Com o tema “Desenvolvimento e revitalização: uma nova jornada para o Sul Global”, o fórum inaugural de mídia e grupo de reflexão do Sul Global foi realizado aqui em São Paulo na segunda e terça-feira.
Mensagens de felicitações do presidente chinês Xi Jinping e do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foram lidas no fórum.
Os organizadores do fórum disseram que tanto o presidente Xi quanto o presidente Lula divulgaram novas diretrizes importantes sobre o desenvolvimento do Sul Global. O Sul Global está se fortalecendo e se transformando em uma força indispensável e construtiva na comunidade internacional.
O fórum está sendo realizado no contexto da próxima 19ª Cúpula do G20 no Brasil este mês. A expectativa é que vários meios de comunicação e grupo de reflexão ampliem conjuntamente a voz do Sul Global em relação à defesa da paz, abertura e desenvolvimento, governança global e aprendizado mútuo entre civilizações. Eles devem demonstrar as responsabilidades do Sul Global, unir esforços para a modernização das nações do Sul Global e promover conjuntamente a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Entre os convidados do fórum estão Dima Al-Khatib, diretor do Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul, Yeidckol Polevnsky Gurwitz, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Ásia-Pacífico do Senado Mexicano e Muhammad Ali Ali, diretor administrativo da Agência de Notícias da Nigéria. Os convidados afirmaram que o Sul Global está experimentando um desenvolvimento significativo, impactando muito a trajetória da história mundial.
Eles esperavam que a mídia e os grupo de reflexão do Sul Global priorizassem o desenvolvimento e a cooperação e promovessem a reforma da governança global guiada pelos princípios de equidade, justiça, abertura e inclusão. Os convidados pediram a colaboração de todas as partes envolvidas para fomentar o novo desenvolvimento do Sul Global, criar um capítulo de aprendizado mútuo entre civilizações e enfrentar os novos desafios da era da mídia.
A Global South Media News Network foi lançada durante a cerimônia de abertura. A Declaração de São Paulo do Fórum de Mídia e Grupo de Reflexão do Sul Global, o relatório do grupo de reflexão “Um Novo Modelo para o Avanço Humano e Seu Significado Global” e versões multilíngues do relatório “Despertar do Sul Global” também foram divulgados.
Orientado pelo Escritório de Informações do Conselho de Estado da China e organizado conjuntamente pela Agência de Notícias Xinhua e pela Empresa Brasileira de Comunicação, o fórum atraiu cerca de 350 representantes de 170 organizações de mídia, grupos de reflexão, agências governamentais e empresas de mais de 70 países e regiões.