Hoje em dia, com a democratização dos investimentos, passaram a existir várias formas de fazer o dinheiro render alguma coisa. Por isso, se você quer saber onde investir 1000 reais, saiba que tem boas opções à disposição.
As melhores opções de produtos para investimento da atualidade se dividem em renda fixa e renda variável, mas têm subdivisões que também são bastante interessantes.
Entretanto, como sempre, antes de pegar o dinheiro e investir de fato, nós recomendamos que você estude bem as opções para não acabar tendo prejuízos ou decepções.
O que saber antes de investir 1000 reais?
De antemão, devemos dizer que dá sim para investir com pouco dinheiro, isso inclui até quantias menores que mil reais.
Aquele velho entendimento de que “investimento é coisa de rico” não faz o menor sentido. Então, se você quer saber onde investir 1000 reais, está no caminho certo.
Todavia, como dissemos acima, antes de investir é importante saber mais sobre esse vasto mundo que é o mercado financeiro.
Por isso, na hora de escolher uma opção para empregar o seu dinheiro, preste atenção nesses quesitos:
- Rentabilidade: que é basicamente quanto você ganhará de retorno dos seus investimentos;
- Segurança do investimento: refere-se ao nível de risco que o investimento tem, geralmente relacionado às oscilações que aquele produto financeiro sofre com o passar do tempo;
- Liquidez: o tempo de carência para que você possa resgatar o dinheiro investido. Se você quer usar os 1000 reais para um reserva de emergência, por exemplo, é preciso investir em um produto com alta liquidez.
Observando bem esses pontos você estará apto a escolher o melhor investimento possível para o seu caso.
7 opções para você investir 1000 reais
Se você chegou a esse artigo em busca de saber onde investir 1000 reais, com certeza está ansioso para conhecer as melhores opções de investimento.
Sabendo disso, reunimos 7 delas e as explicamos nos tópicos abaixo. Vale a pena conferir.
Ações
O primeiro item da nossa lista de opções de onde investir 1000 reais são as boas e velhas ações, os mais conhecidos ativos de renda variável.
Como você deve saber, as ações nada mais são que pequenos pedaços de empresas de capital aberto. Assim, através da Bolsa de Valores, que por sua vez habilita as corretoras de investimento, você pode comprar esses pedaços das empresas, se tornando sócio delas, mesmo que em pequena proporção.
Ao investir em ações você poderá lucrar com os proventos (dividendos, JCP, etc) e também será beneficiado com a valorização dos papéis.
Entretanto, é preciso alertar que assim como as ações podem se valorizar, podem também despencar de valor, o que provocará a desvalorização do seu investimento. Portanto, muito cuidado!
Certificado de Depósito Bancário (CDB)
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um sólido ativo de renda fixa ideal para quem quer ter uma opção semelhante à poupança, mas que seja mais rentável.
Se você optar pelo CDB, estará basicamente emprestando dinheiro ao banco. Assim, os rendimentos que você receberá serão os juros desse empréstimo, acrescidos mensalmente aos 1000 reais iniciais.
Além disso, vale destacar que além da segurança o CDB também oferece boa liquidez e pode ser facilmente encontrado em bancos e corretoras.
Fundos de investimento
A terceira dica da nossa lista de opções para você que quer saber onde investir 1000 reais são os também conhecidos fundos de investimento.
Nesse tipo de produto financeiro o investidor basicamente entrega o seu dinheiro nas mãos de um grupo de especialistas que então fazem o investimento por ele.
Os fundos de investimento podem ter rentabilidade baseada no CDI (Certificado de Depósito Interbancário), na taxa Selic, na inflação, etc. Além disso, podem congregar diversos tipos de ativos na sua cesta.
Todavia, devemos alertar que essa é uma opção mais complexa e que requer um pouco mais de análise.
Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs)
Os Fundos de Investimentos Imobiliários são exatamente o que o seu nome já delata: fundos de investimento para aplicação de dinheiro em imóveis.
Existem diversos fundos disponíveis que podem ser acessados da mesma forma que as ações, por meio das corretoras de valores e bancos de investimento. O investidor então compra uma cota do fundo e fica recebendo proventos todos os meses, também chamados de “aluguéis”.
A principal vantagem dos FIIs é o fato de eles se apoiarem no mercado imobiliário, que é um dos mais sólidos do Brasil. Essa opção de investimento também tem liquidez diária, bastando vender a cota comprada para resgatar o dinheiro investido.
Entretanto, assim como as ações, os fundos imobiliários também podem desvalorizar e provocar prejuízos em alguns casos. É necessário estar atento!
Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
Procurando saber onde investir 1000 reais? O LCI pode ser uma ótima opção para você. A chamada Letra de Crédito Imobiliário é um título emitido por bancos que emprestam dinheiro a empreendedores do mercado imobiliário.
O objetivo do banco ao emitir esses títulos é reunir dinheiro suficiente para fazer os empréstimos, pagando assim os investidores com os juros cobrados aos tomadores dos empréstimos.
O LCI é considerado um ativo de renda fixa, tendo liquidez diária na maioria das opções do mercado e sendo isento do Imposto de Renda. Além disso, a rentabilidade dos LCIs costuma ser ligeiramente maior que a de outras opções de renda fixa.
Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
A penúltima opção da nossa lista que explica onde investir 1000 reais é a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).
Em suma, a LCA funciona da mesma forma que o LCI, a opção anterior. A única diferença é que essa opção é destinada ao setor agropecuário, enquanto a anterior visa investimentos no mercado imobiliário.
Ademais, o LCA é uma opção de investimento tão segura, rentável e líquida quanto o LCI. Inclusive, alguns investidores optam pelo LCA por causa da pujança do agronegócio brasileiro.
Muito possivelmente o seu banco oferece a opção de investir em LCA!
Tesouro Direto
Para fechar a nossa lista de dicas de onde investir 1000 reais, não poderíamos deixar de lado o Tesouro Direto, uma das opções de investimento mais famosas.
Esse produto financeiro funciona basicamente como um empréstimo ao governo federal, por meio de títulos emitidos e em um sistema bem semelhante ao de outras opções que trouxemos nessa lista.
O governo usa o dinheiro captado dos investidores para reinvestir no setor público e/ou amortizar a dívida pública. A remuneração do investimento varia de acordo com a taxa Selic.
Por fim, é correto dizer que a principal vantagem do Tesouro Direto é que essa opção oferece o máximo de segurança possível, com todas as garantias dadas pelo governo federal. Além disso, é possível investir quantias mínimas, a partir de R$ 30,00.