O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (15) que autoridades do governo brasileiro e dos Estados Unidos devem realizar uma nova conversa nesta quinta-feira (16), dando sequência às tratativas bilaterais entre os dois países.
A informação foi confirmada em apuração da CNN Brasil, assinada pela jornalista Mariana Janjacomo. Segundo fontes ouvidas pela emissora, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve se reunir com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na Casa Branca, em Washington, D.C., na tarde desta quinta-feira.
Ainda conforme a CNN Brasil, Rubio, além de ocupar o cargo de secretário de Estado, atua interinamente como Conselheiro Nacional de Segurança, motivo pelo qual o encontro poderia ter ocorrido tanto no Departamento de Estado quanto na Casa Branca — opção que acabou sendo confirmada pelo governo americano.
De acordo com uma fonte do governo federal brasileiro, a reunião será utilizada como “um primeiro contato para preparar o terreno para negociações técnicas” entre os dois países.
A agenda bilateral deve incluir temas de interesse estratégico, como:
- Regulação das Big Techs, tema prioritário para o governo Trump;
- Situação geopolítica na Venezuela;
- Conflito entre Rússia e Ucrânia;
- Fluxos comerciais e políticas de segurança hemisférica.
A tarde desta quarta-feira (15) foi reservada para preparativos diplomáticos e ajustes de posição da delegação brasileira. O Itamaraty ainda não confirmou a presença de assessores técnicos no encontro.