O Dia Internacional das Mulheres, comemorado anualmente em 8 de março, é um marco para Natura &Co América Latina, que anuncia progressos significativos em remuneração equitativa.
A companhia deu fim às inexplicáveis diferenças salariais entre homens e mulheres e reduziu expressivamente as diferenças salariais brutas.
O avanço faz parte das metas da Visão 2030 da holding, batizado de Compromisso com a Vida, que visa implementar as ações necessárias para garantir equidade salarial, eliminando qualquer diferença de gênero em todas as empresas Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop). Na América Latina, o objetivo já foi cumprido.
Desde 2020, a holding desenvolve com a Mercer, consultoria líder de recursos humanos, estudos anuais sobre a equidade salarial no grupo, abrangendo dados sobre salário, cargo, nível de experiência, tempo na função, desempenho, país e gênero. As primeiras iniciativas para reduzir as diferenças apontadas foram realizadas em 2021.
Embora a meta do Compromisso com a Vida se refira apenas à equidade salarial de gênero, Natura &Co América Latina também trabalha para eliminar as diferenças salariais inexplicáveis relacionadas a etnia e raça. Em 2021, um estudo com esse recorte foi realizado no Brasil e os resultados serão divulgados no relatório anual ainda este ano.
Outra ambição de Natura &Co é ter, até 2023, 50% de mulheres no Conselho de Administração e na alta liderança (cargos de diretoria presentes nos três níveis mais altos). Na América Latina, essa meta foi alcançada já em 2020 — a companhia encerrou 2022 com 52% de mulheres na alta liderança (diretoria e acima). Atualmente, elas são maioria em todos os níveis funcionais, exceto o operacional.
Natura &Co América Latina também busca equalizar nas quatro empresas ações e benefícios que promovam a corresponsabilização na criação dos filhos e, desde 2020, as ações de apoio às mulheres em situação de violência de gênero abrangem as colaboradoras, consultoras e representantes de todas as marcas do grupo e estão respaldadas pela Política de Enfrentamento à Violência de Gênero Natura &Co América Latina.
A Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil.
Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico.
É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes.
Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite o site oficial ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.