O governo federal passará a enviar mensagens de orientação para auxiliar estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 nas diferentes etapas do certame. A iniciativa inclui informações sobre o uso de ferramentas digitais, entre elas o recém-lançado Chat GOV.BR, chatbot de inteligência artificial do governo federal.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), a partir desta sexta-feira (16) os estudantes receberão mensagens pela Caixa Postal GOV.BR e pelo WhatsApp com orientações sobre o resultado do Enem 2025. A ação marca também o lançamento do Chat GOV.BR, que tem como objetivo facilitar o acesso a informações relacionadas ao exame.
As mensagens trarão orientações para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ocorrerão de 19 a 23 de janeiro. Nesta edição, considerada pela Secom a maior da história do programa, serão ofertadas mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos de 136 instituições de ensino superior.
A Secom destaca ainda que as notas individuais do Enem estão disponíveis na Página do Participante, onde é possível consultar a pontuação da redação e das quatro áreas de conhecimento avaliadas. No caso dos chamados treineiros — participantes que ainda não concluíram o ensino médio —, o boletim individual será divulgado em até 60 dias após a publicação do resultado.
Além do Sisu, os estudantes poderão concorrer a bolsas de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições previstas entre os dias 26 e 29 de janeiro. Também será possível acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento para cursos de graduação em instituições privadas.
Segundo a Secom, a partir de 19 de janeiro o governo federal também enviará mensagens personalizadas sobre as inscrições do Sisu para participantes de edições anteriores do Enem. Estudantes que realizaram o exame em 2023, 2024 e 2025 serão convidados a participar da edição deste ano, com comunicações direcionadas a alunos de escolas públicas e privadas por meio do WhatsApp e da Caixa Postal GOV.BR.
Com informação agência Brasil.




















