• Recentes
  • Tendências
Inteligência Artificial

Inteligência artificial: como usar no varejo para aumentar as vendas?

09/07/2022
Tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

Tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

12/07/2025
Bom Pra Crédito prevê dobrar volume movimentado por Afiliados com ampliação de canais

Open Finance deve revolucionar crédito no Brasil com portabilidade de dívidas a partir de 2025

12/07/2025
Núcleo de Inovação e Tecnologia da CDL Florianópolis promove encontro sobre inovação e desenvolvimento de negócios

Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas

12/07/2025
Dólar sobe e ativos de risco enfrentam estresse em meio a temores de desaceleração econômica global

Dólar tem maior queda em meses e estimula aumento de gastos de brasileiros no exterior

12/07/2025
Ives Gandra Martins: “Nunca ataquei ministros, mas defendo minhas ideias”

Ives Gandra Martins: “Nunca ataquei ministros, mas defendo minhas ideias”

11/07/2025
O legado de Donald Trump na comunicação política e seu impacto contínuo nos EUA

Possível aumento de tarifas dos EUA leva empresas brasileiras a reavaliar estratégias internacionais

11/07/2025
Tendência de mudança residencial impulsiona projetos de bairros planejados no Brasil

Tendência de mudança residencial impulsiona projetos de bairros planejados no Brasil

11/07/2025
Governo inicia acordo de ressarcimento para aposentados com descontos indevidos

Governo inicia acordo de ressarcimento para aposentados com descontos indevidos

11/07/2025
Concurso Nacional Unificado abre 3,6 mil vagas em todo o país; Sudeste concentra 820 oportunidades

Concurso Nacional Unificado abre 3,6 mil vagas em todo o país; Sudeste concentra 820 oportunidades

11/07/2025
Automação no backoffice reduz 93% da equipe, aumenta produtividade em 78% e elimina praticamente a zero as falhas operacionais

Automação no backoffice reduz 93% da equipe, aumenta produtividade em 78% e elimina praticamente a zero as falhas operacionais

10/07/2025
Instabilidade Tributária Gera Incertezas e Impacta Confiança no Ambiente de Negócios

Dignidade humana versus autonomia privada: quando a proteção contra assédios prevalece sobre o formalismo societário

10/07/2025
Elo Lança Plataforma de Educação Financeira para Clientes

Alta reincidência de inadimplência reforça urgência da educação financeira no Brasil

10/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
sábado, 12 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Ciência & Tecnologia

Inteligência artificial: como usar no varejo para aumentar as vendas?

Sarah Souza por Sarah Souza
09/07/2022
em Ciência & Tecnologia, Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
Inteligência Artificial

A inteligência artificial pode ser um ponto positivo para aumentar as vendas

CompartilharCompartilhar

Em meio a outras inovações tecnológicas, a Inteligência Artificial é um dos pilares da transformação digital. Não é à toa que sua presença se torna cada vez mais comum nas organizações.
Entre as principais aplicações da IA, por exemplo, estão o Business Intelligence (BI) e o Machine Learning, dois conceitos muito utilizados para automatizar processos e tomadas de decisão.

Talvez você goste de ver:

Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas

Biometria em xeque: explosão de fraudes digitais desafia segurança de sistemas no Brasil

Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

O que é inteligência artificial?

Além de uma área de pesquisa científica, a Inteligência Artificial (IA) pode ser compreendida como uma Tecnologia desenvolvida para emular certas capacidades da cognição humana. Trata-se de uma ferramenta extremamente relevante para as empresas, dado o seu potencial para solucionar problemas e otimizar processos.

De fato, essa é uma área na ciência da computação que simula a inteligência e o comportamento humano apenas usando máquinas. O objetivo dela é executar atividades humanas desde as mais simples até as mais complexas, como dirigir um carro. Ou seja, ela está muito presente em nosso cotidiano.

6 aplicações da Inteligência Artificial no varejo

1- Otimização do estoque

A Inteligência Artificial tem um impacto positivo em toda a cadeia de suprimentos, mas o estoque é um expoente de como ela pode ser bem aproveitada. Desde sistemas de reabastecimento autônomos até softwares que calculam o momento exato de disparar um novo pedido. Ou seja, seu funcionamento é todo voltado à otimização dos processos.

Na prática, ela captura dados de real consumo das lojas e sugere o reabastecimento de acordo com a demanda. Sendo assim, ela indica a quantidade de produtos que deve ser comprada ou distribuída, especificando por cada item e loja.

2- Transformação da jornada do cliente

A Inteligência Artificial é uma das principais responsáveis por transformar a jornada de compras do cliente em algo único. Ela faz isso por meio de um cruzamento sistematizado de dados que permite uma abordagem mais personalizada aos consumidores. 

Ler  Top 10 Profissões do Futuro em Tecnologia com os Maiores Salários

Em outras palavras, a empresa adquire um conhecimento relevante sobre o perfil dos clientes, podendo utilizá-lo para enriquecer a experiência com a loja.

Além do uso de dados, a IA também é utilizada para guiar a própria jornada no ambiente virtual (e-commerce). Se o cliente tem preferência por agilidade, o botão de compra pode estar sempre ali ao lado. 

Por outro lado, se o perfil indica um gosto maior por informações, uma opção inteligente pode ser o link para uma análise do produto. Existem diferentes formas de promover uma navegação mais satisfatória.

3- Mapeamento do comportamento

Ainda no contexto da coleta de dados, o uso da Inteligência Artificial no varejo viabiliza o mapeamento do comportamento das pessoas. O objetivo é traçar o perfil dos clientes atuais e dos potenciais. 

Ou seja, o foco é delinear o que chamamos de persona: o tipo de pessoa que está interessada nos seus produtos ou serviços. Além disso, a IA ajuda a identificar em que etapa da jornada de compras cada indivíduo está. 

Dados de redes sociais e navegação na loja, por exemplo, podem mostrar que tipo de anúncios e páginas o cliente já visitou. Assim, você pode disparar uma campanha de marketing personalizada (por e-mail, propagandas em redes sociais, telefone etc.) e estabelecer um contato.

Em geral, o papel da Inteligência Artificial nesse processo é captar e cruzar dados de diferentes fontes (sua própria base de dados, redes sociais, entre outras). Depois, você seleciona um grupo com maiores chances de conversão e dispara as ações de marketing e vendas, garantindo um bom aproveitamento do investimento.

4- Retenção maior

A retenção é mais precisa com o uso da IA no varejo. O funcionamento é simples: durante a navegação do cliente pela loja, a IA coleta dados das suas pesquisas (produtos, preços, condições de pagamento, prazo de entrega etc.). Quando essa pessoa vai fechar o pedido, a página dispara um pop-up na sua tela.

O chamado pop-up de retenção é uma janela pequena com uma foto do produto, um valor promocional (cupom de desconto) e uma contagem regressiva. Em suma, é uma promoção vinculada ao carrinho de compras: a pessoa tem acesso por estar comprando outros produtos.

Ler  Como funciona o pagamento por aproximação?

O resultado é bastante positivo, já que o cliente se sente tentado a comprar o produto no qual ele já tinha interesse graças à promoção. Isso significa um volume de compras maior por pessoa, elevando o ticket médio.

5- Preço dinâmico

A mesma lógica pode ser aplicada em diferentes momentos da jornada do consumidor. Soluções baseadas em Inteligência Artificial possibilitam a definição de um preço dinâmico, ou seja, com base em fatores mais complexos que influenciam o valor a ser cobrado. Entre outros fatores, isso envolve, por exemplo:

  • análise da concorrência;
  • comportamento do consumidor;
  • período do ano;
  • giro de mercadorias;
  • nível do estoque;
  • margem de lucro.

O cálculo, então, ajuda a estabelecer um preço que fortalece a competitividade da empresa. Vale destacar que, graças ao Machine Learning, o preço é atualizado com certa frequência, de acordo com novas mudanças detectadas nesses indicadores.

A aplicação varia, é claro, entre os diferentes setores do varejo, o tipo de produto que oferecem e outras especificidades.

6- Atendimento personalizado

O chatbot é um dos grandes chamarizes da Inteligência Artificial no varejo. Em resumo, estamos falando de um robô virtual baseado em IA cuja função é conversar com as pessoas. No ambiente empresarial, sua presença vem se tornando marcante — basta entrar no site de uma empresa, principalmente se ela trabalha com vendas, que você vai se deparar com um chatbot à sua disposição.

O objetivo do robô virtual é dar informações, tirar dúvidas e automatizar algumas etapas da navegação do cliente. Ele oferece uma solução quase imediata para a maioria dos pedidos e, de quebra, coletam dados para uma análise do perfil do cliente.

Se uma pessoa conversa com o chatbot buscando informações sobre diferentes produtos, isso é registrado e utilizado nas estratégias que mencionamos. É interessante notar que eles permitem um ajuste fino das ações de marketing, o que garante que cada mensagem seja enviada à pessoa correta.

Leia também:

Inteligência humana criando inteligência artificial: em que ponto estamos?

Ler  Agências do Itaú Unibanco ganham câmeras com inteligência artificial

Hikvision passa utilizar inteligência artificial e machine learning para aprimorar o autoatendimento de seus clientes

CompartilhamentosTweet
Sarah Souza

Sarah Souza

Licenciada em Letras Português e Inglês e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com aulas particulares de inglês e português para estrangeiros em escola de idiomas. Nos dias de hoje é redatora de conteúdo e revisora de textos.

Artigos recomendados

Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas

por Kayene Simao
12/07/2025
Núcleo de Inovação e Tecnologia da CDL Florianópolis promove encontro sobre inovação e desenvolvimento de negócios

A busca por maior eficiência operacional tem levado grandes empresas a intensificarem seus investimentos em transformação digital. De acordo com o relatório "2025 C‑Suite Survey", da Thomson Reuters,...

Leia maisDetails

Biometria em xeque: explosão de fraudes digitais desafia segurança de sistemas no Brasil

por Kayene Simao
08/07/2025
Tentativas de fraudes bancárias cresceram 10,4% em 2024 e poderiam gerar prejuízo de até R$ 51,6 bilhões, revela Serasa Experian

A popularização da biometria como ferramenta de autenticação digital no Brasil tem avançado de forma expressiva nos últimos anos. Segundo levantamentos recentes, 82% da população já utiliza alguma...

Leia maisDetails

Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

por Kelly Couto
04/07/2025
Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

O mercado global de Inteligência Artificial (IA) segue em aceleração exponencial. Segundo levantamento publicado pela Statista, a indústria deve ultrapassar a marca de US$ 1 trilhão até 2031,...

Leia maisDetails

Sudeste alcança 402 municípios com infraestrutura 5G disponível

por Kayene Simao
04/07/2025
Sudeste alcança 402 municípios com infraestrutura 5G disponível

A região Sudeste do Brasil já conta com 402 municípios com infraestrutura de rede 5G instalada e disponível para uso comercial. Segundo a Conexis Brasil Digital, sete em...

Leia maisDetails

Gerenciamento de TI em empresas brasileiras pode movimentar mais de R$ 183 bilhões ao ano

por Kayene Simao
03/07/2025
Gerenciamento de TI em empresas brasileiras pode movimentar mais de R$ 183 bilhões ao ano

Um estudo recente aponta que, caso todos os dispositivos digitais utilizados por empresas brasileiras fossem administrados por prestadores de serviços gerenciados de TI (MSPs, na sigla em inglês),...

Leia maisDetails
Tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

Tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

por Kelly Couto
12/07/2025

A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada durante declarações recentes do presidente norte-americano Donald Trump, reacendeu...

Bom Pra Crédito prevê dobrar volume movimentado por Afiliados com ampliação de canais

Open Finance deve revolucionar crédito no Brasil com portabilidade de dívidas a partir de 2025

por Kayene Simao
12/07/2025

O sistema financeiro brasileiro está em meio a um processo de transformação impulsionado pela digitalização e inovação tecnológica. Uma das...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Núcleo de Inovação e Tecnologia da CDL Florianópolis promove encontro sobre inovação e desenvolvimento de negócios

Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas

por Kayene Simao
12/07/2025

A busca por maior eficiência operacional tem levado grandes empresas a intensificarem seus investimentos em transformação digital. De acordo com...

Dólar sobe e ativos de risco enfrentam estresse em meio a temores de desaceleração econômica global

Dólar tem maior queda em meses e estimula aumento de gastos de brasileiros no exterior

por Kayene Simao
12/07/2025

O dólar registrou a maior sequência de quedas em 2025, encerrando abaixo de R$ 5,47 — o menor patamar desde...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile