A Echoenergia, empresa de soluções energéticas do Grupo Equatorial, tem ampliado o apoio a Unidades Consumidoras interessadas em migrar para o mercado livre de energia, modelo que possibilita redução de custos operacionais e acesso a fontes renováveis. Um dos exemplos mais recentes dessa atuação é a parceria com o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, no sudoeste do Pará.
A unidade de saúde é gerida pelo governo do Estado do Pará e administrada diretamente pela Organização Social Instituto Acqua. O início da modernização do parque tecnológico do hospital contou com a participação da Echoenergia e resultou em uma redução real de 30% no consumo de energia elétrica.
Com a economia obtida na conta de luz, o hospital conseguiu redirecionar recursos para outras áreas estratégicas, como a melhoria de serviços assistenciais e ações de manutenção, além de avançar em práticas sustentáveis voltadas à eficiência energética.
A iniciativa rendeu à unidade o título de “Amigo do Meio Ambiente”, com menção especial durante a 18ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis, realizada em outubro do ano passado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Segundo a Echoenergia, o projeto permitiu ao hospital reduzir despesas operacionais e, ao mesmo tempo, avançar na descarbonização de suas atividades. A companhia mantém contrato de fornecimento de energia com volume de 158 MWh, com vigência até julho de 2026.
“O acesso ao mercado livre de energia por meio de uma empresa como a Echoenergia, que é um fornecedor confiável, reconhecido pelo setor e pertencente a um grupo econômico sólido, permite às instituições racionalizarem suas despesas com energia. Além disso, asseguramos a origem 100% renovável da energia, contribuindo para padrões mais sustentáveis nas atividades dos entes públicos”, afirma Lucas Harb, gerente de vendas da Echoenergia.
Roberto Santana, coordenador de Sustentabilidade do Hospital Regional Público da Transamazônica, destaca que o projeto é resultado de um esforço coletivo. “A modernização do parque tecnológico e a disseminação de boas práticas no uso racional de energia representam um trabalho conjunto da nossa equipe para promover uma gestão mais sustentável e eficiente dos recursos”, ressalta.
Além da parceria com a Echoenergia, o hospital desenvolve outras ações voltadas à redução do desperdício de energia elétrica, como palestras, workshops e campanhas internas de conscientização.




















