• Recentes
  • Tendências
edit post
evento-bots

Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP

19/08/2019
edit post
Engenheiro agrônomo brasileiro é destaque internacional por pesquisa contra arboviroses

Engenheiro agrônomo brasileiro é destaque internacional por pesquisa contra arboviroses

09/12/2025
edit post
Governo pretende financiar 3 milhões de unidades do Minha Casa, Minha Vida até 2026

Governo pretende financiar 3 milhões de unidades do Minha Casa, Minha Vida até 2026

09/12/2025
edit post
Brasil gera 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2024, aponta relatório

Brasil gera 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2024, aponta relatório

09/12/2025
edit post
Governo condiciona avanço da tarifa zero no transporte público à conclusão de estudos técnicos

Governo condiciona avanço da tarifa zero no transporte público à conclusão de estudos técnicos

09/12/2025
edit post
Tempestade causa alagamentos, queda de árvores e falta de energia na região metropolitana de São Paulo

Tempestade causa alagamentos, queda de árvores e falta de energia na região metropolitana de São Paulo

09/12/2025
edit post
Projeto que endurece regras contra devedores contumazes deve ser votado nesta terça, diz Haddad

Projeto que endurece regras contra devedores contumazes deve ser votado nesta terça, diz Haddad

09/12/2025
edit post
Governo avalia reduzir aporte aos Correios e combinar operação com empréstimo

Governo avalia reduzir aporte aos Correios e combinar operação com empréstimo

09/12/2025
edit post
Máquinas de cartão impulsionam crescimento de pequenas e médias empresas no Brasil

Máquinas de cartão impulsionam crescimento de pequenas e médias empresas no Brasil

09/12/2025
edit post
Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

09/12/2025
edit post
Mercado de criptomoedas fecha novembro pressionado, mas dezembro pode trazer alívio

Mercado de criptomoedas fecha novembro pressionado, mas dezembro pode trazer alívio

09/12/2025
edit post
Empresas avançam na preparação para a Reforma Tributária, mas incertezas ainda persistem

Empresas avançam na preparação para a Reforma Tributária, mas incertezas ainda persistem

09/12/2025
edit post
Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação cresce e alcança 6,5% do PIB brasileiro

Tendências de tecnologia para 2026 devem focar em IA confiável

09/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
terça-feira, 9 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP

Redação por Redação
19/08/2019
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
evento-bots

Foto: Marcelo Kahn

CompartilharCompartilhar

Em encontro realizado na última quinzena, diversas empresas compartilharam suas experiências em seus produtos, através da aplicação de bots e assistentes de voz, em São Paulo. As principais marcas representavam operadoras de TV por assinatura, varejistas, bancos tradicional e digital, seguradoras, universidades, operadoras de telecomunicações, entre outras, na 5ª edição do Super Bots Experience.

Talvez você goste de ver:

Tendências de tecnologia para 2026 devem focar em IA confiável

Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

Inovar não basta: por que empreender em 2026 exige mais do que modismo

O evento abordou os principais desafios dos Bots no Brasil e como chatbots e a inteligência artificial têm contribuído para a otimização dos canais de atendimentos, vendas e eficiência do trabalho.

Confira algumas empresas que já utilizam a Tecnologia como principal aliada que apresentaram seus cases no evento

Sompo Seguros
Em sete meses, a empresa Sompo Seguros registrou mais de 280 mil atendimentos com o bot Sayuri. Na ocasião, o robô atingiu 50% de retenção e redução de quase 50% no tempo de atendimento, saindo de 90 para 49 segundos.

Vivo
Com atendimentos de demandas simples, como informações sobre funcionalidades da internet, confirmação de planos e recargas, consulta de recarga, segunda via, entre outros, a operadora Vivo registrou mais de 1 milhão de interações por mês com o assistente virtual no Whatsapp.

Gabriela Bianco, diretora de projetos de experiência do cliente, afirmou que o canal retém 98% dos consumidores. Ainda segundo a executiva, desde que a Aura foi lançada, em fevereiro, a inteligência artificial acumula mais de 70 milhões de interações e está presente em, pelo menos, 20 canais.

Supergasbras
Em apenas seis meses, a Supergasbras já registra aumento de 10% das vendas de botijões, através de robôs de conversação no WhatsApp e Facebook Messenger, com mais de 15 mil interações por mês. Porém não é só o aumento das vendas que é motivo de comemoração. A chegada dos dois bots ampliaram também a acessibilidade.

Ler  Embratel é uma das parceiras do Einstein para teste de tecnologia 5G focado em saúde

Fabiano Balassiano, líder de inovações da empresa, afirmou que a marca sempre teve uma preocupação social, e os bots acabaram se tornando um canal facilitador para deficientes que tinham dificuldades de realizarem seus pedidos através do telefone. “A gente fica muito orgulhoso de saber que os bots estão gerando acessibilidade. Que está gerando uma inclusão social através de uma inovação”. Comentou Fabiano, afirmando que o bot abriu caminho para entender, ainda mais, as dores dos clientes. “A gente sempre lê os comentários dos clientes. E a gente leu um comentário de um cliente falando sobre isso (acessibilidade), e aí, eu, pessoalmente, entrei em contato com esse cliente por whatsapp e pedi para que o cliente contasse um pouco mais sobre isso. E aí ele mandou um longo áudio relatando que sempre teve problemas para comprar o gás e que uma vez por mês, ou, uma vez, a cada 45 dias era o momento mais triste da vida dele. Ele tinha que pegar o telefone, mas não conseguia falar. Ou ele tinha que esperar um caminhão passar.”

Para o líder de inovações, as informações colhidas através dos bots possibilitou conhecer profundamente cada necessidade, para atacar os problemas dos clientes.

Empresas fornecedoras de robôs estão preocupadas, cada vez mais, em criação de bots com propósito

A Universidade Estácio de Sá, que começou a operar com o bot em novembro do ano passado, já registra mais de 1 milhão de sessões de atendimento e mais de dois milhões de perguntas feitas, desde a sua inauguração, o que dá uma média de quase 200 mil atendimentos por mês.

“A plataforma que escolhemos para trabalhar foi a plataforma da Inbenta por conta do formato que ela opera, porque ela é por semântica, então o atendimento é por conteúdo, e não por palavras só. Com isso a ferramenta entende o que o cliente está pedindo, e aí, a EVA, que no caso é a nossa assistente virtual, ela vai sendo treinada, aprendendo esse conteúdo e vai respondendo para o cliente de maneira cada vez mais assertiva”. Afirmou Liliana Sebusiani, gerente de relacionamento, experiência e empregabilidade da Estácio. “Para ser assertiva, a gente precisa sim colocar informações. Então tem conteudistas que ficam estudando as necessidades que os clientes estão pedindo para ir melhorando o nível de resposta.” Complementou.

Ler  Cresce a presença de mulheres no mercado de TI ocupando cargos de liderança

Para o country manager Brasil da Inbenta, Àngel Trujillo, a busca por respostas que se apropriam de Linguagem Natural, através da Inteligência Artificial, é uma prioridade constante. Para o Fornecedor da Plataforma da Estácio, criar bots com propósito impulsiona no alcance dos resultados reais do negócio. “Fizemos um processo muito bem feito para atendimento ao aluno, e nos preocupamos em criar uma personagem que representasse a marca. Pensamos em não criar, simplesmente, um conjunto de respostas e processos, mas dar uma personalidade para que seja uma experiência para o usuário mais amigável e mais fácil”, relatou Àngel sobre a experiência de fornecer a plataforma para a universidade.

Bots X Apps: marcas também discutiram sobre o fim dos aplicativos

O encontro não serviu para mostrar, apenas, a eficiência dos bots. Líderes da Accenture e do Banco do Brasil, por exemplo, trouxeram à tona também uma importante discussão sobre a possibilidade de extinção dos apps.

Para o diretor da área de inteligência artificial robótica e análise avançada de dados para Brasil e América Latina da Accenture, David Dias, os aplicativos poderão dar lugar às interfaces conversacionais. Já Emmanuelle Oliveira, gerente de soluções em inteligência artificial e integração com atendimento do Banco do Brasil, também acredita nas possibilidades, mas afirmou que ainda é muito prematuro apostar em prazos para a o fim dos apps.

Ricardo Prates, gerente de mobile e inovação da SulAmérica Seguros, ressaltou que embora os bots sejam considerados ameaçadores para os aplicativos, é preciso considerar que mudar o hábito do consumidor não será uma tarefa fácil. Eles já se sentem autossuficientes, quando realizam autoatendimento por meio do aplicativo. O especialista lembrou também que há 20 anos, havia uma expectativa do fim da linguagem Cobol, no entanto, ela permanece até o presente momento. Para Ricardo, fazer projeções em tecnologia, é delicado e arriscado.

Sobre o Super Bots Experience
O Super Bots Experience é o mais importante seminário no Brasil sobre negócios e tendências do mercado de chatbots e inteligência artificial. Sua agenda é composta por painéis e palestras com executivos de empresas líderes desse setor.

Ler  Passageiro será o maior beneficiado com o novo marco regulatório para transporte rodoviário de passageiros

Este ano, o encontro aconteceu nos dias 7 e 8 de Agosto, em São Paulo, e contou com a presença de 9 CEOs, 15 grandes marcas que já lançaram chatbots e 23 patrocinadores com soluções diversas para robôs de conversação, como Coca-Cola, Fast Shop, TIM, Porto Seguro Cartões, Editora Moderna, Sky, Banco Original, entre outras marcas renomadas.

A próxima edição está prevista para agosto do ano que vem.

Confira algumas fotos do evento

Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP 20190807 MarceloKahn 2148
Foto: Marcelo Kahn
Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP 20190807 MarceloKahn 2508
Foto: Marcelo Kahn
evento-bots
Foto: Marcelo Kahn

Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP 20190807 MarceloKahn 2661
Foto: Marcelo Kahn
Marcas apresentaram cases de sucesso, através da experiência com bots e inteligência artificial, em SP 20190807 MarceloKahn 2144
Foto: Marcelo Kahn

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: botschatbotssuperbots
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Tendências de tecnologia para 2026 devem focar em IA confiável

por Kayene Simao
09/12/2025
edit post
Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação cresce e alcança 6,5% do PIB brasileiro

As inteligências artificiais generativas, o avanço do trabalho híbrido e a demanda por experiências mais personalizadas devem continuar orientando a agenda tecnológica das empresas em 2026. Uma análise...

Leia maisDetails

Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

por Taysa Medeiros
05/12/2025
edit post
Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

A adoção de sistemas de Inteligência Artificial (IA) avança de forma consistente e deve alcançar um ponto de inflexão em 2026. No setor financeiro, algoritmos já ajustam carteiras...

Leia maisDetails

Inovar não basta: por que empreender em 2026 exige mais do que modismo

por Kayene Simao
24/11/2025
edit post
Empresários de Sapiranga discutem efeitos da Reforma Tributária no ambiente de negócios

O processo de digitalização das empresas brasileiras continua em expansão, mas ainda de forma desigual. O índice de maturidade digital das organizações subiu de 3,3 para 3,7 pontos...

Leia maisDetails

Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

por Kelly Couto
17/11/2025
edit post
Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

O Google anunciou um dos maiores investimentos de sua história na Europa: US$ 6 bilhões (aprox. R$ 32,9 bilhões) serão destinados à expansão de infraestrutura digital e ao...

Leia maisDetails

Tecnologia 100% nacional: jovem cria o primeiro robô de colheita de açaí do mundo

por Redação
16/11/2025
edit post
Tecnologia 100% nacional: jovem cria o primeiro robô de colheita de açaí do mundo

A rotina de risco enfrentada por milhares de peconheiros na Amazônia ganhou hoje um novo capítulo. Durante visita à região, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu...

Leia maisDetails
edit post
Engenheiro agrônomo brasileiro é destaque internacional por pesquisa contra arboviroses

Engenheiro agrônomo brasileiro é destaque internacional por pesquisa contra arboviroses

por Taysa Medeiros
09/12/2025

O engenheiro agrônomo Luciano Andrade Moreira foi reconhecido pela revista científica britânica Nature como uma das dez pessoas que moldaram...

edit post
Governo pretende financiar 3 milhões de unidades do Minha Casa, Minha Vida até 2026

Governo pretende financiar 3 milhões de unidades do Minha Casa, Minha Vida até 2026

por Taysa Medeiros
09/12/2025

O governo federal pretende financiar 3 milhões de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) até o fim de...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Brasil gera 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2024, aponta relatório

Brasil gera 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2024, aponta relatório

por Taysa Medeiros
09/12/2025

O Brasil gerou 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) em 2024, aumento de 0,75% em relação ao...

edit post
Governo condiciona avanço da tarifa zero no transporte público à conclusão de estudos técnicos

Governo condiciona avanço da tarifa zero no transporte público à conclusão de estudos técnicos

por Taysa Medeiros
09/12/2025

A implementação da tarifa zero no transporte público, uma das promessas do governo para o próximo ano, só avançará após...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d