Nos últimos três anos, vimos a explosão de aparelhos tecnológicos, como rastreadores do sono, aplicativos e luzes, entre outros que auxiliam as pessoas a dormirem e a permanecerem por mais tempo adormecidas. Mais recentemente, no entanto, a tendência mudou para produtos de baixa tecnologia, como cobertores pesados, edredons com temperatura e travesseiros com capuzes para bloquear a luz, entre outros itens.
Ao que tudo indica, finalmente há um entendimento de que a tecnologia é a causadora do estresse e da insônia, além de oferecer um benefício em curto prazo e, por isso, os consumidores estão indo na direção de produtos e serviços exigentes com resultados comprovados. E isso se basta num bom colchão, desde que ele tenha inovação.
Mais que “truques” de tecnologias, os clientes querem, por exemplo, uma espuma de colchão específica, com ingredientes ativos e endossos de médicos, ou seja, que tragam o benefício prometido e em longo prazo.
Por conta disso, vemos um mercado ascendente nesta indústria e cada vez mais constatamos a ampliação do varejo de colchões. O sono se tornou um investimento atraente e, diante de um novo perfil de consumidor, muito mais exigente e preocupado com a saúde, as oportunidades e aspectos de diferenciação estão sendo filtrados para garantir a sustentabilidade do negócio em longo prazo, além de suprir uma nova necessidade das pessoas: dormir melhor.
*Carlos Garcia é co-fundador da Emma Brasil, startup global voltada à tecnologia do sono
Fundada no final de 2015, em Frankfurt (Alemanha), a Emma reuniu investimentos e pessoas que ajudaram a criar o que é hoje conhecido como o colchão Emma Original. Através de diversos estudos, foi desenvolvido o colchão baseado nas necessidades dos consumidores. Apesar de não ter sido fácil, a empresa possui a equipe dos sonhos, que é responsável pelo desenvolvimento de um dos produtos mais competitivos do mercado. Hoje, eles são uma das marcas de colchão online mais reconhecidas da Europa, com prêmios na Alemanha e no continente, assim como reconhecimento de melhor produto do ano em diversos países, como França, Itália, Holanda, Alemanha, Portugal e Espanha. Assim, a empresa amplia seus horizontes para a América Latina com a chegada no Brasil.