O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (22) de um encontro de alto nível na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para debater a situação da Palestina. A Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados está marcada para as 15h (horário local, 16h em Brasília).
Convocado pela França e pela Arábia Saudita, o encontro reúne chefes de Estado e de governo de diferentes países. De acordo com o Itamaraty, o Brasil espera que a ocasião sirva como oportunidade para ampliar o número de nações que reconhecem oficialmente a Palestina como Estado.
No domingo (21), os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer; do Canadá, Mark Carney; e da Austrália, Anthony Albanese, anunciaram formalmente o reconhecimento do Estado palestino. Nos comunicados, os três aliados tradicionais dos Estados Unidos também condenaram as ações militares de Israel em Gaza, que resultaram na morte de dezenas de milhares de pessoas, muitas delas civis, e responsabilizaram o Hamas pelo ataque de outubro de 2023, quando centenas de pessoas foram mortas ou sequestradas durante um festival próximo à Faixa de Gaza. Todos foram enfáticos ao afirmar que o grupo islâmico não deve ter papel no futuro Estado palestino.
Agenda na ONU
Lula chegou a Nova York neste domingo (21) para a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, acompanhado pelo chanceler Mauro Vieira, ministros e especialistas da comitiva presidencial.
Como manda a tradição desde 1955, o Brasil será o primeiro país a discursar na abertura do debate geral. Lula falará na terça-feira (23), após os pronunciamentos do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da assembleia, Annalena Baerbock.
Na quarta-feira (24), o presidente participa da segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo”, iniciativa liderada por Brasil, Chile e Espanha. O encontro reunirá representantes de cerca de 30 países e tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional contra a desinformação, o discurso de ódio e a deterioração das instituições democráticas. A primeira edição ocorreu em julho, no Chile.
Também no dia 24, Lula copreside com o secretário-geral da ONU uma reunião sobre crise climática, voltada à apresentação de novas metas nacionais (NDCs). A agenda em Nova York inclui ainda a promoção do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, a ser lançado em Belém, e um encontro organizado pelo Centro Global de Adaptação para discutir mecanismos de adaptação às mudanças climáticas.
-Com informações da Agência Brasil