A Black Friday é uma das datas mais importantes e lucrativas para o comércio em diversos países.
A sua história começou nos Estados Unidos, onde na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças norte-americano dezenas de lojas fazem grandes promoções e vendem produtos muito desejados a preços irresistíveis. E é claro que, com o crescimento do comércio digital, a data ganhou força também em outros países. Isso fez com que empresas brasileiras entrassem na onda das superofertas e desde então vem atraindo consumidores.
E, embora as empresas já estejam acostumadas e se preparem para a ocasião, talvez elas possam vender ainda mais, além de preparar os bastidores de operação para garantir sucesso durante toda a jornada de compra, ressalta Giordano Magalhães Afonso, Vice Presidente da empresa Tatix Full Commerce, umas das maiores especialistas em comércio eletrônico do país.
“Esse vai ser um ano histórico para a Black Friday. Isso porque com a chegada da pandemia os hábitos dos consumidores mudaram.
O isolamento social fez com que as compras no digital virassem uma realidade e vendo que é um ambiente seguro, as compras tendem a ser cada vez mais frequentes”, fala Giordano.
O executivo observa ainda que como muitas empresas começaram no digital há pouco tempo, é importante ter atenção em pontos essenciais, principalmente em datas movimentadas como essa. “Esse é um momento que as empresas podem conquistar novos clientes e até mesmo, reconsquistar aquele consumidor que havia parado de comprar, aumentando a geração de negócios. E por isso, mais do que nunca é bom estar preparado para a ocasião”, pontua .
Então fique atento à essas dicas:
Dica 1: Produtos
Prepare um mix de produtos com descontos reais e competitivos.
O consumidor está cada vez mais atento e a internet permite pesquisas rápidas, então ele vai descobrir se de fato o produto está com preço atraente. E se ele encontrar um bom mix de produtos e bons preços você ganha um cliente. E uma dica adicional: É uma ótima oportunidade de trabalhar os queridinhos dos clientes e também chamar atenção para o que está parado no estoque.
Dica 2: Forma de pagamento
Se você pretende aceitar a forma de pagamento que o brasileiro adora, o boleto, atenção: através dessa forma de pagamento, o cliente faz reserva de produto ainda que o pagamento não seja realizado na hora e muitos consumidores geram o boleto no impulso e acabam desistindo da compra.
Dica 3: Logística
Faça uma revisão das suas transportadoras cadastradas e garanta a área de cobertura. Com isso você tem a chance de aumentar muito as suas vendas. E uma dica adicional: reveja seus prazos e não dependa 100% dos Correios.
Dica 4: Estoque
Atente-se ao SKU (sigla em inglês para Unidade de Manutenção de Estoque). Certifique-se de o Centro de Distribuição receba os produtos necessários com, no mínimo, 15 dias de antecedência.
Dica 5: Atendimento
Prepare sua equipe do SAC para responder às dúvidas comuns no período. Além disso, planeje plantões adequados, de acordo com a demanda esperada e o horário do evento.
Dica 6: Pós-vendas
A experiência não acaba com o produto entregue ao cliente. Se programe para a logística reversa e revise o regulamento de trocas e devoluções, quanto mais informações disponíveis, menor o impacto que o SAC pode ter.
Sobre a Tatix
Fundada em 2013, a Tatix é uma empresa de full commerce especializada na gestão e operação completa de e-commerce B2C, B2B, B2E e D2C.
Entre os serviços oferecidos estão desenvolvimento e manutenção tecnológica, soluções omnichannel, gestão de marketplace in e out, consultoria estratégica focada em e-commerce, desenvolvimento de conteúdo, gestão e operação de marketing digital, operação logística e gestão de transportes, atendimento ao cliente e televendas, gestão fiscal, jurídica e financeira.
Há 7 anos, conecta marcas e consumidores, oferecendo soluções customizadas de acordo com o modelo e tamanho do negócio, contando com um time de mais de 550 colaboradores.
A empresa tem escritórios administrativos no Rio de Janeiro e São Paulo, centro de distribuição em Embu das Artes e unidade de Call-Center em Taboão da Serra, atendendo clientes de todo o Brasil.
Para mais informações: https://tatix.com.br/