Os candidatos da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira 2025/1 (Revalida) que apresentaram recursos em relação à versão preliminar das questões do exame já podem acessar o parecer final das bancas de especialistas. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Sistema Revalida.
No mesmo portal, os participantes podem verificar as razões de deferimento ou indeferimento de seus recursos.
Objetivo e Estrutura do Revalida
O Revalida tem como objetivo avaliar as habilidades, competências e conhecimentos adquiridos por médicos formados no exterior, assegurando que atendam aos requisitos necessários para o exercício da profissão no Brasil. O exame é uma forma de garantir a qualidade do atendimento médico no país, alinhado aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O exame é composto por duas etapas: uma teórica e outra prática, que inclui habilidades clínicas. Durante as provas, são abordadas de maneira interdisciplinar cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Importante destacar que o Revalida não classifica as instituições de ensino superior estrangeiras.
Prazos e Critérios de Aprovação
Os resultados definitivos do exame estão previstos para serem divulgados nesta sexta-feira (31). Para serem aprovados na segunda etapa do Revalida 2025/1, os candidatos precisam atingir no mínimo 65,655 pontos, de um total de 100.
Os aprovados deverão indicar, até sábado (1º), a universidade parceira responsável pela revalidação de seu diploma médico, exclusivamente por meio do Sistema Revalida, conforme a disponibilidade de vagas.
Sobre o Revalida
O Revalida é realizado duas vezes por ano e destina-se a médicos formados tanto no exterior quanto a brasileiros que se graduaram em outro país e desejam atuar no Brasil. Além de validar a formação acadêmica, o exame assegura que os profissionais estejam preparados para atender às exigências do sistema de saúde brasileiro.
fonte//Agência Brasil.












 
					








