Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Original acelera estratégia de Banking as a Service e anuncia CEO para liderar a operação

Alexandre Conceição assume o desafio de ampliar ainda mais os negócios da empresa Original Hub, que processou mais de 73 milhões de transações no primeiro semestre para mais de 40 fintechs e instituições parceiras

Como parte da estratégia para acelerar a oferta de Banking as a Service (BaaS), o Banco Original – primeiro banco digital completo – anuncia a contratação de Alexandre Conceição para o recém-criado cargo de CEO da Original Hub.

Esta última, braço de tecnologia dedicada a negócios B2B com foco no conceito de banco como serviço e que roda soluções financeiras para mais de 40 fintechs e instituições parceiras, entre clientes e prospects.

A partir do Original Hub, instituições financeiras em geral podem usar a prateleira de APIs do Banco Original para oferecer serviços aos clientes, utilizando a infraestrutura do banco.

Só no primeiro semestre de 2021, a empresa processou mais de 73 milhões de transações para fintechs e parceiros, incluindo serviços de pagamento pelo PIX, liquidação de boletos bancários, agendamento de débito automático, saque na rede Banco 24 Horas, entre outros.

Vale destacar que desde sua fundação, o Banco Original atua com uma arquitetura aberta, baseada no conceito de Open Banking e visando as possibilidades do Banking as a Service.

Neste modelo, a oferta de soluções bancárias é oferecida como serviço, ou seja, com produtos financeiros oferecidos a outras instituições e fintechs por meio de APIs.

“O BaaS é o caminho para acelerar a oferta de serviços financeiros em qualquer ecossistema digital e assumir essa posição em uma instituição financeira tão inovadora como o Banco Original é um grande desafio. Estou empolgado em poder contribuir com ainda mais avanços no mercado”, pontua Conceição, que complementa: “de todos os pagamentos de conta processados pela Original Hub, 93% deles são para empresas parceiras que oferecem o serviço a seus clientes”, afirma.

Sobre a estratégia de crescimento acelerado da Original Hub, o executivo informa que mira instituições financeiras de perfis variados, mas que queiram utilizar a infraestrutura do banco para criar ofertas inovadoras para os consumidores.

Time Original Hub

Alexandre Conceição junta-se ao time do conglomerado Banco Original, como CEO da Original Hub. O executivo possui extensa carreira acadêmica e profissional.

É formado em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Distribuição de Sistemas com Objetos Orientados pela Universidade de Brasília, Liderança e Gestão pelo MIT Sloan School of Management e possui MBA pela NYU Stern School of Business.

Conceição também atuou como Conselheiro nas empresas Ativos Securitizadora e Ativos Gestão, fez parte do Comitê de Auditoria da Cielo e trabalhou no Banco do Brasil de 1985 até 2020 – trilhando toda a carreira técnica e gerencial, passando por Nova Iorque por seis anos, até se tornar CIO da subsidiária BB Tecnologia e Serviços.

Compõem o time do Original Hub, ainda, Wagner Mardegan, que atuará como COO (Chief Operating Officer). Bacharel em Ciências Contábeis, com Aperfeiçoamento em Finanças, Especialização em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e MBA em Formação Geral para Altos Executivos, atuou como Diretor Presidente da BB Previdência e Diretor de Atendimento Canais do Banco do Brasil, foi Conselheiro de Administração da Cateno Gestão de Contas de Pagamentos S.A e da BBTS – BB Tecnologia e Serviços e atualmente é membro do COAUD da Hapvida.

A frente da área comercial e de produtos, Eduardo Reimann atuará como CBO (Chief Business Officer) – Responsável pela gestão da equipe comercial e dos produtos de integração para clientes, relacionamento, pré, pós e venda, ciclo de vida dos contratos com parceiros/clientes além de prospecção econômica de mercado fintech/bancos.

O Executivo é Bacharel em Turismo com ênfase em eventos coorporativos. Possui 20 anos de experiencia na área comercial passando por diversos ramos de atividade em empresas como Fischer Do Brasil, Vidalink, Smiles S/A, CSU MarketSystem, Gazeta do Povo, Live On BaaS, até assumir em abril/21 a cadeira na Original Hub.

E à frente da área de TI, como CIO, assume Pablo Giordano Oliveira, que será responsável pela gestão do time de tecnologia e pelo relacionamento técnico com parceiros e fornecedores.

O Executivo é bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília e MBA em gestão empresarial pela FGV.

Com mais de 26 anos de experiência em tecnologia, Pablo atuou em empresas privadas e órgãos públicos em grandes projetos de infraestrutura e de desenvolvimento de sistemas, sendo os últimos 3 anos em instituições financeiras.


O Open Banking é o modelo de sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados sobre produtos e informações financeiras entre instituições.

A integração de plataformas e de infraestruturas tecnológicas dos bancos participantes e das empresas de serviços financeiros autorizadas pelo Banco Central permitirá aos clientes uma experiência com menos burocracia e mais personalização.

Na prática, o Open Banking funciona como uma rede de dados cuja autorização deve ser dada pelos clientes.

A implementação do Open Banking foi dividida em 4 fases pelo regulador.

A primeira fase, que teve início em fevereiro, envolveu o compartilhamento de dados de produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras. Na segunda fase, que começará em 13 de agosto, os clientes podem abrir seus dados cadastrais e financeiros. No fim de agosto, durante a terceira fase, será a implementação de pagamentos via PIX em estabelecimentos financeiros ou não, com a devida autorização do cliente.

Na quarta e última fase, em dezembro, o Open Banking avançará para investimentos, previdência privada e seguros. O Open Banking não trará custo para os clientes.


O Banco Original é uma instituição financeira brasileira privada com quase 5 milhões de clientes e foi o primeiro banco no Brasil que permitiu a abertura de conta corrente 100% por meio de dispositivos móveis.

Tem atuação nos segmentos varejo (pessoa física e empreendedores), empresas (pequenas, médias e grandes empresas), fintechs (por meio da unidade de Banking as a Service) e carteiras digitais (por meio da sua controlada PicPay).

O Original oferece ainda serviços de adquirência para seus clientes PJ.

O aplicativo Banco Original é o mais completo entre os digitais e está disponível tanto para iOS como também para Android e permite a solicitação de abertura de conta e sua plena movimentação (pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos, entre outros).

A instituição está ainda totalmente integrada ao PIX, usando inteligência artificial, para auxiliar o processo.

Comentários estão fechados.