Na era da informação, o marketing de conteúdo se tornou uma das estratégias mais baratas e eficazes de alcançar novos clientes.
Diferente do marketing tradicional, que foca em anúncios e peças publicitárias, este modelo visa atrair e engajar o público através de conteúdo relevante.
Este conteúdo pode vir na forma de textos, vídeos, ebooks ou posts em redes sociais.
Sendo assim, empresas procuram ajudar ou educar os consumidores.
E, em contrapartida, geram um reconhecimento positivo da marca.
Qual a importância do Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo visa, principalmente, criar um vínculo entre pessoas e empresas.
Além de trazer um reconhecimento positivo da marca, a adoção desta estratégia possui diversos benefícios como por exemplo:
- Aumentar o tráfego do site;
- Gerar autoridade;
- Aumentar o engajamento;
- Educar o mercado;
- Gerar vendas;
- Impulsionar a geração de leads;
- Reduzir os custos de aquisição de clientes.
De acordo com um estudo da Rock Content em 2019, 67,3% das empresas haviam adotado o marketing de conteúdo e 85,8% das que não adotaram pretendiam aderir.
As empresas que optaram por este caminho apresentaram, em média, 1,3 vezes mais acessos e 1,4 vezes mais leads.
Além disso, demonstraram um conhecimento cerca de 2,5 vezes maior de seus novos leads.
Veja 12 dicas que vão melhorar o seu posicionamento no Google
“Dar um Google” se tornou uma expressão cada vez mais comum nos dias de hoje.
Ainda segundo o estudo da Rock Content, 64,5% das empresas apostam em posts no blog.
Esta estratégia procura sobretudo alcançar o público através de metabuscadores. Como o Google, por exemplo.
E, de acordo com um relatório da Internet Marketing Ninjas, o primeiro lugar recebe 21% dos cliques. Enquanto o segundo recebe 10%, o terceiro 7% e assim por diante.
Ou seja, quanto melhor o ranquemento, maiores as chances de ser visto.
Conheça seu público-alvo
Conhecer os anseios, demandas e desejos do seu público-alvo é fundamental.
Quanto melhor se conhece o público, maiores as chances de direcionar o conteúdo.
Por isso, invista tempo em perguntas e enquetes nas redes sociais, procure entre os tópicos mais buscados no Google dentro do seu segmento.
Produza conteúdo relevante
Depois de conhecer bem o público-alvo, foque principalmente em suprir as suas necessidades.
Se você tem uma loja de material de construção pode, por exemplo, ensinar a trocar uma torneira. Se trabalha com o mercado imobiliário, explique sobre contratos de locação, por exemplo.
Estar ao lado do consumidor em momento de dúvida faz com que a empresa seja lembrada na hora de tomar uma decisão.
Além disso, o Google privelegia conteúdos autorais.
Estude técnicas de SEO
O Search Engine Optimization ou otimização dos mecanismos de busca, em português, é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento em metabuscadores.
O SEO trabalha sobretudo as palavras-chave. Mas também avalia aspectos como o domínio do site e a qualidade dos conteúdos.
Atualmente, o Google analisa 200 fatores antes de mostrar os resultados de uma busca.
Assim, vale a pena estudar técnicas de SEO para melhorar o posicionamento no Google.
Defina um calendário editorial
O marketing de conteúdo não pode ser tratado como uma ação eventual.
Estabelecer um calendário ajuda a empresa a se organizar ao longo do trabalho.
Quanto mais publicações relevantes, mais os metabuscadores identificam o site como uma autoridade.
Faça testes
O marketing, não só o de conteúdo, depende de testes.
Realizar testes A/B facilita na hora de descobrir quais as melhores formas de se alcançar o público.
Por isso, teste. Teste títulos, imagens, elementos visuais, landing pages, CTAs…
Analise dados e métricas
Ao trabalhar com marketing de conteúdo é sempre importante estabelecer KPIs.
A sigla significa Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho. São métricas utilizadas para medir o sucesso ou não de uma ou mais ações.
Entre os principais KPIs para blogs estão, por exemplo:
- visualizações;
- melhores landing pages;
- palavras-chave mais pesquisadas;
- conteúdos mais lidos/visitados;
- tráfego;
- visitantes;
- interações
Crie engajamento
O engajamento é o grande motor do marketing de conteúdo. Por isso, procure novas formas de interagir com os leitores.
Pode ser através de conteúdos interativos, comentários, formulários ou CTAs.
Muitos posts, como ps do Buzzfeed, por exemplo, são pensados para circular em redes sociais.
Observe a concorrência
Embora o foco seja em promover conteúdo autoral, não faz mal olhar para o lado.
Hoje em dia, existem sites e programas que permitem analisar os conteúdos de “rivais” mais bem ranqueados no Google.
Procure inspiração nestes exemplos. Estude as palavras-chave, como são trabalhados os textos e, acima de tudo, procure fazer melhor.
Pense na Geração Y
A geração Y — entre os 21 e 38 anos — compõe hoje 50% da força de trabalho do país.
Os millenials cresceram em meio aos avanços tecnólogicos e, por isso, estão acostumados a viver conectados à internet. Seja para tirar dúvidas, seja para fazer compras.
Segundo dados da e-commerce Compre&Confie, esta geração concentrava 48,4% do total de compras online em 2019.
E a geração Y costuma responder bem às empresas que lhes oferecem ajuda. De acordo com dados do Infovarejo, 60% negocia com as marcas que já acompanham.
Trabalhe os seus valores
Trabalhar conteúdos com base nos valores da empresa ajuda a criar identificação.
A geração Y, principalmente, procura se identificar com as marcas que consomem.
Para isso, primeiramente, defina os valores da sua empresa. Depois pense em como trabalhá-los com o marketing de conteúdo.
Utilize gatilhos
Gatilhos mentais são eventos externos que provocam reações emocionais boas ou ruins.
O termo vem da psicologia, mas é bastante utilizado no marketing.
Estes gatilhos trabalham princípios como, por exemplo:
- Reciprocidade
- Autoridade
- Prova social
- Novidade
- Escassez ou urgência
Trabalhar com gatilhos, portanto, pode ajudar a encontrar palavras-chave e elaborar títulos com maior poder de atração.
Esteja preparado para evoluir
O marketing está sempre em evolução. A tecnologia avança, conceitos e estratégias mudam.
Por isso, fique atento as inovações e procure estar sempre se capacitando para melhorar o posicionamento no Google.