas e as organizações usam esse ativo. “A expansão global é um dos passos para alcançar compromisso de transformar o mundo”, concluiu Suzart
O Brasil está entre os 10 maiores consumidores de eletricidade do mundo, apresentando um perfil positivo de aumento da demanda nos próximos anos. A energia renovável representa 80,3% da capacidade instalada de geração de energia, tendo como principal fonte a energia hidrelétrica. No entanto, o forte apoio político tem promovido outras tecnologias, como a energia eólica e a solar, que estão se desenvolvendo rapidamente desde 2012.
Serviço
Cerimônia de comemoração
A partir das 18h
Café Cristina
CLN 202 Bloco A – Asa Norte– Brasília, DF
Dados do projeto
Sobre a Espaço Y
Fundada há 25 anos, a Espaço Y opera diversos negócios, incluindo empreendimentos imobiliários, construção, call center e outros. A Espaço Y é uma referência local nos setores de construção, propriedade e telecomunicações. A empresa começou a operar no segmento de energia renovável em 2018 após anunciar uma parceria com a japonesa Shizen Brasil. O ponto forte da Espaço Y é desenvolver ótimos lugares para viver, mantendo um compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.
Sobre a Shizen Energy Inc.
Fundada em junho de 2011 com a missão de “Mudar o Mundo com Energia”, a Shizen Energy contribuiu para o desenvolvimento de aproximadamente 1 gigawatt (até o fim de janeiro de 2019) de energia renovável em todo o Japão. A empresa está envolvida em todos os serviços necessários para a instalação e operação de usinas de energia solar, eólica, pequenas hidrelétricas e outras usinas de energia renovável, incluindo as etapas de desenvolvimento, EPC (engenharia, compras, construção), O&M (operação e manutenção) e gestão de ativos. A empresa entrou no mercado de varejo de eletricidade em 2017 e, além de fornecer eletricidade para pessoas físicas e jurídicas, a Shizen também oferece suporte a iniciativas de terceiros voltadas para o uso e a geração de energia verde.