A obesidade muitas vezes passa despercebida quando se trata dos pets, devido ao velho costume de achar que se os bichinhos estão mais cheinhos é sinal de “fofura”, o que muitas vezes pode acumular em um sério problema, que pode resultar em doenças graves para o animal.
A obesidade pode acontecer pela origem de dieta inadequada e pela predisposição genética, ou até mesmo por problemas hormonais.
A castração, por exemplo, tanto no macho quanto na fêmea, provoca alteração no metabolismo.
Segundo dados realizados pela Universidade de São Paulo, 80% dos donos não são capazes de identificar o sobrepeso do seu pet.
Diagnosticar a obesidade do animal a tempo, pode ser uma tarefa meio complicada.
Em várias raças, fica difícil identificar o acúmulo de gordura devido ao excesso de pelo. Segundo Patrícia Corazza, especialista no assunto e CO-CEO da UpVet, rede de farmácia de manipulação veterinária, o animal se enquadra nesse caso quando está 20% a mais do peso que é considerado para sua raça e idade.
“Sempre é bom ficar de olho no comportamento do seu pet, caso você perceba que ele esteja acima do peso. Se ele estiver sedentário, com sono excessivo, fadiga e dificuldade para se levantar é bom que você procure um veterinário, porque esses são os principais sinais da obesidade”, ressalta a Patrícia.
Número de cães e gatos obesos mais que dobrou
Um levantamento feito pelo Banfield Pet Hospital, dos Estados Unidos, apontou que o número de cães e gatos obesos mais que dobrou em dez anos.
Uma pesquisa sobre cães com obesidade apontou um crescimento de 108%, enquanto o avanço dos gatos foi de 114%.
É um número bastante preocupante, levando em consideração as consequências que a obesidade influencia na saúde do animal.
Todas as raças correm o risco de enfrentar a obesidade, porém algumas são mais propensas que outras, como os das raças:: Pug, Dachshund, Beagle, Cavalier King Charles, Scottish Terrier, Cocker Spaniel, Collie, Basset Hound, Labrador Retriever
Golden Retriever, Rottweiller, Terra Nova, Boiadeiro bernês e São Bernardo. Já os gatos, são: Birmanês, Gato Persa, Ragamuffin, Gato Exótico de Pelo Curto, Gato Manês e Sphynx.
Impactos na saúde dos bichinhos
Não muito diferente das consequências que a obesidade causa nos seres humanos, nos pets também a gravidade pode impactar muito na saúde e na qualidade de vida dos bichinhos.
Algumas doenças que eles podem adquirir se não tratada a tempo, são: problemas cardíacos e respiratórios, diabetes, pancreatite, prisão de ventre e doenças hepáticas.
“O tratamento para todas essas enfermidades deve ser feito com acompanhamento de um especialista e com cuidados específicos para estimular a perda de peso do animal” alerta o Lisandro Corazza, CEO da UpVet Franchising.
Na UpVet Manipulação Veterinária, o cliente encontra produtos e medicamentos que vão ajudar muito o seu pet a dar a volta por cima diante desse momento difícil, a partir do consumo do HMB + L-Carnitina, suplemento alimentar que auxilia no emagrecimento do animal e na diminuição dos níveis de colesterol no sangue.
As formas farmacêuticas manipuladas desse suplemento podem ser como: biscoitos saborizados, cápsulas, xaropes, suspensão saborizada e pasta veterinária.
Eles também possuem os biscoitos veganos, que não contém glúten e sódio, considerados mais saudáveis.
Quando a obesidade é identificada no pet, seguir algumas dicas é extremamente importante para amenizá-la e/ou evitá-la a tempo.
Pensando nisso, Patrícia cita alguns exemplos a seguir:
- Faça com que seu pet pratique exercícios para eliminar esse excesso de gordura,
- Manter visita constante ao veterinário;
- Não dê em excesso guloseimas/petiscos e procure dar rações menos calóricas;
- Estabeleça uma alimentação saudável complementando com suplementos e vitaminas.
Cuidar da boa forma e tomar cuidado para que seu pet não enfrente a obesidade, é sinônimo de se importar com carinho da saúde do bichinho.
Dar uma alimentação muito saudável ao animal vai muito além de se preocupar só com a aparência do pet, mas levar em consideração todo o bem-estar que ele merece ter.
Saiba mais sobre os modelos de franquia e produtos da UpVet, aqui!
A UpVet
A UpVet é considerada a melhor farmácia de manipulação veterinária do Brasil.
A franqueadora, com sede em Maringá-PR, tem 31 unidades de franquias espalhadas pelas regiões do Brasil.
Desde 2007 no mercado, a UpVet possui o know how em manipulação veterinária nos setores Alopático e Homeopático com 5 segmentos bem definidos (Cães, Gatos, Aves, Cavalos e Zoo) atendendo as necessidades de médicos veterinários e seus clientes com respeito e amor.
A rede de franchising tem dois modelos de franquia: Quiosque UpVet Store – que pode ser alocada em shoppings) e Farmácia.