O avanço da vacinação tem impulsionado o retorno gradual de diversas atividades, entre elas as viagens corporativas.
Mas enquanto as agendas presenciais animam muitos negócios, o custo da passagem aérea tem se tornado uma dor de cabeça e um custo acima do esperado. Isso porque, de acordo com o IBGE, a inflação e a alta do dólar estão impactando no preço dos bilhetes, que subiram quase 60% em um ano. Este é, inclusive, o item não alimentício que mais encareceu no período.
Cibeli Oliveira, diretora de CX da Paytrack, empresa especializada em soluções para gestão de despesas e passagens aéreas, diz que o cenário movimenta uma outra situação: a procura por soluções de automação que proporcionem o controle de custo e a escolha das melhores ofertas de mercado.
“Só neste ano tivemos a chegada de grandes contas ao nosso portfólio de clientes, na comparação com 2020, quando passamos a atender clientes como a Cogna, maior grupo de educação do mundo, grupo JBS e Hypera Pharma. São empresas, principalmente de grande porte, que buscam uma forma de garantir compliance à operação e o enxugamento de gastos desnecessários”, destaca.
Na prática, o sistema da companhia permite a reserva de bilhetes aéreos após uma varredura entre os preços praticados em vários canais, comparando melhores horários e serviços de acordo com a política de viagem da empresa.
“Outro fator que tem sido muito procurado é a gestão do bilhete não voado. Isso porque em negócios com alto volume de deslocamento, não é incomum que passagens adquiridas em viagens canceladas acabem perdendo validade. Isso se torna um custo desnecessário, o que impacta no compliance do negócio”, conta.
A automação também tem sido um fator fundamental para o controle de outras despesas atreladas às viagens corporativas.
“O impacto da inflação sobre o custo das refeições, por exemplo, é muito grande. Com um sistema de gestão que dê ao gestor visibilidade e dados confiáveis para a análise de despesas é possível ajustar o orçamento para este fim, levando em consideração, inclusive, a região em que o profissional irá se deslocar”, destaca.
Sobre a Paytrack
Fundada em 2017, a Paytrack é uma empresa brasileira focada em soluções para gestão de despesas e viagens corporativas.
São mais de 300 empresas atendidas, que podem cotar passagens, validar comprovantes de alimentação e transporte e manter total controle sobre a política de reembolsos, com gestão anti-fraude, agilidade e melhor experiência ao usuário.
Somente em 2020,a Paytrack transacionou mais de R$ 475 milhões em viagens e despesas corporativas. Os softwares da companhia proporcionam redução do tempo de conferência de relatórios de despesas, e de custos através da validação de despesas.
As empresas podem, inclusive, controlar e gerenciar o reembolso de gastos dos profissionais em home office.