O chamado bot de vendas é um peça fundamental na estrutura de qualquer estratégia de marketing.
Esse elemento tecnológico sintetiza bem os novos rumos do marketing digital e as características das relações modernas entre vendedores e clientes.
Entretanto, para funcionar corretamente, um bot de vendas precisa ser bem elaborado, ter um propósito específico e ser usado da maneira correta.
O que é um bot de vendas?
O termo “bot” é uma abreviação da palavra “robot”, que em tradução para o português significa “robô”. Portanto, podemos chamar esse elemento de robô de vendas.
Em suma, esse instrumento é um software criado com uma programação que o permite realizar vendas, dar informações e guiar o cliente por uma jornada que o levará à finalização da sua compra.
Esse tipo de robô pode ser usado por lojas online, perfis em marketplaces, mensagens automáticas e outros locais direcionados à venda na internet.
Diferente de outros tipos de bots, o bot de vendas deve ser configurado exclusivamente para proporcionar o fechamento de vendas. Com isso, algumas peculiaridades precisam ser observadas na hora de criar um.
Como criar um bot de vendas?
Antes de tudo, é necessário informar que a criação de um bot de vendas deve ser conduzida por um profissional da área de programação.
Contudo, existem algumas ferramentas que possibilitam a criação desses bots por usuários básicos, caso queiram, como é o caso do Hubspot e do Botsify.
Porém, para ter um bot de vendas personalizado e com mais recursos, o ideal é de fato contratar um especialista. Esse profissional irá analisar, além dos termos técnicos, alguns aspectos especiais para criar o bot de vendas adequado para cada tipo de negócio.
Na hora de criar um bot de vendas para o seu negócio online, dê destaque aos seguintes fatores:
- Contrate uma equipe de marketing para guiar a criação do bot: essa equipe irá formular uma linguagem e uma estratégia que irão tornar o bot fluido. O objetivo é fazer a ferramenta ter uma linguagem mais próxima da humana;
- Defina o propósito do bot de vendas: é claro que o principal propósito desse tipo de bot é aumentar vendas. Entretanto, para realizar esse feito, a ferramenta precisa estar bem posicionada no contexto estratégico da empresa;
- Escolha uma plataforma para criar a ferramenta, ou deixe essa tarefa à cargo de um profissional;
- Escolha um canal para incluir o bot: o bot de vendas pode ser incluído em sites, blogs e até mensageiros com o Messenger e o WhatsApp;
- Não sobrecarregue o robô: o bot precisa fazer parte da jornada de compra do cliente, compondo essa etapa juntamente com outras ferramentas. Por isso, não inclua tarefas demais no robô, porque isso pode sobrecarregá-lo;
- Quando estiver pronto, faça testes: ao final do processo de criação do bot, teste a ferramenta para analisar a sua operacionalização.
4 maneiras de usar o bot para vender mais
Agora, conheça 4 formas de aumentar as suas vendas com a utilização de um bot:
- Ao finalizar uma venda, crie o ambiente propício para que mais vendas possam ser executadas posteriormente. Essa estratégia se chama atendimento de pós-venda;
- Envie ofertas especiais para os seus clientes através do bot;
- Forneça várias opções para o cliente, isso aumentará as chances de fechar uma venda;
- Use argumentos inteligentes nas mensagens automáticas do bot, isso pode despertar gatilhos de compra nos clientes.
Leia mais: