Muitas pessoas ainda não o conhecem, mas o Google Meu Negócio é uma das mais completas ferramentas que a gigante das buscas disponibiliza atualmente.
Essa plataforma tem sido explorada por profissionais do marketing digital e por alguns empreendedores que já entenderam os seus benefícios.
Nos próximos tópicos você vai conhecer o funcionamento do Google Meu Negócio, além de ficar sabendo como aproveitá-lo.
O que é e como funciona o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta de marketing totalmente gratuita que surgiu em 2014. Nela, os empreendedores podem cadastrar o seu comércio, que de preferência precisa ter um ponto de atendimento físico.
Uma vez cadastrado na plataforma, o empreendimento passa a aparecer organicamente nas buscas feitas no Google.
Isso acontece porque o algoritmo do buscador sugere aquele negócio a usuários que estejam procurando por algo parecido.
Como exemplo, se você tem uma lanchonete e vier a cadastrá-la no Meu Negócio, todas as vezes que alguém pesquisar pelas palavras-chave escolhidas por você, o Google irá indicá-la.
Esse direcionamento apurado acontecer pelos seguintes motivos:
- No cadastro o empreendedor precisa fornecer dados como telefone, e-mail, endereço e site da sua empresa;
- É necessário fazer upload de fotos do estabelecimento;
- É preciso também dar a localização do comércio, que fica fixada no Google Maps;
- Você terá também que informar horário de fechamento e abertura do seu negócio;
- Os perfis da sua empresa nas redes sociais também são solicitados.
Com essas informações em mãos, o Google garantirá que clientes interessados encontrem o seu estabelecimento.
Vale destacar ainda que os clientes podem fazer comentários e dar notas ao seu empreendimento em uma seção de comentários que existe no Google Meu Negócio.
Como criar e usar o Google Meu Negócio
Ficou interessado em criar um perfil para a sua empresa no Google Meu Negócio? Então siga o passo a passo abaixo!
- Acesse o site oficial da ferramenta;
- Clique em “Comece Agora” e depois vá até a aba “Adicione seu negócio”;
- Logo após, preencha todos os dados solicitados sobre o seu negócio (preste bastante atenção a esse ponto, pois as informações relevantes a respeito da sua empresa são pedidas aqui);
- Em seguida, confirme as informações inseridas no formulário;
- Depois disso você terá de confirmar o seu endereço. Contudo, essa confirmação só pode ser feita através de um código que é enviado pelo Google ao seu endereço via Correios. Depois que o código chegar, você precisa voltar ao painel do Google Meu Negócio e procurar o botão “confirmar agora” e inserir as informações enviadas pela empresa;
- Por fim, após a confirmação do endereço, o seu Google Meu Negócio estará criado. Agora, você pode adicionar fotos e incrementar o seu perfil.
Como aproveitar a ferramenta?
Para aproveitar o Google Meu Negócio é preciso de mais do que apenas criar um perfil, concorda? Pois bem.
Na lista descrita abaixo elencamos algumas formas de aumentar o aproveitamento da ferramenta. Veja:
- Usar técnicas de SEO para aumentar a presença do seu empreendimento nos resultados de buscas;
- Manter as informações do negócio sempre atualizadas;
- Fazer o monitoramento das estatísticas do perfil (número de visitantes, média de classificação dada pelos clientes, quantidade de comentários, rotas traçadas, etc);
- Estudar o comportamento da sua clientela para melhorar no que for preciso.
Colocando todas essas dicas em prática é muito provável que você venha a ter sucesso com o uso do Google Meu Negócio.
Leia mais:
Facebook: 5 ferramentas úteis para o seu negócio
10 dicas para escrever melhor nas redes sociais da sua empresa