O varejo brasileiro apresenta sinais de recuperação, impulsionado pela retomada da confiança do consumidor e pela integração crescente de tecnologias avançadas.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB brasileiro cresceu 3,3% no segundo trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, alcançando o segundo maior crescimento do PIB mundial. Além disso, em pesquisa divulgada pelo IBGE em setembro deste ano, as vendas no varejo cresceram 0,6% em julho. Especialistas da Horizon Pay afirmam que, com a proximidade da Semana do Cliente, a expectativa é otimista.
“O varejo deve, como faz todos os anos, realizar campanhas exclusivas para essa data, e o comércio internacional (cross-border) agora está sendo taxado, o que fortalece as vendas no mercado local”, afirma Glauco Soares Filho, diretor de negócios da Horizon Pay e cofundador da RPE. Com a inadimplência ainda elevada, os consumidores estão priorizando a reestruturação financeira, focando no pagamento e renegociação de dívidas. Isso também faz parte da agenda do varejo, que se beneficia desse movimento.
“Isso provavelmente resultará em um quarto trimestre melhor. Quando o varejista enfrenta menos inadimplência e o consumidor renegocia suas dívidas, ambos ganham: o consumidor aumenta sua capacidade de compra e o varejista tem mais flexibilidade para oferecer crédito. Isso cria expectativas de um quarto trimestre mais forte e equilibrado”.
Segundo dados da Nuvemshop, pequenas e médias empresas digitais alcançaram um faturamento de R$ 72,5 milhões na primeira quinzena de setembro de 2023, um crescimento de 21,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os principais segmentos de vendas foram moda, com R$ 26 milhões, seguido por saúde e beleza, com R$ 6,5 milhões, e acessórios, que registrou R$ 5 milhões em faturamento. De acordo com a pesquisa do IBGE, o setor de Tecidos, Vestuário e Calçados apresentou em julho deste ano alta de 5,2% no volume de vendas em relação ao mesmo mês do ano passado.
“Apesar do inverno escasso e as condições climáticas adversas que o varejo de moda enfrentou ao longo de 2024, esse impacto já passou e foi absorvido pelo setor, então a tendência agora é de uma alta controlada. Existe uma expectativa positiva para as vendas neste segundo semestre. A espera para a Semana do Cliente deste ano é muito positiva, especialmente se olharmos para os números do ano passado. Estamos vendo um consumidor mais conectado, que busca por conveniência e boas ofertas, e o varejo está preparado para atender essa demanda. Se continuarmos nesse ritmo, o Dia do Cliente pode se tornar uma das principais datas de vendas no segundo semestre, impulsionando ainda mais o faturamento das empresas, especialmente no ambiente digital. O cenário é de otimismo controlado, mas com grandes chances de surpresas positivas”, explica Glauco.
O digital está cada vez mais integrado às jornadas de compra no varejo. Por exemplo, transações que utilizam tecnologias de reconhecimento facial, como a biometria, estão em plena expansão. Caio Rogério Ribeiro, gerente executivo de Tecnologia da Horizon Pay, destacou a importância da tecnologia para otimizar as vendas, como o uso de inteligência artificial para personalizar ofertas.
“A tecnologia está cada vez mais integrada ao varejo. Estamos vendo um movimento crescente de digitalização, o que é fundamental para atrair consumidores de forma mais eficiente”, afirmou.
“Estamos nos aproximando das datas comemorativas mais importantes para o varejo: Black Friday e Natal. Nesse período, os varejistas têm a oportunidade de utilizar a tecnologia combinada com análise de dados e estratégias para aumentar a rentabilidade dos clientes. A tecnologia é fundamental nesse processo, permitindo que se identifiquem clientes, entendam seus comportamentos e avaliem seu potencial de compra e crédito. Utilizar ferramentas como o marketing digital para atrair clientes de forma mais direcionada e utilizar novas tecnologias são estratégias eficazes que o varejo deve adotar”, explica Caio.
Para os varejistas que desejam se preparar para as próximas datas comemorativas, Caio ressalta que ainda há tempo para implementar novas tecnologias.
“Algumas tecnologias exigem um período de implementação mais longo, mas, sem dúvida, temos casos de sucesso em que a implementação foi concluída em um semestre, proporcionando uma experiência melhor para os clientes, tanto no digital quanto nas lojas físicas. Para aqueles que já possuem um parceiro de tecnologia, é essencial revisar o portfólio de produtos e, talvez, até analisar a concorrência. Já para os varejistas que ainda não têm um parceiro de tecnologia, recomendamos buscar um que atenda às suas necessidades”, conclui.