O volume de pessoas negativadas no Brasil é cíclico e perene. Ou seja, sempre existem consumidores que se encontram com o nome “sujo”.
Por esse motivo, muitos indivíduos chegam à internet em busca de opções de crédito que possam ser acessadas até mesmo por quem está negativado.
Nessa seara, surge o cartão RioCard Duo, uma ótima opção de cartão para quem está com restrições de crédito. Os próximos tópicos explicam como esse serviço funciona!
O que é o cartão RioCard Duo?
O RioCard Duo é um cartão pré-pago. Ou seja, para utilizá-lo você precisa fazer uma recarga em dinheiro e só poderá utilizar a quantia de dinheiro carregada.
Porém, assim que o cartão é recarregado se “transforma” em um cartão de débito convencional, podendo ser utilizado para o pagamento de boletos, contas de consumo, compras online, etc.
Como funciona o RioCard Duo?
Para funcionar corretamente, o cartão RioCard Duo precisa ser recarregado, como já citamos. Essa recarga tem valor mínimo de R$ 10,00 e pode ser feita por meio de um boleto bancário que é compensado em até um dia útil após o pagamento.
A emissão dos boletos de recarga pode ser feita através do site do RioCard Duo e do app do cartão, disponível para Android e iOS. Inclusive, esse aplicativo também serve para o controle do cartão.
Além disso, os usuários também podem recarregar os seus cartões por meio de uma TED (Transferência Eletrônica de Valor) e de depósitos bancários. Nesses casos, os prazos de compensação podem variar bastante.
É possível fazer algumas operações gratuitas com o cartão RioCard Duo, mas algumas transações geram taxas que podem ser cobradas a depender do serviço realizado.
Vantagens do RioCard Duo
Confira na lista abaixo as principais vantagens do cartão RioCard Duo:
- Não há consulta ao SPC ou Serasa para a emissão do cartão, o que facilita o acesso de pessoas negativadas;
- O cartão oferece muita praticidade para compras online e presenciais;
- É ótimo para o controle de gastos;
- Permite saques através da rede Banco 24Horas;
- É possível ter acesso a programas e benefícios especiais das bandeiras Visa e Mastercard, que podem estampar o cartão.
Desvantagens
Agora, confira as principais desvantagens de adquirir um esse serviço:
- Não é possível acessar a função crédito, como em outros tipos de cartões;
- A taxa de adesão custa R$ 14,90;
- Existem muitas outras taxas atreladas ao cartão (para recarga, manutenção de conta, transferências, saques, emissão de segunda via do cartão, etc).
Qual é a diferença entre o RioCard Duo e o RioCard Mais?
Originalmente o cartão RioCard Duo foi criado para ser tanto um cartão pré-pago quanto um ticket utilizado por usuários do transporte público da cidade do Rio de Janeiro.
Contudo, recentemente a empresa que emite o cartão decidiu deixar o RioCard Duo apenas com a função compras para criar um novo cartão, o RioCard Mais, totalmente dedicado ao transporte.
Portanto, a diferença entre os dois cartões é que o RioCard Duo pode ser utilizado para compras, como qualquer cartão pré-pago, enquanto o RioCard Mais é basicamente um voucher para o transporte público carioca.
Vale a pena ter um RioCard Duo?
Em resumo, o cartão RioCard Duo pode ser uma boa opção para pessoas negativadas que não têm acesso a cartões de crédito e precisam fazer pagamentos.
O serviço também é uma opção para quem já tem o costume de usar cartões pré-pagos como forma de se controlar financeiramente falando.
Por tudo isso, apenas o próprio usuário pode avaliar se vale a pena ou não adquirir esse produto.
Por fim, para solicitar o serviço, você deve baixar o aplicativo do serviço ou ir até o seu site oficial. Lá, existem áreas dedicadas à solicitação, que pode ser feita através de um processo bastante simples.
Leia mais:
7 opções de empréstimo online para score baixo ou negativado
9 dicas para aumentar o score do seu CPF
Cartão Banrisul Consignado: conheça vantagens e desvantagens