O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na chamada “Papudinha” — a Sala de Estado Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), localizada no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
O encontro está marcado para a próxima quinta-feira (11) e poderá durar até três horas, entre 8h e 11h, conforme as regras da unidade prisional. Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por ter liderado uma tentativa de golpe de Estado.
De acordo com as normas estabelecidas pelo STF, todas as visitas ao ex-presidente dependem de autorização expressa de Moraes, relator da ação penal que resultou na condenação. As exceções são advogados, médicos e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, autorizados a visitá-lo sempre que necessário, dentro dos horários previstos.
Cenário eleitoral em pauta
A visita será o primeiro encontro entre Tarcísio e Bolsonaro em 2026. A última reunião entre os dois ocorreu em setembro do ano passado, quando o ex-presidente ainda cumpria prisão domiciliar. Desde então, Bolsonaro lançou o filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como seu pré-candidato à Presidência da República.
A expectativa é que o encontro sirva para rediscutir o cenário eleitoral após esse movimento da família Bolsonaro. Tarcísio é apontado como um dos principais nomes da direita para a disputa presidencial de outubro, sendo visto como favorito por uma ampla ala de políticos conservadores.
Apesar disso, o governador de São Paulo ainda não oficializou uma candidatura nacional e tem sinalizado a possibilidade de concorrer à reeleição no estado. Nesse cenário, ele poderia optar por apoiar Flávio Bolsonaro como candidato do grupo político liderado pelo ex-presidente.
Pelo calendário eleitoral, os partidos têm até 5 de agosto para definir seus candidatos em convenções partidárias e até 15 de agosto para registrar oficialmente as candidaturas. O primeiro turno das eleições de 2026 está marcado para 3 de outubro, com eventual segundo turno em 31 de outubro.
Com informação agência Brasil.




















