• Recentes
  • Tendências
edit post
perfil-consumidor-pwc

Pandemia consolida novos perfis de consumo diferentes, diz pesquisa da PwC

24/04/2021
edit post
Revisão veicular antes das férias reduz riscos de panes e acidentes nas estradas

Revisão veicular antes das férias reduz riscos de panes e acidentes nas estradas

23/12/2025
edit post
Endividamento atinge mais de 76% dos lares brasileiros e exige cautela nos gastos de fim de ano

Endividamento atinge mais de 76% dos lares brasileiros e exige cautela nos gastos de fim de ano

23/12/2025
edit post
Inteligência artificial redefine o ritmo e as estratégias das campanhas eleitorais

Inteligência artificial redefine o ritmo e as estratégias das campanhas eleitorais

23/12/2025
edit post
Contratações equivocadas elevam custos e impulsionam alta rotatividade nas empresas

Contratações equivocadas elevam custos e impulsionam alta rotatividade nas empresas

23/12/2025
edit post
Smiles amplia acesso à Categoria Prata para clientes do cartão GOL Smiles Visa Infinite cartao de credito 1 1 1

Smiles amplia acesso à Categoria Prata para clientes do cartão GOL Smiles Visa Infinite

23/12/2025
edit post
Inadimplência de aluguel atinge menor nível em cinco meses, aponta levantamento

Inadimplência de aluguel atinge menor nível em cinco meses, aponta levantamento

23/12/2025
edit post
Governo amplia medidas para apoiar pequenos e médios empresários em tempos de crise

Atividade de micro e pequenos negócios cresce em novembro impulsionada por vendas sazonais

23/12/2025
edit post
Lotofácil 3569: concurso paga prêmio de R$ 1,9 milhão

Lotomania 2865: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 6,5 milhões

22/12/2025
edit post
Quina 6909: acumula  prêmio estimado chega a R$ 10 milhões

Lotofácil 3569: concurso paga prêmio de R$ 1,9 milhão

22/12/2025
edit post
Lotomania 2863: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 4,5 milhões

Quina 6909: acumula prêmio estimado chega a R$ 10 milhões

22/12/2025
edit post
Auxílio Gás de dezembro começa a ser pago para beneficiários com NIS final 9

Auxílio Gás de dezembro começa a ser pago para beneficiários com NIS final 9

22/12/2025
edit post
Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de veículos leves no fim de ano

Prefeitura de São Paulo suspende rodízio de veículos leves no fim de ano

22/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
terça-feira, 23 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Pandemia consolida novos perfis de consumo diferentes, diz pesquisa da PwC

Redação por Redação
24/04/2021
em Comércio
Tempo de leitura: 6 minutos
0
A A
perfil-consumidor-pwc
CompartilharCompartilhar

Talvez você goste de ver:

Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

As mudanças provocadas pela COVID-19 impactaram toda a sociedade e provocaram uma revolução na maneira como as compras são realizadas – mas as compras nas lojas físicas ainda continuam a ser a opção preferida para consumidores que fazem compras diariamente ou semanalmente.

Além disso, o impacto da pandemia também tornou os consumidores mais conscientes da importância da Sustentabilidade, principalmente em relação às implicações ambientais, sociais e de governança de suas opções de compra.

Essas tendências, que destacam quais comportamentos do consumidor estão emergindo da pandemia, são algumas das revelações da edição 2021 da Global Consumer Insights Pulse Survey, da PwC.

“Todos sabemos que a pandemia provocou grandes alterações de comportamento.

A novidade é que, por estar durando tanto tempo no Brasil, está incentivando mudanças de hábitos que irão impactar o comércio por muito tempo” afirma Carlos Coutinho, sócio da PwC Brasil e líder de Consumer Markets.

“A pandemia e todo o seu entorno, está criando novos hábitos de consumo e comportamentos da população bem distintos, que podem definir padrões de longo prazo em atitudes de compra”, diz.

Um ano após o início da pandemia, a loja física continua sendo o canal preferido para compras diárias ou semanais, com 41% da preferência ao redor do mundo (no Brasil, a compra presencial é preferida por 24% dos participantes).

Em seguida, vêm as compras digitais, realizadas por meio dos smartphones, com 33% (canal preferido por 30% dos brasileiros). O terceiro lugar, com 26%, fica com as compras realizadas utilizando o computador (29% no Brasil) e em seguida, com 18%, transações feitas por meio de tablets (opção de 14% dos brasileiros).

Em relação à compra presencial, alguns fatores explicam a predileção; para 33% dos participantes (e 22% dos brasileiros), a ida à loja se explica pela necessidade de ver e tocar os produtos.

Para essa mesma compra, porém, é essencial para 31% dos respondentes (36% no Brasil) que tenham sido intensificadas as medidas de saúde e segurança.

Outros 31% (tanto na média global quanto nacional) levam em consideração a facilidade de andar pela loja de forma rápida e confiável.

Nas compras realizadas online, o cliente tem pressa: 42% dos participantes da pesquisa (e 49% dos brasileiros) apontam a entrega rápida e confiável como o atributo mais importante para efetuar a transação. Em seguida, com 38% (36% no Brasil), vem a disponibilidade em estoque dos itens procurados.

A facilidade de navegação no site, permitindo encontrar os produtos de forma rápida, ocupa o terceiro lugar na lista de atributos essenciais para 38% dos respondentes (36% dos brasileiros).

Ler  CNC pede que Bolsonaro sancione projeto que garante estímulos fiscais ao comércio

O isolamento estendido também provocou outras mudanças nos hábitos dos consumidores: 45% dos participantes em todo o mundo (55% dos brasileiros) afirmaram estar dando preferência a negócios locais/independentes, como forma de apoio aos lojistas afetados pela pandemia. Outros 46% dos consumidores globais – e 48% dos brasileiros – também aumentaram a quantidade e a frequência de compras nesses estabelecimentos.

O consumidor é phygital

Entretanto, apesar da loja física ainda ser a experiência preferida dos consumidores, aos poucos as experiências estão se fundindo.

A compra online, principalmente por meio de smartphones – uma situação que já vinha despontando – se fortaleceu como hábito de consumo durante a pandemia (especialmente para as gerações mais novas).

Um dos fatores apontados por 47% dos participantes da pesquisa (e por 39% dos respondentes brasileiros) como um diferencial nas compras online foi a possibilidade de examinar uma variedade maior de produtos, em comparação com as lojas físicas.

Outro fator que pesa nessa equação para 54% dos entrevistados ao redor do mundo (41% do Brasil) é a disponibilidade do produto desejado em estoque.

Desta maneira, a jornada de compra se inicia – cada vez mais – pelo meio digital.

A loja física não deverá sumir – mas, sim, precisará se adaptar mais e mais.

Para 19% dos participantes da pesquisa (14% dos brasileiros), por exemplo, um dos fatores levados em consideração na hora de fazer uma compra presencial é a existência de “características inovadoras nas lojas” – ou seja, estabelecimentos totalmente automatizados, caixas self-service, espelhos virtuais, informações digitais dos produtos, possibilidade de reserva de produtos para teste por aplicativo, entre muitos outros fatores que permitam uma experiência imersiva do consumidor.

Ao mesmo tempo, as compras precisam ser fluidas – com transações as mais simples possíveis, com experiências de pagamento e entrega sem contato humano.

“O consumidor procura valor em toda jornada que começa. A equação de valor vai desde achar o que ele quer, na hora que ele quer, até receber com tranquilidade para poder usufruir dessa jornada”, afirma Carlos Coutinho. Parte desses hábitos já estava se instalando nos consumidores, aos poucos, mas esse processo foi acelerado pela pandemia.

“O isolamento habituou o consumidor a um novo tipo de pensamento, em se tratando de transações. A compra digital permite a busca de uma variedade de opções, de forma rápida e exata – e o consumidor, ao voltar para a loja física, retornará desejando passar pela mesma experiência que ele tem nos meios digitais. Este será o grande desafio do varejo”, diz.

Quatro linhas de ruptura

Como vários outros setores, o varejo precisou se adaptar para atender às necessidades de seus clientes.

Ler  Sicredi moderniza infraestrutura em mais de 2,7 mil agências

A pesquisa demonstra que a COVID-19 está criando novos grupos de consumidores, que podem ser definidos por quatro “linhas de ruptura” – com um potencial muito alto para impactar significativamente as escolhas relativas a canais de compras, produtos e marcas.

1) Os consumidores que agora trabalham principalmente em casa preferem um estilo de vida mais digital e ecologicamente correto, em comparação com os que seguem trabalhando nos escritórios.

Segundo a pesquisa, quem trabalha em casa geralmente espera gastar mais em todas as categorias de produtos, sendo que 64% desses profissionais preferem fazer compras online, contra 55% dos consumidores que trabalham fora de casa. A

s pessoas que fazem uso do trabalho remoto também apresentam uma maior probabilidade de fazer suas compras no ambiente digital em vez de ir fisicamente às lojas.

A adoção de um esquema mais contínuo de trabalho remoto pode ter implicações significativas para os varejistas, diminuindo cada vez mais a preferência por compras em lojas físicas.

2) Consumidores mais jovens são mais propensos a realizar compras online do que os mais velhos.

35% dos consumidores da Geração Z (nascidos entre 1995-2010) e 43% da Geração Y (nascidos entre 1980-1995) apresentam maior inclinação a comprar diariamente ou semanalmente utilizando seus smartphones do que as pessoas mais velhas.

Segundo o estudo, a COVID-19 não afetou os hábitos de consumo dos consumidores mais jovens, que devem gastar mais, nos próximos meses, do que os mais velhos.

3) Os consumidores que priorizam saúde e segurança estão comprando com menos frequência em lojas físicas.

31% dos entrevistados ao redor do mundo (e 36% no Brasil) classificam “aumento das medidas de saúde e de segurança” como o principal atributo para a realização de uma compra em um estabelecimento físico.

Esses consumidores também estão dispostos a pagar mais por produtos mais saudáveis e ecologicamente corretos.

4) Consumidores da região da Ásia-Pacífico estão preocupados com a sustentabilidade, mas menos conscientes sobre questões de saúde e segurança em suas experiências na loja física.

Nesta região, 45% dos consumidores compram nas lojas com frequência maior do que os consumidores ocidentais, já que as preocupações com saúde e segurança se tornaram menores devido à diminuição das restrições relativas à COVID-19.

Os compradores nas regiões da Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio também estão mais preocupados com questões de ESG do que em outras partes do mundo – 60% dos consumidores na região da Ásia-Pacífico e 61% dos consumidores na África/Oriente Médio compram, intencionalmente, produtos com embalagens que não agridam o meio ambiente (ou causem menos impacto).

É esperado um aumento desse tipo de comportamento em todo o mundo, à medida que a população se torne mais consciente sobre o meio ambiente e a sustentabilidade.

Ler  Confiança do comércio despenca, mas alguns segmentos suspiram

ESG: um ponto de inflexão

Embora as preocupações com a proteção do planeta tenham sido mais frequentemente associadas aos consumidores europeus, a pesquisa mostra que – na esteira da pandemia – entrevistados de todo o mundo estão preocupados em fazer escolhas mais sustentáveis.

Por exemplo, 55% dos participantes ao redor do globo (e 63% no Brasil) afirmam comprar intencionalmente de empresas que demonstram preocupação em proteger o planeta, enquanto 54% (e 57% dos brasileiros) afirmam optar por produtos com embalagens ecológicas.

Os consumidores também estão dispostos a pagar mais por opções mais saudáveis e optar por produtos locais e embalagens sustentáveis, independentemente de as compras serem realizadas de forma digital ou presencial.

“A preocupação com a preservação do meio ambiente ganhou espaço em todo o mundo, com todos os consumidores demonstrando grande preocupação com escolhas sustentáveis”, diz Carlos Coutinho. “Este deverá ser um dos grandes desafios para as empresas do setor varejista nos próximos anos: os consumidores querem comprar produtos comprometidos com a sustentabilidade, de empresas que demonstrem publicamente este compromisso, o senso de propósito deve estar presente”, conclui.

Notas

1. A Global Consumer Insights Pulse Survey 2021, da PwC, pode ser acessada aqui.

2. Para a Pesquisa Global de Insights do Consumidor 2021, a PwC adotou uma nova abordagem de pulso, de forma a se manter atualizada com as mudanças no cenário mundial e conectada aos comportamentos do consumidor global.

Com um pulso no final do outono de 2020 e um pulso adicional planejado para a primavera de 2021, este estudo semestral visa acompanhar de perto as tendências de consumo.

Para o primeiro pulso da série, 8.738 consumidores foram entrevistados em 22 territórios (Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong SAR, Indonésia, Japão, Malásia, Oriente Médio, México, Holanda, Filipinas, Rússia, Cingapura , África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Tailândia, Estados Unidos e Vietnã).

A pesquisa, traduzida para 16 idiomas, foi aplicada em novembro de 2021. Os entrevistados tinham pelo menos 18 anos e precisavam ter feito compras online, no ano anterior, pelo menos uma vez.

A pesquisa foi realizada pela PwC Research, nosso centro global de excelência para pesquisa primária e serviços de consultoria baseados em evidências.

http:// www.pwc.co.uk/pwcresearch.

Sobre a PwC Brasil

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 157 países, atuando no Brasil há 105 anos, dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

por Kayene Simao
09/12/2025
edit post
Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

O fim da tarifa adicional de 50% aplicada pelos Estados Unidos às exportações brasileiras trouxe alívio ao setor de hortifrútis, um dos mais afetados pela medida. A retirada...

Leia maisDetails

Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

por Kayene Simao
01/12/2025
edit post
Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

Às vésperas das festas de fim de ano, quando o pagamento do 13º salário e as compras natalinas reforçam o movimento do comércio, um alerta chama a atenção...

Leia maisDetails

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

por Redação
21/11/2025
edit post
Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

A criadora de conteúdo Viih Tube, uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, estabeleceu um novo marco no discovery commerce durante uma transmissão especial realizada na última sexta-feira...

Leia maisDetails

Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

por Redação
14/11/2025
edit post
Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (14) uma ordem executiva que reduz retroativamente as tarifas de importação sobre carne bovina, café, tomates, bananas e...

Leia maisDetails

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

por Redação
26/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil por publicação à influenciadora Virginia Fonseca e à marca WePink,...

Leia maisDetails
edit post
Revisão veicular antes das férias reduz riscos de panes e acidentes nas estradas

Revisão veicular antes das férias reduz riscos de panes e acidentes nas estradas

por Kayene Simao
23/12/2025

Antes de pegar a estrada nas viagens de fim de ano e durante as férias de verão, motoristas devem realizar...

edit post
Endividamento atinge mais de 76% dos lares brasileiros e exige cautela nos gastos de fim de ano

Endividamento atinge mais de 76% dos lares brasileiros e exige cautela nos gastos de fim de ano

por Kayene Simao
23/12/2025

As festas de fim de ano tradicionalmente reúnem famílias e amigos, mas também costumam pressionar o orçamento doméstico. Em dezembro,...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Inteligência artificial redefine o ritmo e as estratégias das campanhas eleitorais

Inteligência artificial redefine o ritmo e as estratégias das campanhas eleitorais

por Kayene Simao
23/12/2025

A presença da inteligência artificial nas campanhas eleitorais deixou de ser uma hipótese futura e passou a integrar o cotidiano...

edit post
Contratações equivocadas elevam custos e impulsionam alta rotatividade nas empresas

Contratações equivocadas elevam custos e impulsionam alta rotatividade nas empresas

por Kayene Simao
23/12/2025

Contratar um profissional inadequado pode representar um custo elevado para as empresas. De acordo com a Society for Human Resource...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d