• Recentes
  • Tendências
edit post
Inteligência Artificial

Inteligência artificial: como usar no varejo para aumentar as vendas?

09/07/2022
edit post
Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

16/12/2025
edit post
Golpes se intensificam no comércio durante o Dia dos Pais

Fraudes digitais disparam no fim do ano e exigem atenção redobrada dos consumidores

16/12/2025
edit post
Saúde suplementar enfrenta pressão de custos, judicialização e novos riscos no Brasil

Saúde suplementar enfrenta pressão de custos, judicialização e novos riscos no Brasil

16/12/2025
edit post
Setor editorial brasileiro cresce 13% e gera 70 mil empregos diretos em 2025

Setor editorial brasileiro cresce 13% e gera 70 mil empregos diretos em 2025

15/12/2025
edit post
Trabalhadores da Petrobras iniciam greve nacional após rejeição de proposta de acordo

Trabalhadores da Petrobras iniciam greve nacional após rejeição de proposta de acordo

15/12/2025
edit post
Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

15/12/2025
edit post
São Paulo registra aumento no número de consumidores sem energia após ciclone extratropical

São Paulo registra aumento no número de consumidores sem energia após ciclone extratropical

15/12/2025
edit post
Mercado Financeiro Revisa Projeções de Inflação e Crescimento Econômico para os Próximos Anos

Mercado Financeiro Revisa Projeções de Inflação e Crescimento Econômico para os Próximos Anos

15/12/2025
edit post
Ministro da Saúde destina esforços para combater negacionismo e ampliar cobertura vacinal no Brasil

Ministro da Saúde destina esforços para combater negacionismo e ampliar cobertura vacinal no Brasil

15/12/2025
edit post
Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil 2025 após vitórias nos pênaltis

Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil 2025 após vitórias nos pênaltis

15/12/2025
edit post
Independência financeira ainda é realidade para minoria dos brasileiros

Independência financeira ainda é realidade para minoria dos brasileiros

15/12/2025
edit post
Empresas abrem inscrições para programas de estágio com início em 2026

Empresas abrem inscrições para programas de estágio com início em 2026

15/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
terça-feira, 16 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Ciência & Tecnologia

Inteligência artificial: como usar no varejo para aumentar as vendas?

Sarah Souza por Sarah Souza
09/07/2022
em Ciência & Tecnologia, Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
Inteligência Artificial

A inteligência artificial pode ser um ponto positivo para aumentar as vendas

CompartilharCompartilhar

Em meio a outras inovações tecnológicas, a Inteligência Artificial é um dos pilares da transformação digital. Não é à toa que sua presença se torna cada vez mais comum nas organizações.
Entre as principais aplicações da IA, por exemplo, estão o Business Intelligence (BI) e o Machine Learning, dois conceitos muito utilizados para automatizar processos e tomadas de decisão.

Talvez você goste de ver:

Tendências de tecnologia para 2026 devem focar em IA confiável

Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

Inovar não basta: por que empreender em 2026 exige mais do que modismo

O que é inteligência artificial?

Além de uma área de pesquisa científica, a Inteligência Artificial (IA) pode ser compreendida como uma Tecnologia desenvolvida para emular certas capacidades da cognição humana. Trata-se de uma ferramenta extremamente relevante para as empresas, dado o seu potencial para solucionar problemas e otimizar processos.

De fato, essa é uma área na ciência da computação que simula a inteligência e o comportamento humano apenas usando máquinas. O objetivo dela é executar atividades humanas desde as mais simples até as mais complexas, como dirigir um carro. Ou seja, ela está muito presente em nosso cotidiano.

6 aplicações da Inteligência Artificial no varejo

1- Otimização do estoque

A Inteligência Artificial tem um impacto positivo em toda a cadeia de suprimentos, mas o estoque é um expoente de como ela pode ser bem aproveitada. Desde sistemas de reabastecimento autônomos até softwares que calculam o momento exato de disparar um novo pedido. Ou seja, seu funcionamento é todo voltado à otimização dos processos.

Na prática, ela captura dados de real consumo das lojas e sugere o reabastecimento de acordo com a demanda. Sendo assim, ela indica a quantidade de produtos que deve ser comprada ou distribuída, especificando por cada item e loja.

2- Transformação da jornada do cliente

A Inteligência Artificial é uma das principais responsáveis por transformar a jornada de compras do cliente em algo único. Ela faz isso por meio de um cruzamento sistematizado de dados que permite uma abordagem mais personalizada aos consumidores. 

Ler  TikTok: Entenda porque um negócio da China se tornou um oceano azul cheio de oportunidades de negócio

Em outras palavras, a empresa adquire um conhecimento relevante sobre o perfil dos clientes, podendo utilizá-lo para enriquecer a experiência com a loja.

Além do uso de dados, a IA também é utilizada para guiar a própria jornada no ambiente virtual (e-commerce). Se o cliente tem preferência por agilidade, o botão de compra pode estar sempre ali ao lado. 

Por outro lado, se o perfil indica um gosto maior por informações, uma opção inteligente pode ser o link para uma análise do produto. Existem diferentes formas de promover uma navegação mais satisfatória.

3- Mapeamento do comportamento

Ainda no contexto da coleta de dados, o uso da Inteligência Artificial no varejo viabiliza o mapeamento do comportamento das pessoas. O objetivo é traçar o perfil dos clientes atuais e dos potenciais. 

Ou seja, o foco é delinear o que chamamos de persona: o tipo de pessoa que está interessada nos seus produtos ou serviços. Além disso, a IA ajuda a identificar em que etapa da jornada de compras cada indivíduo está. 

Dados de redes sociais e navegação na loja, por exemplo, podem mostrar que tipo de anúncios e páginas o cliente já visitou. Assim, você pode disparar uma campanha de marketing personalizada (por e-mail, propagandas em redes sociais, telefone etc.) e estabelecer um contato.

Em geral, o papel da Inteligência Artificial nesse processo é captar e cruzar dados de diferentes fontes (sua própria base de dados, redes sociais, entre outras). Depois, você seleciona um grupo com maiores chances de conversão e dispara as ações de marketing e vendas, garantindo um bom aproveitamento do investimento.

4- Retenção maior

A retenção é mais precisa com o uso da IA no varejo. O funcionamento é simples: durante a navegação do cliente pela loja, a IA coleta dados das suas pesquisas (produtos, preços, condições de pagamento, prazo de entrega etc.). Quando essa pessoa vai fechar o pedido, a página dispara um pop-up na sua tela.

O chamado pop-up de retenção é uma janela pequena com uma foto do produto, um valor promocional (cupom de desconto) e uma contagem regressiva. Em suma, é uma promoção vinculada ao carrinho de compras: a pessoa tem acesso por estar comprando outros produtos.

Ler  Inteligência Artificial na contratação executiva: risco estratégico ou oportunidade real?

O resultado é bastante positivo, já que o cliente se sente tentado a comprar o produto no qual ele já tinha interesse graças à promoção. Isso significa um volume de compras maior por pessoa, elevando o ticket médio.

5- Preço dinâmico

A mesma lógica pode ser aplicada em diferentes momentos da jornada do consumidor. Soluções baseadas em Inteligência Artificial possibilitam a definição de um preço dinâmico, ou seja, com base em fatores mais complexos que influenciam o valor a ser cobrado. Entre outros fatores, isso envolve, por exemplo:

  • análise da concorrência;
  • comportamento do consumidor;
  • período do ano;
  • giro de mercadorias;
  • nível do estoque;
  • margem de lucro.

O cálculo, então, ajuda a estabelecer um preço que fortalece a competitividade da empresa. Vale destacar que, graças ao Machine Learning, o preço é atualizado com certa frequência, de acordo com novas mudanças detectadas nesses indicadores.

A aplicação varia, é claro, entre os diferentes setores do varejo, o tipo de produto que oferecem e outras especificidades.

6- Atendimento personalizado

O chatbot é um dos grandes chamarizes da Inteligência Artificial no varejo. Em resumo, estamos falando de um robô virtual baseado em IA cuja função é conversar com as pessoas. No ambiente empresarial, sua presença vem se tornando marcante — basta entrar no site de uma empresa, principalmente se ela trabalha com vendas, que você vai se deparar com um chatbot à sua disposição.

O objetivo do robô virtual é dar informações, tirar dúvidas e automatizar algumas etapas da navegação do cliente. Ele oferece uma solução quase imediata para a maioria dos pedidos e, de quebra, coletam dados para uma análise do perfil do cliente.

Se uma pessoa conversa com o chatbot buscando informações sobre diferentes produtos, isso é registrado e utilizado nas estratégias que mencionamos. É interessante notar que eles permitem um ajuste fino das ações de marketing, o que garante que cada mensagem seja enviada à pessoa correta.

Leia também:

Inteligência humana criando inteligência artificial: em que ponto estamos?

Ler  AGU pede que Meta exclua chatbots que promovem erotização infantil

Hikvision passa utilizar inteligência artificial e machine learning para aprimorar o autoatendimento de seus clientes

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Sarah Souza

Sarah Souza

Licenciada em Letras Português e Inglês e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com aulas particulares de inglês e português para estrangeiros em escola de idiomas. Nos dias de hoje é redatora de conteúdo e revisora de textos.

Artigos recomendados

Tendências de tecnologia para 2026 devem focar em IA confiável

por Kayene Simao
09/12/2025
edit post
Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação cresce e alcança 6,5% do PIB brasileiro

As inteligências artificiais generativas, o avanço do trabalho híbrido e a demanda por experiências mais personalizadas devem continuar orientando a agenda tecnológica das empresas em 2026. Uma análise...

Leia maisDetails

Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

por Taysa Medeiros
05/12/2025
edit post
Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

A adoção de sistemas de Inteligência Artificial (IA) avança de forma consistente e deve alcançar um ponto de inflexão em 2026. No setor financeiro, algoritmos já ajustam carteiras...

Leia maisDetails

Inovar não basta: por que empreender em 2026 exige mais do que modismo

por Kayene Simao
24/11/2025
edit post
Empresários de Sapiranga discutem efeitos da Reforma Tributária no ambiente de negócios

O processo de digitalização das empresas brasileiras continua em expansão, mas ainda de forma desigual. O índice de maturidade digital das organizações subiu de 3,3 para 3,7 pontos...

Leia maisDetails

Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

por Kelly Couto
17/11/2025
edit post
Google anuncia investimento de R$ 32,9 bilhões na Alemanha para fortalecer liderança global em IA

O Google anunciou um dos maiores investimentos de sua história na Europa: US$ 6 bilhões (aprox. R$ 32,9 bilhões) serão destinados à expansão de infraestrutura digital e ao...

Leia maisDetails

Tecnologia 100% nacional: jovem cria o primeiro robô de colheita de açaí do mundo

por Redação
16/11/2025
edit post
Tecnologia 100% nacional: jovem cria o primeiro robô de colheita de açaí do mundo

A rotina de risco enfrentada por milhares de peconheiros na Amazônia ganhou hoje um novo capítulo. Durante visita à região, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu...

Leia maisDetails
edit post
Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

por Kayene Simao
16/12/2025

O mercado de franquias do Estado do Rio de Janeiro manteve trajetória de crescimento no terceiro trimestre de 2025 e...

edit post
Golpes se intensificam no comércio durante o Dia dos Pais

Fraudes digitais disparam no fim do ano e exigem atenção redobrada dos consumidores

por Kayene Simao
16/12/2025

O fim do ano movimenta o comércio eletrônico como nenhum outro momento. Entre a Black Friday, o Natal e a...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Saúde suplementar enfrenta pressão de custos, judicialização e novos riscos no Brasil

Saúde suplementar enfrenta pressão de custos, judicialização e novos riscos no Brasil

por Kayene Simao
16/12/2025

O setor de saúde suplementar no Brasil atravessa um período de forte pressão estrutural, marcado por custos crescentes, aumento da...

edit post
Setor editorial brasileiro cresce 13% e gera 70 mil empregos diretos em 2025

Setor editorial brasileiro cresce 13% e gera 70 mil empregos diretos em 2025

por Taysa Medeiros
15/12/2025

O setor editorial e livreiro no Brasil registrou um crescimento significativo em 2025, com mais de 54 mil empresas e...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d