Há diversos benefícios da energia solar fotovoltaica, tais como vida útil longa, maior economia e valorização do imóvel. Entretanto, quando falamos desse tipo de geração, é necessário apontar vantagens e desvantagens.
Entre as poucas desvantagens, pode-se encontrar um alto custo de aquisição e a questão da intermitência na produção de energia. Então, saber quais são os benefícios e malefícios da energia solar pode ajudar a decidir se vale a pena ou não fazer a instalação dela. Entender os prós e contras da energia solar fotovoltaica e o porquê da energia solar no Brasil e no mundo estar em constante crescimento é fundamental.
Decerto, a definição de energia solar está associada à energia fotovoltaica, tecnologia que utiliza a luz do Sol como fonte de energia para gerar eletricidade. E, portanto, possui a vantagem de ser uma energia gratuita, renovável, alternativa e limpa, apesar da desvantagem de seu alto custo inicial.
A energia solar fotovoltaica possui vantagens e desvantagens, entre elas: a facilidade de acesso à energia elétrica em locais mais remotos. Apesar de sistemas off-grid possuírem baixa capacidade de armazenamento por ainda estarem em desenvolvimento.
As usinas solares fotovoltaicas também possuem vantagens e desvantagens, como a durabilidade de mais de 30 anos, apesar de seus altos custos iniciais. Além disso, o fato de ocupar pouco espaço, ainda que tenham uma menor produção de energia em comparação às usinas termelétricas.
17 vantagens da energia solar
São vantagens da energia solar: seu baixo impacto ambiental, sua instalação simples, seu baixo custo em relação ao tempo de vida útil. Também o fato de poder ser utilizada como substituta da energia elétrica convencional em regiões que ainda não possuem distribuição.
A energia solar é uma das mais sustentáveis do mundo, sendo renovável e limpa, uma vez que não emite poluentes nem utiliza matérias-primas escassas na natureza.
Energia solar é um recurso totalmente renovável
Quando dizemos que a energia solar é uma fonte de energia renovável, significa que a luz do sol é uma fonte de energia constante e consistente. Dos recursos renováveis como energia eólica, energia hídrica e solar, a energia solar é a mais consistente e previsível.
O petróleo, que é comumente usado como fonte de energia/combustível no mundo, não é um recurso renovável. Isso significa que, eventualmente, esta fonte de energia irá acabar para sempre e as pessoas que dependem dele não terão mais energia.
A energia solar fotovoltaica não faz nenhum barulho
Os painéis fotovoltaicos não fazem um único barulho ao gerarem energia solar. O processo fotovoltaico é 100% silencioso, diferente da energia eólica, por exemplo.
A energia solar fotovoltaica não polui
Esta talvez seja a vantagem mais importante da energia solar. Sim, para se produzir o painel fotovoltaico precisa-se de muita energia mas, o painel fotovoltaico, durante a sua vida útil, gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.
O sistema fotovoltaico quase não precisa de manutenção
O sistema fotovoltaico não possui peças móveis, portanto, quase não há desgaste mecânico. Os painéis fotovoltaicos duram mais de 25 anos apenas com uma simples limpeza anual.
A energia solar fotovoltaica é o sistema de autogeração mais barato
Ainda que os componentes dos sistemas de energia fotovoltaicos tenham sido comercializados a preços inacessíveis, assim que a tecnologia chegou ao Brasil, isso não é mais uma realidade praticada. Atualmente, é possível ter um kit de energia solar residencial pelo preço, aproximadamente, de um carro popular.
Além disso, o sistema garantirá descontos na conta de luz durante toda sua vida útil, que é bastante longa.
Placas solares são resistentes às intempéries
Parte da grande vida útil de sistemas de energia solar é fruto de sua resistência significativa aos danos causados pela ação da natureza, como chuvas, ventos ou até mesmo granizo.
Baixo custo do sistema fotovoltaico, considerando-se a vida útil
Os preços de painéis solares podem parecer elevados, mas ao longo dos anos você vai economizar muito dinheiro. Afinal, a luz do sol é grátis!A expectativa de payback dos custos do sistema de energia solar é de aproximadamente 7 anos (menos de 1/4 de sua vida útil).
Ao considerar todo o investimento de compra e instalação do sistema fotovoltaico somado a mínima manutenção ao longo de toda a sua vida útil (aproximadamente 25 anos) e dividir pela energia gerada ao longo desses anos, fica claro que a energia solar é mais barata do que a energia comprada da distribuidora.
Painéis fotovoltaicos são fáceis de instalar
Acredite, o sistema fotovoltaico é muito fácil de se instalar. Apesar de exigir mão de obra qualificada, em apenas um dia, o seu sistema já estará montado e funcionando.
A energia solar é a fonte de energia mais barata do mundo
A energia mais barata do mundo é a energia solar, segundo a Bloomberg New Energy Finance. Por ser gerada a partir da captação da luz do sol, é uma fonte de energia gratuita, além de ser limpa, inesgotável, sustentável e renovável.
Segundo a consultoria Bloomberg New Energy Finance, a energia solar já superou a energia eólica, tornando-se a fonte de energia renovável mais barata do mundo. Ainda assim, estima-se que até o ano de 2050 ela será a fonte mais utilizada em todos os países, contando ainda, como a forma mais barata de produzir energia.
A energia solar pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica
A energia solar fotovoltaica é uma das melhores alternativas em regiões isoladas onde não se tem rede elétrica, muito mais barata que geradores a diesel ou óleo combustível.
Ocupa pouco espaço
Em um sistema fotovoltaico, os painéis solares, principalmente os de silício monocristalino, são mais puros e eficientes, além de ocuparem pouco espaço em sua instalação. Portanto, o sistema não demanda a ocupação de grandes áreas, e é possível atingir níveis de eficiência acima de 20% por conta de sua modernidade e flexibilidade.
Economia de até 95% da conta de luz
A energia solar pode ser gerada em uma residência, estabelecimento comercial ou indústria de forma simples e eficiente, permitindo uma economia de até 95% no valor da conta de luz.
Vida útil elevada
Apesar do alto custo de aquisição, o valor da instalação e compra dos painéis solares pode ser compensado com sua vida útil, que pode chegar a 25 anos. Sendo assim, a economia no valor das contas de luz pode abater o valor do investimento, visto que a vida útil do sistema fotovoltaico é bastante elevada.
Queda de preços devido ao avanço da tecnologia
Por se tratar de uma solução pioneira e tecnológica para a geração de energia, os sistemas fotovoltaicos realmente representam um investimento inicial de alto valor. Essa realidade, entretanto, pode estar mudando.
Dados do mercado apontam que, nos últimos nove anos, a redução de preço de sistemas fotovoltaicos chegou a 90%. Isso se deve ao avanço tecnológico, fazendo com que as matérias-primas utilizadas na produção de tais sistemas fiquem mais baratas e acessíveis.
Valorização do imóvel
Com a implantação de um sistema fotovoltaico, o valor de um imóvel pode crescer entre 4% e 6%, segundo o Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (EUA). Já em casos de imóveis sustentáveis certificados, este aumento pode chegar em 30%, segundo a revista STAND, em 2014.
Gera empregos
De acordo com a ABSOLAR, a energia solar pode gerar 11,6 milhões de empregos em todo o mundo até 2030, bem como é capaz de acelerar a recuperação econômica dos países no cenário pós-pandemia (covid-19). Dessa forma, investimentos na instalação de sistemas de energia renovável poderão gerar, em média, 29 milhões de empregos diretos e indiretos pelos próximos 10 anos, destacando-se 11,6 milhões de trabalhos apenas no setor de energia solar fotovoltaica, totalizando mais de 39% do total.
Equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados
Como os painéis solares são fabricados a partir de equipamentos como placas de vidro, elementos condutores e metálicos, bem como células fotovoltaicas, sua tecnologia permite que o seu material seja reciclado posteriormente, atingindo um total de 97% dos componentes que podem ser recuperados.
Sendo assim, é válido destacar que os materiais utilizados possuem facilidade no reaproveitamento, uma vez que os vidros das placas podem ser 100% reconstruídos, e também o alumínio, que pode ser até 90% reciclado. Além disso, o silício cristalino e os polímeros também possuem bons níveis de recuperação.
5 desvantagens da energia solar
As desvantagens da energia solar fotovoltaica são: alto custo de aquisição inicial, não funcionar à noite em sistemas sem baterias. Ainda o baixo incentivo no Brasil e poucos estudos sobre os impactos provenientes do descarte dos painéis.
Apesar de seus diversos benefícios sociais, econômicos e ambientais, sua baixa capacidade de armazenamento e a interrupção de produção de energia à noite são contras.
Em redes on-grid, problemas técnicos na rede elétrica da distribuidora podem causar interrupção da produção de energia solar por conta do sistema anti-ilhamento. Dessa forma, acaba evitando sobrecargas do gerador e riscos de comprometer a rede.
Alto custo de aquisição
As células solares e painéis solares que são necessários para aproveitar a energia solar tem um custo alto de aquisição. No entanto, se considerar a vida útil deles sendo maior que 25 anos, o custo é extremamente razoável e competitivo.
Não dá para aproveitar a energia solar durante a noite
Os painéis solares não funcionam à noite. Você produz energia durante o dia e se gerar mais do que está consumindo, esta energia vai para a rede da distribuidora que se transforma em créditos de energia para abater o seu consumo da noite.
Falta de incentivos no Brasil
Uma das principais desvantagens da energia solar no Brasil, é que a falta de incentivo fiscal do governo faz com que essa solução pareça pouco acessível. Entretanto para mitigar essas desvantagens o custo dessa tecnologia está em constante queda.
Existem linhas de financiamento para se obter um sistema fotovoltaico com juros acessíveis. Atualmente, o Financiamento para Energia Solar BV é a linha de financiamento mais efetiva para quem quer instalar um sistema de energia solar sem burocracia e com as melhores taxas.
Baixa capacidade de armazenamento
Em relação às demais fontes de energia alternativas, só é possível armazenar a energia solar em pequenas quantidades.
Anti-ilhamento
O desligamento automático do sistema é o responsável pelo anti-ilhamento, quando há intervalo de energia na rede elétrica. Sendo assim, é possível que ocorram problemas técnicos no próprio inversor solar, visto que ele depende da rede para sincronizar a corrente.
Desse modo, em um sistema fotovoltaico conectado à rede (on-grid), há a possibilidade do isolamento da rede pública não ser detectado. Isso acaba por ocasionar uma pausa no funcionamento, garantindo o corte do fornecimento de energia limpa.