A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), em parceria com a Associação Brasileira de Empresas Chinesas (ABEC-CCPIT), realiza no dia 7 de maio, na sede da FGV, o III Seminário “Um Cinturão, Uma Rota e Um Rio: caminhos regulatórios para os negócios entre China e Rio de Janeiro”. Durante o encontro, haverá apresentações e debates de análises sobre os desafios para o desenvolvimento de projetos na área de energia e de infraestrutura social e urbana no Rio de Janeiro em parceria com a China, de modo a fazer do Rio a cidade brasileira de conexão com a Nova Rota da Seda.
O coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, Evandro Menezes de Carvalho, diz que o objetivo do seminário é fazer do Rio de Janeiro um elo de ligação direta com os oceanos e os vastos territórios do Cinturão e Rota, a fim de participar ativamente deste projeto de desenvolvimento econômico e social de escala global. De acordo com ele, a iniciativa do governo chinês envolve países e regiões da Ásia, Centro e Leste da Europa e Norte da África, abrangendo uma população de 4.4 bilhões de pessoas e um volume econômico de US$ 21 trilhões, números que representam 63% e 29% do total mundial.
“Atualmente, mais 120 países e 29 organizações internacionais assinaram acordos de cooperação internacional com a China relativos ao Cinturão e à Rota. A América Latina pode até estar geograficamente fora do mapa original do Cinturão e Rota, mas possui um intenso comércio com a China e é destino de muitos investimentos chineses. A partir desse ponto de vista, pode-se dizer que o Brasil é parte desta Nova Rota da Seda”, destaca o professor da FGV Direito Rio Evandro Menezes de Carvalho.
Serviço:
III Seminário “Um Cinturão, Uma Rota e Um Rio: caminhos regulatórios para os negócios entre China e Rio de Janeiro”
Dia: 7 de maio
Horário: 8h30 até 12h
Local: Sede FGV – Praia de Botafogo, 190, 12º andar, Auditório Engenheiro M. F. Thompson Motta
Inscrição: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4472&P_IDIOMA=0
Programação:
08h30 – 09h00 – Credenciamento
09h00 – 10h00 – Abertura
O “Cinturão e Rota” e o Brasil: Como desenvolver as Cinco Conexões para o aprimoramento das relações bilaterais?
– Sr. Sergio Guerra (Diretor da FGV Direito Rio) – Presidente da sessão de abertura.
– Sr. LI Yang (Consul Geral da RPC no Rio de Janeiro)
– Sr. Evandro Menezes de Carvalho (Coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China)
– Sr. Wang Yansong (Presidente da Associação Brasileira de Empresas Chinesas – ABEC; e Presidente da XCMG Brasil)
Conferência de abertura:
– Sr. Embaixador YANG Wanming (Embaixador da República Popular da China no Brasil)
10h00 – 10h45 – Segunda Sessão
Desenvolvimento de infraestrutura no Rio e no Brasil: carteira de projetos no estado do Rio de Janeiro, oportunidades de parceria com a China e o papel do BNDES.
Moderador: Sr. Marcos Ludwig (Veirano Advogados).
Palestrantes:
– Sr. Song Lei (Presidente do China Development Bank)
– Sr. Osmar Lima (Chefe do Departamento de Projetos Municipais da Área de Desestatização e Estruturação de Projetos do BNDES).
– Sr. Chang Zhongjiao (Presidente da State Grid Brasil)
– Sr. Mauro Viegas Filho (Presidente do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, e Presidente de Honra do Conse lho de Administração da Concremat Engenharia e Tecnologia)
10h45 – 11h00 – Intervalo
11h00 – 11h45 – Terceira Sessão
Regulação dos setores de energia e infraestrutura: uma agenda para a promoção de investimentos
Moderador: Renato Ferreira dos Santos (Graça Couto Advogados)
Palestrantes:
– Sr. Sheng Jianbo (Presidente da China National Offshore Oil Corporation – CNOOC Brasil Ltda.)