O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, ex-dependente químico, publicou, na quarta-feira (13), um depoimento para alertar sobre os riscos do uso de drogas, como a cocaína, e convocar um movimento nacional para incentivar pessoas adictas a buscarem auxílio e recuperação.
Relato pessoal de dependência
Manga foi usuário da droga por muitos anos e relembrou que, no início, o consumo parecia trazer prazer, mas rapidamente resultou em paranoia, depressão e diversas perdas.
“Perdi amigos, perdi emprego, fiz minha família sofrer. A minha mãe não dormia enquanto eu não chegava”, relatou.
Recuperação e fé
O prefeito destacou que está há 17 anos em processo de recuperação, atribuindo a mudança à fé e ao auxílio espiritual. Hoje, à frente de uma das maiores cidades do interior do país, afirmou que busca ajudar outras pessoas a superarem o vício.
“Eu machuquei muita gente que eu amo. Hoje, olho para trás e vejo que só estou vivo porque Deus me resgatou. E se Ele fez isso por mim, pode fazer por você também”, disse.
Convocação para apoio e prevenção
Manga incentivou pessoas que enfrentam problemas com drogas a procurar apoio em igrejas, grupos de ajuda como Alcoólicos Anônimos (AA) ou Narcóticos Anônimos (NA), além de se colocarem em contato diretamente com ele.