• Recentes
  • Tendências
tv-

O que a TV tem a aprender com a publicidade online?

14/02/2022
O legado de Donald Trump na comunicação política e seu impacto contínuo nos EUA

Possível Tarifa de 10% Prometida por Trump Aumenta Incerteza Geopolítica e Preocupa Setores Econômicos no Brasil

07/07/2025
Criptomoedas oscilam com influência política, mas Bitcoin mantém trajetória de valorização

Mercado Reage a Dados Mistos do Payroll com Otimismo e Impacta Criptomoedas

07/07/2025
Proposta de Taxação de LCIs e LCAs Gera Preocupação no Setor Agropecuário

Proposta de Taxação de LCIs e LCAs Gera Preocupação no Setor Agropecuário

07/07/2025
Mercado financeiro brasileiro recua diante de incertezas sobre tarifas dos EUA

Mercado financeiro brasileiro recua diante de incertezas sobre tarifas dos EUA

07/07/2025
Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

07/07/2025
Transição energética exige consciência coletiva e inclusão social

Transição energética exige consciência coletiva e inclusão social

07/07/2025
Queda de Popularidade do Presidente Lula e os Desafios do Governo

Discurso do presidente Lula na abertura do Fórum Empresarial do BRICS

05/07/2025
Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

04/07/2025
Especialista aponta aumento de carga tributária com reforma do Imposto de Renda

Especialista aponta aumento de carga tributária com reforma do Imposto de Renda

04/07/2025
Seminário no Rio discute papel do Brasil na transição energética dos transportes internacionais

Seminário no Rio discute papel do Brasil na transição energética dos transportes internacionais

04/07/2025
BID Invest concede US$ 70 milhões ao Sicoob para impulsionar agricultura e energia sustentável na Amazônia

BID Invest concede US$ 70 milhões ao Sicoob para impulsionar agricultura e energia sustentável na Amazônia

04/07/2025
Sudeste alcança 402 municípios com infraestrutura 5G disponível

Sudeste alcança 402 municípios com infraestrutura 5G disponível

04/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
segunda-feira, 7 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

O que a TV tem a aprender com a publicidade online?

Redação por Redação
14/02/2022
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
tv-
CompartilharCompartilhar

Nos anos 80, Lobão escreveu uma música que dizia que “a vida passa na TV”. Lá se vão quase quatro décadas que esse verso sintetizou a importância da televisão em nosso dia a dia e, apesar de tantas mudanças no mundo, a afirmação continua válida mesmo nos dias de hoje, em que a TV concorre com tantos outros meios de comunicação, especialmente a internet.

Talvez você goste de ver:

Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

Sudeste alcança 402 municípios com infraestrutura 5G disponível

Gerenciamento de TI em empresas brasileiras pode movimentar mais de R$ 183 bilhões ao ano

Um levantamento rápido dos números já nos mostra o quanto a TV continua relevante no Brasil. De acordo com o Ibope, cerca de 97% dos domicílios do país possuem ao menos um aparelho de televisão, o que significa um alcance de 207 milhões de telespectadores se considerarmos a média oficial de três habitantes por domicílio.

Já a internet é acessada por 79,9% da população brasileira segundo o IBGE — o equivalente a 169 milhões de pessoas, ou 38 milhões a menos do que a quantidade das que veem televisão.

Se, do lado da audiência, a TV dá provas de sua força, do lado dos anunciantes existe reciprocidade na visão sobre o meio.

Afinal, quase 60% do bolo publicitário nacional são destinados à televisão, aberta e por assinatura – o dobro do montante investido na internet, que é de 28,2% (Os dados são do primeiro semestre de 2021 e foram levantados pelo Cenp – Conselho Executivo das Normas-Padrão).

E, se pensarmos no impacto que novelas, jornais noturnos, programas dominicais, reality shows e as transmissões dos jogos de futebol exercem sobre o imaginário da sociedade e também na pauta das conversas diárias entre amigos e colegas de trabalho, faz todo o sentido concluir que o que dizia a música continua valendo.

Mas, apesar das evidências, a maior parte do mercado ainda não trabalha um ponto fundamental a respeito dos investimentos em publicidade em TV: o que diz respeito a como realmente entender a eficiência desse investimento para cada anunciante, e ainda mais importante, como otimizar esse investimento ao longo do tempo.

Ler  Loja de carros cria processo próprio, transforma em solução de TI e fornece a outras revendas

Isso é algo que a publicidade digital praticamente já carrega consigo desde o berço: o uso de analytics para que as peças publicitárias e os planos de mídia sejam readequados de acordo com os objetivos esperados pelos anunciantes.

Seria lógico esperar o mesmo nível de precisão de métricas para avaliar os resultados de TV, afinal este é um meio no qual se aplica o dobro dos recursos empregados no meio internet.

Mas isso muitas vezes não acontece. Provavelmente porque muitos ainda não sabem que a geração de analytics para TV já é possível, a televisão continua sendo uma mídia em que dados de audiência é tudo o que se oferece.

Um novo insumo

Mas isso começa a mudar. Hoje já é possível mensurar, analisar e otimizar o engajamento e a performance das campanhas em televisão.

Essa inovação torna inclusive possível a compra de mídia de TV por performance, ou seja, com garantia de desempenho, em um modelo análogo ao realizado pelos principais players do mercado de mídia digital.

A geração de analytcs permite até o uso de inteligência algorítmica para que se extraiam resultados estruturalmente melhores das campanhas de televisão.

Planos de mídia otimizados vão descobrir os programas e frequências ideais específicas para cada tipo de produto, cada tipo de anunciante e cada tipo de objetivo de campanha, multiplicando o resultado atingido.

Por sinal, essa transformação se iniciou no Brasil. Aliás, nada mais natural que essa digitalização das métricas publicitárias de TV tenha surgido em nosso país diante do quão relevante a TV é por aqui, tanto em termos de investimento publicitário quanto em presença na vida das pessoas.

Comecei o texto citando uma música e agora vou mencionar um filme, também de uns bons anos atrás. Trata-se do longa americano “Muito além do jardim”, uma produção de 1979 protagonizada por Peter Sellers.

Ele interpreta um jardineiro cujo único passatempo, além de cuidar das plantas, é assistir à televisão. É somente através do aparelho que ele conhece o mundo, deixando de lado todas as outras referências que a vida poderia lhe oferecer.

Ler  Mitos sobre a deep web e o que realmente é verdade

Tudo bem que “a vida passa na TV”, como já dizia a canção, mas não podemos esquecer que, quando olhamos além, conseguimos ampliar e enriquecer tremendamente a maneira com que lidamos com aquilo que já conhecemos.

Não vamos ficar como o personagem de Peter Sellers, alheios às oportunidades incríveis que o mundo nos traz. É preciso olhar fora da caixa, ou “muito além do jardim”, para entender melhor o que está dentro dela.

As mais modernas técnicas de cultivo fazem com que também as espécies mais tradicionais deem os melhores frutos.

A qualidade da safra publicitária na televisão, hoje, já pode ser transformada a partir do grande insumo que passa a estar disponível para todos nós: o analytics.

Sobre Rodrigo Sanches

Rodrigo Sanches é CEO e fundador da Nexxys. É graduado em Administração pela ESAG/UDESC, com MBA em Marketing, Estratégia, Gestão de Organizações, e Empreendedorismo & Inovação pela Kellogg School of Management de Chicago, EUA.

Sempre com DNA empreendedor, fundou, aos 19 anos de idade, o jornal de bairro Belas Ruas, onde era responsável pela receita, distribuição e administração do jornal.

Após passagem por diferentes agências de propaganda, em 1999, aos 24 anos, Rodrigo ingressou no UOL, onde integrou o primeiro time de publicidade digital do Brasil.

Lá, participou ativamente do nascimento e crescimento deste mercado no país, sendo responsável por apresentar a anunciantes e agências as novidades do setor: analytics, banners e outros formatos digitais, estruturação de sites etc. Também foi o criador do primeiro mídia-kit do UOL.

Durante os 7 anos que estudou e trabalhou nos EUA, além da experiência em consultoria estratégica, Rodrigo foi gestor de inovação da global DuPont, Fortune 100 sediada em Wilmington, Delaware.

Em 2011, a personalidade empreendedora e inovadora, focada em criar soluções pioneiras e disruptivas falou mais alto.

Ao sentir a necessidade de levar a inteligência de dados das mídias online para o mundo da publicidade offline, Sanches retornou ao Brasil para fundar a Nexxys — empresa de media science, focada na transformação digital das mídias offline, a única do segmento no Brasil.

Ler  Riscos de cibersegurança em fusões e aquisições (M&A) é foco em podcast

Sobre a Nexxys

Com mais de 10 anos no mercado, a Nexxys é uma empresa de media science que reúne as mais avançadas tecnologias para geração de analytics e otimização de resultados em mídia TV e demais meios offline.

Pioneira no uso de Inteligência Artificial aplicada à mídia TV, a Nexxys traz o conceito de performance para as campanhas de publicidade linear, como aquelas veiculadas em televisão, rádio, e outros meios não digitais.

Sua plataforma identifica, com base em dados, os programas e veículos mais eficientes para cada anunciante, ou seja, aqueles que geram mais demanda por real investido, tornando os resultados dos investimentos em mídia TV mais tangíveis, estratégicos, e muito mais eficientes.

Com o uso de algoritmo próprio para otimização de campanhas, plataformas inéditas e exclusivas de analytics e de compra por performance em TV, a Nexxys leva a transformação digital para o mundo das mídias offline, trazendo novos patamares de resultados para veículos, agências e anunciantes. Para mais informações (clique aqui).

CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

por Kelly Couto
04/07/2025
Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

O mercado global de Inteligência Artificial (IA) segue em aceleração exponencial. Segundo levantamento publicado pela Statista, a indústria deve ultrapassar a marca de US$ 1 trilhão até 2031,...

Leia maisDetails

Sudeste alcança 402 municípios com infraestrutura 5G disponível

por Kayene Simao
04/07/2025
Sudeste alcança 402 municípios com infraestrutura 5G disponível

A região Sudeste do Brasil já conta com 402 municípios com infraestrutura de rede 5G instalada e disponível para uso comercial. Segundo a Conexis Brasil Digital, sete em...

Leia maisDetails

Gerenciamento de TI em empresas brasileiras pode movimentar mais de R$ 183 bilhões ao ano

por Kayene Simao
03/07/2025
Gerenciamento de TI em empresas brasileiras pode movimentar mais de R$ 183 bilhões ao ano

Um estudo recente aponta que, caso todos os dispositivos digitais utilizados por empresas brasileiras fossem administrados por prestadores de serviços gerenciados de TI (MSPs, na sigla em inglês),...

Leia maisDetails

Criminosos modernizam golpe do acesso remoto em ambiente digital cada vez mais vulnerável

por Kayene Simao
02/07/2025
Cresce o número de fraudes com boletos bancários no Brasil; especialistas orientam como se proteger

Em meio à crescente digitalização da sociedade, criminosos têm adotado novas abordagens para aplicar golpes antigos. Um dos mais recorrentes atualmente é o golpe do acesso remoto, popularmente...

Leia maisDetails

Câmbio: Crescimento de 24% nas operações digitais acelera demanda por inovação e regulação de dados

por Kayene Simao
30/06/2025
Câmbio: Crescimento de 24% nas operações digitais acelera demanda por inovação e regulação de dados

As operações de câmbio realizadas por meio de plataformas digitais registraram um crescimento de 24% em 2024, de acordo com dados do Banco Central do Brasil. O avanço...

Leia maisDetails
O legado de Donald Trump na comunicação política e seu impacto contínuo nos EUA

Possível Tarifa de 10% Prometida por Trump Aumenta Incerteza Geopolítica e Preocupa Setores Econômicos no Brasil

por Kayene Simao
07/07/2025

A recente sinalização do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa adicional de 10% a países alinhados...

Criptomoedas oscilam com influência política, mas Bitcoin mantém trajetória de valorização

Mercado Reage a Dados Mistos do Payroll com Otimismo e Impacta Criptomoedas

por Kayene Simao
07/07/2025

Os dados mais recentes do relatório Payroll, divulgado nos Estados Unidos, apresentaram sinais mistos, com indícios de desaceleração na economia....

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Proposta de Taxação de LCIs e LCAs Gera Preocupação no Setor Agropecuário

Proposta de Taxação de LCIs e LCAs Gera Preocupação no Setor Agropecuário

por Kayene Simao
07/07/2025

Uma proposta do Governo Federal de tributar os rendimentos de Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do...

Mercado financeiro brasileiro recua diante de incertezas sobre tarifas dos EUA

Mercado financeiro brasileiro recua diante de incertezas sobre tarifas dos EUA

por Kelly Couto
07/07/2025

O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, encerrou a segunda-feira em queda de 0,4%, recuando para abaixo dos 141...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile