A edição de 2019 da pesquisa anual State of Agile Marketing apontou que metade dos times de marketing pretendem adotar métodos ágeis em suas rotinas em no máximo um ano. Nascidos nos departamentos de tecnologias, as metodologias ágeis têm se espalhado rapidamente por diversas outras áreas das empresas – inclusive de gigantes como Spotify, ING, Vivo, Itaú e Magazine Luiza.
Apesar do interesse em adotar o ágil, os participantes da pesquisa apontaram que a falta de treinamento ou conhecimento sobre o assunto ainda é a principal barreira enfrentada para fazer esta mudança.
De olho nisso, a ESPM lançou a oitava edição de seu curso de Agile Marketing. Com quase 500 profissionais treinados desde 2017 e 60 alunos na última edição, o curso segue como um dos mais procurados dos treinamentos livres promovidos pela instituição e com uma das avaliações mais altas – a nota média dada pelos participantes das últimas edições foi de 9,5 de 10 possíveis.
“Profissionais de marketing que saibam trabalhar com dados e consigam lidar com todas as incertezas da nova realidade do mercado são muito valorizados, e líderes que conseguem promover uma gestão mais ágil têm resultados melhores com times mais enxutos e multidisciplinares”, afirma Felipe Collins, professor responsável pelo curso e líder da área de startups da ACE , empresa de inovação referência na América Latina.
O conteúdo do curso engloba desde as rotinas operacionais de um time ágil, baseadas em metodologias como Lean Startup, Scrum e Kanban, até tendências, questões culturais, comportamentais e de design de carreira e competências para que o aluno saia pronto para implementar a gestão ágil em qualquer contexto, seja criando um negócio ou transformando uma agência ou a área de marketing de uma grande corporação.
“Vimos a transformação na carreira de muitos alunos que participaram das últimas edições do curso. É animador ver que a metodologia faz sentido tanto para quem trabalha em grandes empresas, como para quem atua em agência ou em startups”, afirma Gabriel Ferreira, co-professor do curso e sócio da agência de relações públicas Pineapple Hub , que atende startups como Pipefy, Omie, Olist, Cuponeria e Shopper. “O fato de eu e o Felipe sentirmos em nossas rotinas os benefícios e desafios dos métodos ágeis em nossas rotinas faz com que as aulas se tornem muito mais práticas e possam trazer impactos imediatos para os alunos”, complementa.
A próxima turma acontecerá entre os dias 20 e 23 de janeiro, das 19h30 às 22h30. Os participantes têm acesso a fundamentos teóricos e exercícios práticos que permitirão começar a aplicar os ensinamentos imediatamente. Para participar da turma de julho do curso de Agile Marketing da ESPM é necessário se inscrever diretamente no site da instituição.
Serviço:
Curso: Agile Marketing
Onde: ESPM Tech – Rua Joaquim Távora, 1240 – São Paulo/SP
Quando: 20 a 23 de janeiro, das 19h30 às 22h30
Professores: Felipe Collins, professor da ESPM e líder da área de startups da ACE, e Gabriel Ferreira, professor da ESPM e sócio da Pineapple Hub
Quanto: R﹩ 1.499 (parcelados em até 6 vezes)
Mais informações: http://www.espm.br/educacao_continuada/agile-marketing/