O setor de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento registrou queda de 70% nos oito primeiros meses de 2020.
Mas, esses números estão melhorando pouco a pouco e especialistas acreditam que há uma grande demanda reprimida que deve retomar a viajar de acordo com o avanço da vacinação e da abertura de fronteiras internacionais.
O Ad Spend, relatório produzido pela dentsu international, prevê um aumento nos gastos com publicidade para o setor de viagens e transporte, embora ainda afetados pela incerteza do ano passado, terão um aumento de 8,7% na demanda.
Durante esse período, o Zarpo, agência online de viagens focada nos melhores hotéis e resorts do Brasil, vem investindo em estratégias e segue crescendo, o que confirma o processo de retomada do turismo e pelo terceiro mês consecutivo, apresenta resultados positivos, que superam os faturamentos dos dois últimos anos.
Em junho, teve o melhor mês desde a Black Friday e uma das estratégias utilizadas foi a ação Hot Sales, que ofereceu até 30% de descontos nos resorts da rede Club Med no Brasil.
Com a estratégia, a empresa atingiu um faturamento de R﹩3 milhões em 72 horas. Já em julho, a agência apresentou crescimento de 143% em relação ao mesmo período do ano passado e aumento de 9% em relação a 2019.
Em agosto, a empresa ultrapassou em 32% a meta estabelecida e registrou um crescimento de 58% em relação ao ano passado e 56% em comparação com o mesmo período de 2019, em um cenário de pré-pandemia.
Já um estudo realizado pela Allya, HR Tech com foco em benefícios corporativos e bem-estar financeiro, com mais de 100 mil usuários ativos, mostrou que logo no período inicial da pandemia houve uma queda de 40% na procura por descontos na área de turismo.
Entre abril e junho do ano passado, foi o pior período para o setor, apresentando uma queda de 44% em relação ao ano de 2019.
Atualmente, entre janeiro e julho de 2021, houve um crescimento de 60% comparado ao mesmo período do ano passado. Dentro da categoria turismo, o destaque é a procura por descontos em hotéis e pousadas, que no primeiro semestre apresentou um crescimento de 200%.
A retomada do turismo também deve incluir o retorno de viagens de negócios já que 51% das empresas esperam que os eventos retomem aos níveis próximos de 2019, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
Um levantamento realizado pela 100 Open Startups, também aponta uma melhora significativa para a categoria de Viagens e Turismo no ramo dos negócios. No último ano, o Ranking 100 Open Startups identificou 26 corporações que mais praticaram o open innovation no Brasil.
No total, as organizações do setor estabeleceram 60 relacionamentos de negócios com 44 startups no período, um crescimento de 63% em relação à edição 2020. Juntos, os 60 relacionamentos transacionaram diretamente cerca de R﹩ 10 milhões (contra R$ 5 milhões no ano anterior), impacto direto em benefícios para a categoria como um todo.