Com o objetivo de revelar a relação conflituosa e cercada por barreiras operacionais e administrativas entre o sistema financeiro e as organizações da sociedade civil no país, a ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) irá lançar um estudo inédito sobre ONGs e bancos no próximo dia 04 de abril.
O evento presencial e gratuito disponibilizará 40 vagas e será na Vila Uberabinha, na Zona Sul de São Paulo (SP), com início às 09h30 e término previsto para às 11h. É possível também acompanhar o lançamento de maneira remota e, neste caso, as inscrições são ilimitadas.
A pesquisa As ONGs e os bancos nasceu após a ABCR receber reclamações constantes de instituições do Terceiro Setor sobre o sistema financeiro e foi realizada com 123 organizações.
Trata-se de uma iniciativa do programa de advocacy da ABCR, que também faz parte da Coalizão de OSCs pelo GAFI (Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo).
“A ideia do evento é apresentar os principais dados do estudo e reunir uma comunidade de representantes da sociedade civil e outros atores interessados, para entendermos o momento atual, mas também em como avançar a agenda e melhorar a relação entre os setores”, comenta Fernando Nogueira, diretor-executivo da ABCR.
Para compreender e avaliar as percepções das organizações sobre os bancos, a ABCR aplicou questionários on-line com 39 perguntas abertas e fechadas entre junho e julho de 2022.
Serviço
Lançamento do estudo As ONGs e os Bancos
4 de abril, das 9h30 às 11h
Evento híbrido – presencial e on-line (gratuito)
Auditório da sede da Fundação Abrinq – Rua Araguari, 835 – Moema, São Paulo (SP)
Inscrições: Sympla
Sobre a ABCR
A ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional, que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil.
Lidera campanhas, eventos e uma série de outras iniciativas de fortalecimento do setor e de apoio a quem atua por uma sociedade mais justa e democrática. Dentre as iniciativas realizadas estão o Dia de Doar e o Festival ABCR.