A pandemia foi responsável pela mudança de uma série de hábitos das pessoas.
Uma delas está relacionada à digitalização: a quantidade de compras que passaram a ser feitas pela internet, por meio de aplicativos ou sites, aumentou quase 27% somente no Brasil em 2021, totalizando R$ 161 bilhões, de acordo com um levantamento da Neotrust.
Por conta da necessidade de isolamento, o contato de trabalho e pessoal também passou a ser digital com as videochamadas. Até mesmo quem costumava jogar palavras cruzadas nas revistas ou nas páginas do jornal, passou a fazer isso pelo tablet ou smartphone.
Para a geração mais antiga, que antes da pandemia tinha pouco contato com o mundo digital, um novo cenário de lazer se tornou possível. Palavras cruzadas, caça-palavras e até adedonha (ou Stop) estão disponíveis a qualquer momento, nas pontas dos dedos, pelo celular.
Esse tipo de jogo não apenas proporciona momentos de lazer e distração, mas também é um importante aliado para o estímulo do raciocínio.
Nesse movimento crescente, algumas empresas despontam quando o assunto é inovação. Uma delas é a Fanatee, que desde 2013 desenvolve jogos de palavras que ganharam a simpatia de usuários espalhados por todo o mundo.
Países como Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Turquia, Rússia, Austrália, México, Índia, Nigéria e África do Sul têm suas versões dos grandes sucessos da empresa – adaptados ao idioma e características culturais – e que são conhecidos também amplamente no Brasil, como CodyCross, Stop, Word Lanes, LunaCross, Letroca, entre outros.
Braintainment: você já ouviu falar?
A Fanatee apresenta, por meio de seus jogos, o “braintainment”, conceito que já existe há muitos anos, mas que ainda é pouco conhecido pelo termo. O Braintainment agrega diversão, conhecimento e age como uma verdadeira ginástica para o cérebro.
A digitalização trouxe uma nova roupagem a esse termo, já que atualmente o usuário pode jogar em qualquer lugar, a qualquer hora e ainda ver, de maneira automática, o resultado de seu desempenho, algo que não era possível quando os jogos de palavras ainda eram realidade somente no universo impresso.
Esse movimento pode ser comparado ao live commerce, formato que une venda, interação e entretenimento online ao vivo, que ganhou a preferência dos consumidores.
Enquanto as raízes desse formato de vendas ganharam forma na TV, em canais como Shoptour e Shoptime, que permitiam a compra de produtos ao vivo, o braintainment deu seus primeiros passos em revistas e jornais décadas atrás, com palavras cruzadas, caça-palavras e outros jogos clássicos.
Crescimento a passos largos
A Fanatee acompanha o movimento acelerado de crescimento dos jogos de palavras no universo mobile. Esse segmento faz parte de um mercado gigante que movimenta bilhões pelo mundo.
Segundo informações da consultoria Market Size, o mercado de games mobile respondeu por 52% do montante movimentado pela indústria global de jogos como um todo.
O mercado de jogos mobile isoladamente representou 40% dos downloads feitos em 2021. As categorias de Brain & Puzzles e Word Games representaram, no mesmo período, 25% dos downloads – o equivalente a 14 bilhões de dólares.
Globalmente, a Fanatee alcançou a marca de 250 milhões de downloads de seus jogos. Desse montante, 30 milhões apenas no Brasil.
É nesse universo de franca expansão que Marcelo Castelo, CMO e sócio da companhia, tem metas ambiciosas de lançar mais três novos jogos ainda este ano, além de trazer novidades para os jogos já existentes.
“Temos orgulho de dizer que somos uma empresa de games fundada por brasileiros que, em pouco tempo, conseguiu uma posição realmente destacada em escala global”, celebra o empresário. “Estamos trabalhando constantemente não apenas para trazer novidades para os nossos jogos, mas também para lançar novos jogos com o nosso DNA de inovação, diversão e cultura”, comenta.
Raciocínio mais dinâmico
Além de proporcionar longas horas de lazer, os jogos de palavras promovem desafios que também estimulam o raciocínio. Os benefícios obtidos com esse tipo de hábito inclusive já viraram objetos de estudo no universo de pesquisa global.
Entre os principais estudos, um deles, feito pelas universidades inglesas Exeter e King’s College London, com 19 mil adultos com mais de 50 anos, indicou que pessoas que frequentemente resolvem jogos como palavras cruzadas têm funções cerebrais melhores do que aquelas que não têm esse costume.
O estudo foi publicado no International Journal of Geriatric Psychiatry e apresentado na Alzheimer’s Association International Conference em 2018.
A pesquisa conclui, ainda, após ouvir e testar os participantes, que pessoas que resolvem palavras cruzadas têm funções cerebrais equivalentes a indivíduos 10 anos mais jovens.
A própria Fanatee, inclusive, recebe com frequência relatos de jogadores que mencionam como se sentem ao jogar seus games. Muitos deles mencionam o enriquecimento de vocabulário, os momentos agradáveis de diversão em família, a ativação da memória e o alívio do stress e da ansiedade do dia a dia.“Gosto de jogar para testar meus conhecimentos e memória”, comenta Lucia, jogadora do CodyCross.
Unir entretenimento e conhecimento virou uma fórmula agradável para agregar cultura aos momentos de lazer. Ao tentar adivinhar ou construir novas palavras, é possível também estimular o nosso raciocínio e aprender com diversão.
Sobre a Fanatee – Fundada em 2013, a Fanatee é um estúdio de jogos para celular com mais de 250 milhões de downloads ao redor do mundo. Criada pelos mesmos fundadores do site Fulano.com em 1999, a Fanatee iniciou sua jornada no mercado de mobile games com os famosos jogos Letroca e Stop, antigos sucessos dos anos 2000.
Com milhões de avaliações positivas nas lojas de aplicativos (com notas próximas da máxima), atualmente a empresa é referência global no segmento de jogos de palavras e Braintainment.
Atua em mais de 200 países, com jogos disponibilizados em 11 idiomas distintos. A Fanatee conta com mais de 140 funcionários no Brasil e outras dezenas de colaboradores ao redor de todo o mundo.