Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Prêmio Firjan Ambiental 2021 revela vencedores em cinco categorias

A federação promoveu, na noite da última quinta-feira (29/07), a cerimônia on-line de entrega do Prêmio Firjan Ambiental 2021, que elegeu os melhores projetos socioambientais de empresas e instituições do setor produtivo, em cinco categorias.

O objetivo é difundir e destacar as ações bem-sucedidas em prol do desenvolvimento sustentável das empresas no estado do Rio, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

Em oito anos, foram mais de 400 iniciativas inscritas, com projetos que geraram uma economia de R$ 2,2 bilhões aos cofres das empresas e que, somados ao custo evitado com insumos não consumidos, chega a R$ 10 bilhões.

“O prêmio é o momento de prestigiar as ações que o setor produtivo do Rio de Janeiro promove. Isso reafirma ainda mais o valor desta premiação, visto que a Firjan faz questão de ressaltar a proatividade e a responsabilidade de nossas empresas. As iniciativas vencedoras devem ser premiadas não apenas pelo legítimo merecimento, mas também porque servem como exemplo e inspiração para outras empresas”, ressaltou Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente.

Diretor-presidente da Companhia Paduana de Papel (Copapa), Fernando Pinheiro falou dos desafios do projeto Carinho Eco Green, vencedor na categoria Relação com Partes Interessadas.

“Fizemos todos os caminhos possíveis: ambiental, social e de governança corporativa”.

“O prêmio é importante para difundir essa ideia sustentável que ultrapassa os muros da universidade”, complementou Carin Von Mühlen, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), vencedora na categoria Resíduos Sólidos, com o projeto Síntese.

Pedro Bulhões, gestor de engenharia do Aretê Búzios no Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, comemorou o resultado na categoria Água e Efluentes.

“A área ambiental é um dos pilares mais importantes no desenvolvimento do bairro Aretê”, destacou. Além destes, foram premiadas a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e a Concessionária Águas de Juturnaíba.

Palestrante convidado, o fundador e diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes, tratou da importância dos investimentos socioambientais para a economia e para o futuro das empresas.

“O Prêmio Firjan Ambiental mostra que os grandes problemas globais que a humanidade vive podem ter soluções locais”, destacou ele, autor do documentário Baía Urbana, sobre a resiliência da vida na Baía de Guanabara.

Ele ainda ressaltou o papel crucial da Firjan na interação entre a sociedade e as empresas, que podem se transformar na esperança de um mundo mais sustentável: “a bola está com vocês, está com a Firjan, está com as empresas”.

Confira os vencedores em cada categoria:

ÁGUA E EFLUENTES

Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário

Projeto: Utilização de Água de Reúso para Irrigação do Campo de Golfe do Clube Aretê Búzios

BIODIVERSIDADE E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae)

Projeto: Projeto Recuperação Produtiva da Juçara

GASES DE EFEITO ESTUFA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Concessionária Águas de Juturnaíba

Projeto: Revivendo Águas Claras

RELAÇÃO COM PARTES INTERESSADAS

Companhia Paduana de Papéis (Copapa)

Projeto: Carinho Eco Green

RESÍDUOS SÓLIDOS

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Projeto Síntese

O detalhamento do projetos vencedores está disponível em www.firjan.com.br/premioambiental.

Confira a cerimônia

Comentários estão fechados.