Alcançar mais clientes e impulsionar as vendas é o principal objetivo dos empreendedores. Por isso, investir em ferramentas de marketing digital tornou-se indispensável na rotina de quem procura converter mais clientes. Bem como ter um diferencial competitivo em um determinado nicho de mercado.
No dia a dia de um negócio, os softwares conseguem ajudar a automatizar processos, organizar tarefas, monitorar resultados e otimizar a gestão da sua equipe. Portanto, é fundamental conhecer as principais ferramentas de marketing do mercado e escolher aquelas que mais fazem sentido para a sua empresa.
O que são ferramentas de marketing digital?
Ferramentas de marketing digital são softwares focados em otimizar e acelerar rotinas, automatizar processos, coletar grandes volumes de dados e manter o planejamento em ordem. Elas também intencionam ajudar na análise de resultados, facilitar a gestão de todas as tarefas, integrar os times responsáveis e melhorar a dinâmica do dia a dia.
Hoje em dia é muito difícil você manter um negócio, principalmente se for uma loja virtual, sem investir em marketing digital. E, por conta de estar presente na maioria das estratégias digitais das empresas, o número de soluções tecnológicas focadas em marketing já cresceu 87%.
Por isso, você precisa conhecer o seu segmento de atuação e os objetivos do seu empreendimento para entender quais ferramentas implementar. Dessa forma, é possível garantir que todas atendam às suas necessidades.
6 tipos de ferramentas de marketing digital
Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que atuam para facilitar a rotina de diferentes estratégias de marketing digital. Basicamente, é possível encontrar uma ferramenta perfeita para ajudar no trabalho de cada equipe.
1. Automação de Marketing
As ferramentas de automação de marketing executam diversas funcionalidades. Decerto, as mais comuns são criação de e-mail-marketing, landing pages, fluxo de automação de e-mail e segmentação de listas de contatos. Elas ajudam, principalmente, na gestão de leads e no acompanhamento do funil de vendas.
Isso quer dizer que, além de apoiar estratégias para aquisição de novos clientes, auxilia no processo de qualificação de leads. Sendo assim, fazem dele mais automatizado e garantem mais alinhamento da equipe e ganho de produtividade.
2. SEO
As ferramentas de otimização para motores de busca visam ajudar as empresas a melhorarem seus conteúdos para aparecerem organicamente nas páginas de resultados do Google.
Esses aplicativos oferecem funções como encontrar as melhores palavras-chave, escrever os melhores títulos e descrição de produtos. Assim como prospectar parcerias de link building, além de elevar a experiência de navegação no seu site.
3. Análise de dados
As ferramentas de análise de dados são aquelas que possibilitam monitorar e mensurar resultados de campanhas realizadas na internet.
Por meio desses softwares, é possível acompanhar os principais indicadores de sucesso do seu negócio como, por exemplo, KPIs. Ou ainda retorno sobre o investimento (ROI) de campanhas de mídia paga nas redes sociais, entre outros.
4. E-mail marketing
Hoje, o e-mail marketing é um dos principais canais de comunicação com os consumidores. Além disso, é uma ótima alternativa para criar relacionamento e nutrir seus leads, conduzindo-os desde o topo até o fundo do funil.
5. Gestão de Projetos
As ferramentas de gerenciamento de projetos são aquelas que oferecem uma visão geral do status das tarefas programadas. Além disso, elas permitem que você faça um monitoramento ainda mais eficiente.
Compartilhamento de arquivos, lista de demandas, cronogramas e calendários e até acompanhamento do progresso. Esses são alguns recursos que as ferramentas de gestão de projetos conseguem auxiliar e automatizar em sua rotina, facilitando a integração e análise das tarefas.
6. Landing Page
Landing pages são páginas que têm como objetivo converter visitantes em leads. Ou seja, usuários que têm maior potencial de se tornarem seus clientes.
Por meio de uma landing page, é possível divulgar livros digitais gratuitamente e receber em troca informações dos usuários como por exemplo: nome, e-mail, telefone. A partir disso, esse visitante virou um lead, pois deixou os contatos dele com você.
Pode parecer pouco, mas obter esses dados é o ponto de partida para transformá-lo em um cliente. No entanto, criar uma landing page do zero pode ser um processo que, por muitas vezes, exige diversos recursos e habilidades.
Por isso, existe no mercado uma série de ferramentas para apoiar o trabalho de quem não é tão familiarizado com design e programação.
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