FGTS emergencial 2021: como funciona o saque digital - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

FGTS emergencial 2021: como funciona o saque digital

Trabalhadores podem sacar o valor emergencial por meio do saque aniversário

FGTS emergencial 2021 pode ser acessado por meio de saque digital no valor de um salário mínimo.

O acesso ao valor emergencial foi criado em 2020 pelo Governo Federal durante a primeira onda da pandemia de Covid-19.

Desde já, foram liberados cerca de R$ 37,8 bilhões para mais de 60 milhões de trabalhadores brasileiros aptos a receber o auxílio emergencial.

Como sacar o FGTS emergencial 2021?

O saque digital do FGTS emergencial 2021 pode ser realizado gratuitamente por meio do aplicativo Caixa FGTS, disponível para Android e iOS. De acordo com a Caixa Econômica Federal é possível simular os valores no site oficial.

Do mesmo modo, os correntista de conta poupança ou de outros bancos podem solicitar o crédito diretamente.

Para acessar, é preciso se cadastrar com o número do CPF e senha de seis dígitos numéricos. Além disso, é possível acompanhar a conta a qualquer hora e sem sair de casa.

O saque digital do FGTS emergencial 2021 já está disponível?

A princípio, o governo federal ainda não autorizou o saque digital do FGTS emergencial 2021. A previsão da liberação ocorrerá até junho desse ano, já que o auxílio emergencial foi prorrogado por mais quatro anos.

Porém, existe outra forma de acessar o valor do FGTS: através do saque aniversário.

O saque do FGTS pela data de aniversário é permitida para trabalhadores que comunicarem à Caixa o desejo de receber os valores anualmente. O valor é calculado pelo percentual do saldo da conta corrente.

Ou seja, para contas com até R$ 500, será liberado 50% do valor total. Contas com valor acima, serão acrescidos de uma parcela fixa.

Disponível para smartphones, o saque digital do FGTS é realizado com CPF individual e senha. Imagem: Caixa Econômica Federal/Divulgação.

Os trabalhadores que optarem por sacar o FGTS emergencial 2021 na modalidade saque aniversário podem acessar o dinheiro conforme o calendário de pagamento.

O período inicia no primeiro dia útil do mês de aniversário e encerra no último dia do segundo mês subsequente. Por exemplo, se a data de aniversário do trabalhador é 10 de janeiro, ele terá direito ao saque digital de 4 de janeiro a 31 de março.

Do contrário, o valor retorna para a conta do FGTS e poderá ser utilizado somente em casos especiais.

De acordo com a lei, o valor total só será liberado para compra da casa própria, aposentadoria ou demissão sem justa causa.

Leia também: Covid-19 acelerou a digitalização de meios de pagamento no Brasil, afirma Minsait

Comentários estão fechados.