O Ibovespa encerrou a primeira segunda-feira do ano com alta de 1,06%, apesar das quedas registradas por ações de peso, como Petrobras e Vale.
Analistas de mercado destacaram que o momento positivo do índice foi significativamente influenciado por desenvolvimentos recentes dos Estados Unidos.
Para Hérisson Pesker, especialista em investimentos CEA do Grupo Fractal, O desempenho positivo do índice foi fortemente influenciado por notícias vindas dos Estados Unidos, relacionadas à administração de Donald Trump e sua abordagem para a taxação de importações.
“Essas informações provocaram um recuo global do índice DXY, indicador que mede a força do dólar em relação a outras moedas. A desvalorização do dólar favoreceu o real, criando um ambiente mais otimista para o mercado brasileiro. Esse movimento resultou em uma valorização significativa da bolsa, que conseguiu recuperar as perdas registradas no pregão da última sexta-feira, quando o Ibovespa havia atingido os níveis mais baixos desde o final de 2023. A recuperação reforça o impacto das variáveis globais no desempenho da bolsa brasileira e mostra a sensibilidade do mercado local às oscilações cambiais e às decisões de política econômica”, comenta o especialista.
Qual é a metodologia de cálculo do índice Ibovespa?
O índice da B3 utiliza um sistema de pontos para refletir o comportamento dos preços das ações negociadas na bolsa. Cada ponto corresponde a R$ 1. Portanto, uma carteira que tenha a mesma composição do índice é avaliada em cerca de R$ 130 mil, que equivale ao número de pontos do Ibovespa.
Embora a pontuação seja crucial para entender a valorização da bolsa, a variação de pontos ao longo de um período é uma referência mais significativa para analisar e comparar o desempenho de ações e fundos de renda variável. Assim, qualquer investimento desse tipo deve apresentar uma rentabilidade superior a essa variação para ser considerado satisfatório.