A preocupação com o meio ambiente é um tópico cada vez mais frequente no universo empresarial, tornando-se, inclusive, uma preferência dos consumidores.
Uma pesquisa realizada pela Nielsen Holdings, em mais de 50 países, analisou esses padrões e revelou que 66% dos consumidores entrevistados preferem comprar produtos e serviços de marcas que contribuam com a sociedade de alguma maneira.
Quando se olha para a América Latina, esse número é ainda maior: 77% das pessoas apresentaram esse critério ao escolher as empresas que consomem.
Quando falamos do universo digital, a sensação é de que os danos ao meio-ambiente são menores, e realmente são. Entretanto, ainda há um caminho a percorrer para que esses prejuízos sejam quase nulos.
No cenário atual, os principais problemas são o alto consumo de energia elétrica e de água nas operações. Fica na responsabilidade das próprias empresas entenderem essa demanda e promoverem ações que ajudem a mudar isso.
A Locaweb Company, ecossistema de marcas integradas que oferecem soluções digitais completas e modulares para todos os tamanhos e maturidades de negócios, investe em projetos ESG há aproximadamente 10 anos.
“Encorajar a utilização de tecnologias mais eficientes em termos de energia, precisa ser uma pauta para todas as empresas de serviços digitais e temos alguns cases internos que exemplificam como o uso de tecnologia nos ajudou nesta jornada”, explicou Milena Queiroz, Coordenadora de Endomarketing, Cultura e ESG da companhia.
“A redução do consumo de energia dos data centers e servidores utilizados para hospedar serviços digitais é com certeza uma de nossas preocupações. Em paralelo, podemos também promover a reciclagem e a reutilização de equipamentos eletrônicos utilizados na produção de serviços digitais como formas de mitigar um risco ambiental importante, principalmente em empresas que fabricam ou vendem produtos de hardware, além dos serviços digitais”, aconselhou Milena.
Em 2022, a empresa também lançou a Política de Responsabilidade Socioambiental, com foco em direcionar as unidades de negócios da companhia sobre quais diretrizes precisam ser consideradas em projetos, ações e na operação do negócio.
A Política oficializa a instauração do Comitê de ESG, fortalecendo a governança do tema em nível executivo e disseminando a cultura de responsabilidade ambiental, incentivando que os colaboradores, fornecedores, investidores e parceiros também atuem na criação de um ambiente mais sustentável.
A pesquisa da Nielsen Holdin mostrou a importância da sustentabilidade para o mercado sendo um dos principais pontos de preocupação dos acionistas e possíveis investidores das empresas.
59% dos entrevistados disseram preferir investir nesses tipos de marcas.
“Na Locaweb Company, estamos sempre dispostos a falar sobre nossa atuação e nossos desafios. No segundo semestre de 2022, organizamos o Investor Day, no qual falamos sobre as estratégias e evoluções na gestão dos colaboradores, ações de inclusão e diversidade e oficializamos a publicação do nosso Primeiro Relatório anual de ESG, que traz um histórico detalhado da nossa atuação socioambiental de mais de 10 anos”, afirmou Milena.
A empresa entende ter o dever de ser uma empresa com ESG no DNA, sempre trabalhando para disseminar esses princípios para seus colaboradores.
“Não há forma melhor de engajar os colaboradores em uma causa, senão pela educação, por isso promovemos treinamentos, fornecemos materiais e momentos de discussão durante todo o ano”, contou a executiva.
Sobre a Locaweb Company
A Locaweb Company é um ecossistema de soluções digitais completas e modulares para todos os tamanhos e maturidades de negócios.
É uma companhia que disponibiliza portfólio robusto de produtos que auxiliam o empreendedor desde o momento em que inicia a presença na web até processos para melhorar o relacionamento com cliente.
Já com as soluções de e-Commerce, oferece uma gama completa de ferramentas que promovem negociações de compra e venda online, independentemente do tamanho, realidade ou momento do empreendimento.
Por meio de um ecossistema que atua de forma sinérgica, leva a melhor solução para cada necessidade, garantindo resultados e crescimento sustentável para todos os clientes.
A Locaweb Company, foi fundada em 1998, e nos seus 25 anos de atuação, conta com quase 4 mil funcionários, e cerca de 600 mil clientes.