Estão abertas até 31 de março as inscrições para a premiação “Top 30 Líder que Sabe Lidar”, promovida pela Vitalk, startup que emprega tecnologia no cuidado da saúde emocional dentro e fora das empresas. A campanha visa destacar bons exemplos de liderança, estimular a conversa sobre a importância de promover o bem-estar e, sobretudo, iniciar um movimento para a formação de líderes melhores.
A empresa vai selecionar as 30 histórias de lideranças que se destacam por serem humanas, conscientes e inspiradoras. Profissionais podem inscrever seus líderes ou colegas de trabalho no site oficial da campanha.
“Promover saúde mental dentro das corporações é um dos pilares de atuação da Vitalk, que desenvolve soluções como o mapeamento de saúde mental de equipes e a capacitação de lideranças. O que observamos, no entanto, é que precisamos de um esforço conjunto para acelerar mudanças que irão transformar a realidade atual de forma drástica”, conta Michael Kapps, founder e CEO da Vitalk.
A premiação faz parte das ações da Vitalk direcionadas ao bem-estar corporativo com foco nas lideranças das empresas, em função da sua influência no clima dentro de uma organização. De acordo com a consultoria de recrutamento Michael Page: 8 em cada 10 funcionários pedem demissão por causa das lideranças.
“O cenário atual não é benéfico a nenhuma das partes envolvidas. Empresas sofrem com altos turnovers, lideranças têm suas capacidades questionadas e liderados abrem mão de oportunidades priorizando sua saúde mental”, conta Michael.
O esforço da Vitalk tem se mostrado efetivo, engajando funcionários de todos os níveis hierárquicos.
“Nos surpreendemos ao perceber que 30% dos respondentes da premiação até agora são gerentes, coordenadores e CEOs, capazes de enxergar a importância desse movimento e valorizar as lideranças dentro de seus próprios times”, conta Michael. Exemplo disso é Rodrigo Pádua, Vice-Presidente Global de Gente e Cultura da Stefanini, que fez questão de divulgar a premiação dentro da multinacional que é parceira ouro da premiação. “O bom líder precisa encontrar um equilíbrio entre hard skills e soft skills, somando a entrega de resultados com um interesse genuíno pelas pessoas. Isso manterá o time saudável e engajado com a jornada da empresa”, conta Rodrigo, que criou, junto com seu time, iniciativas para estimular o bem-estar, como programas internos para dar apoio e suporte à saúde mental de colaboradores.
Para Rodrigo, o impacto de negligenciar o cuidado com a saúde mental pode gerar consequências para todas as partes envolvidas no processo.
“É preciso manter todos informados sobre o tema, não só para que saibam o que é, mas também que busquem ajuda profissional na presença dos sintomas. Todas essas ações devem ser feitas com planejamento, auxílio de profissionais da área e que apontem caminhos para aqueles que, de alguma forma, se sentem constrangidos de pedir ajuda”, complementa.
Júri formado por grandes líderes
A Vitalk se uniu a sete grandes lideranças do mercado para formar o júri que escolherá as melhores histórias.
Fazem parte deste time Rodrigo Pipponzi, CEO da Editora Mol, Lisiane Lemos, Linkedin Top Voice e Cofundadora da Conselheira 101, Pedro Telles, Community Manager do Sistema B, Maite Schneider, cofundadora da Transempregos e da Integra Diversidade, Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk, Bruno Guimarães, fundador da comunidade Amigos do CX e Country Manager Brazil na Mobile Marketing Association e Regiane Soccol Global Community Impact Latam Manager da Johnson&Johnson.
Premiação
As 10 melhores histórias darão à liderança indicada uma pós ou MBA na Pós-Descomplica, acesso ao mapeamento de saúde mental da Vitalk para Empresas, uma formação online da Alura, um kit do clube de assinaturas de livros TAG e outro da Grow Livros.
As 30 melhores histórias também serão premiadas, com acesso ao mapeamento de saúde mental da Vitalk para Empresas e um ano de assinatura da HSM Management.
Todos os participantes que contarem as histórias de seus líderes inspiradores ganharão descontos em uma série de produtos de desenvolvimento pessoal nas plataformas mencionadas acima.