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E-mail marketing:o que é e como começar a usar no marketing

Sarah Souza por Sarah Souza
13/10/2022
em Sem categoria
Tempo de leitura: 7 minutos
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E-mail marketing

Veja como o e-mail marketing pode ajudar na estratégia de sua empresa

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E-mail marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital. É um canal direto de comunicação com o seu público, que você pode usar para estreitar o relacionamento, nutrir leads e gerar vendas, com uma excelente taxa de ROI.

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Ainda assim, continua sendo desacreditado por muitos profissionais de marketing. Por muito tempo, e-mail marketing foi sinônimo de spam, fraudes e abordagens intrusivas, o que levou muitas pessoas a ignorar ou deletar as mensagens.

Só que a Tecnologia e as estratégias avançaram e hoje possibilitam um uso muito mais eficiente dos e-mails, que podem chegar para as pessoas certas. Basta saber usar.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é a estratégia de envio de emails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing. Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação.

Os e-mails se tornaram uma forma de divulgar produtos, informar sobre ofertas e enviar mensagens aos consumidores, como uma grande panfletagem virtual. O problema é que o uso do e-mail como ferramenta de marketing passou a incomodar os usuários. 

Muitas empresas passaram a enviar mensagens indesejadas, insistentes, sem qualquer permissão. E, como ainda acontece muito hoje, algumas marcas inconvenientes invadiram o ambiente pessoal com mensagens e até vírus e malwares.

Isso prejudicou a reputação do e-mail marketing. Provedores de e-mail, como Hotmail, Yahoo e Gmail, começaram a bloquear emails suspeitos, enquanto os usuários passaram a ignorar ou deletar mensagens que não queriam ver na sua caixa de entrada.

Então, as empresas iniciaram um movimento para qualificar as abordagens. Por isso, começaram a solicitar autorização para os envios, segmentar a base de contatos e adotar diversas práticas que hoje tornam as mensagens mais relevantes e personalizadas.

Uma boa estratégia atualmente deve funcionar como o envio de uma carta: direta, humanizada, pensada especificamente para cada destinatário, com uma mensagem que traga algum valor para a sua vida.

Por que utilizar o e-mail marketing?

Ele é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Ter um site é quase unanimidade, e as redes sociais ganharam espaço na última década, mas os e-mails se mantêm fortes nas estratégias.

Grande alcance

Existem 4 bilhões de usuários de e-mail atualmente. E esse número ainda deve crescer para 4,5 bi até 2024. Esse número representa mais da metade da população mundial. Impressionante, não é?

Alcance do e-mail marketing

Nosso endereço de e-mail concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, utilizamos o endereço de e-mail. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Por isso, quando você investe no e-mail marketing, pode alcançar um número enorme de pessoas — que podem não estar nas redes sociais ou outros canais, mas certamente têm um e-mail.

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Alcance previsível

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, nem todos os seguidores vão receber sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais publicações são mais relevantes para cada usuário.

Por essa razão, o alcance orgânico de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente vão visualizar a sua publicação.

Já no e-mail marketing, você tem previsibilidade. Se você selecionar 100 endereços de e-mail para enviar uma mensagem, todos eles vão recebê-la na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais adiante).

Formato flexível

O e-mail é uma tela em branco — você pode preenchê-la como bem quiser. As mensagens não têm limite de caracteres, podem conter links, imagens e até GIFs e podem ter o layout que você preferir para a sua marca.

Um e-mail pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você pode criar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web ou contar uma história longa. Portanto, o e-mail pode ser como você desejar!

Alto retorno financeiro

Você sabia que o ROI do e-mail marketing é um dos mais altos entre os canais de marketing? 

De acordo com dados de 2019 da Litmus, para cada $1 investido em e-mail marketing, as empresas obtêm $42 de retorno, em média. Dependendo da indústria, esse retorno pode ser ainda maior.

ROI do e-mail marketing

Dois fatores ajudam a explicar por que os resultados financeiros do e-mail marketing são significativos: o investimento necessário é baixo, e as taxas de conversão são altas.

Para começar uma estratégia de e-mail marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de envio e uma pessoa para executar a estratégia.

Entre as inúmeras ferramentas do mercado, há ainda várias opções gratuitas. Portanto, o investimento que você precisa fazer não é muito alto.

Além disso, você pode gerar um grande volume de receita, seja por meio da nutrição dos leads, que têm mais chances de fechar negócio com esse relacionamento próximo, seja por meio de emails promocionais, que levam diretamente para a venda.

Canal próprio

Este é um dos principais motivos para usar o e-mail marketing nas suas estratégias. O e-mail é um canal próprio, e a lista de contatos é um ativo da sua empresa.

Não existe uma entidade externa definindo quando, como e por que você deve enviar mensagens aos assinantes. Você pode até usar uma ferramenta, mas a estratégia não depende dela.

Nas redes sociais, por outro lado, você depende das plataformas. São os algoritmos que decidem se o seu post é relevante ou não para os usuários. E os seguidores não pertencem à sua marca — se Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter acabarem ou perderem força, você não pode levá-los para outro lugar.

Ler  5 Melhores Cartões de Crédito sem Anuidade em 2025: Quais Valem a Pena?

Portanto, o e-mail marketing dá mais segurança. E a construção de uma lista de contatos robusta ainda valoriza a sua marca.

Qual a importância do e-mail marketing na estratégia de marketing?

O e-mail marketing pode ajudar a cumprir diversos objetivos. Embora seja mais associado a abordagens promocionais e comerciais, ele pode ir muito além disso.

Quando uma pessoa dá permissão para receber emails da sua marca, ela dá acesso a um ambiente pessoal da sua vida, em que poucos podem entrar, e se abre para a conversa. A partir daí, você pode conversar de maneira mais pessoal com os seus clientes.

Perceba a grande oportunidade que o e-mail marketing traz. Se você limitar a estratégia apenas a divulgar e vender produtos, pode perder a chance de se aproximar dos consumidores e criar laços mais fortes com eles.

Então, vamos ver agora todos os papéis que o e-mail marketing pode cumprir na sua estratégia e que você pode incluir no seu planejamento:

Estreitar relacionamentos

Email marketing é um canal de relacionamento bastante pessoal. É uma comunicação direta com os consumidores.

Então, é a oportunidade de estreitar o relacionamento com eles. Os usuários também já se dispuseram a isso, ao dar permissão aos seus emails, então eles esperam receber as suas mensagens de tempos em tempos.

Aproveite para manter a marca sempre próxima dos consumidores, sempre ativa na sua lembrança. Crie uma comunicação de valor para eles, que entregue conteúdos e ofertas que sejam úteis para a sua vida. Dessa forma, o relacionamento se fortalece, assim como a imagem da sua marca.

Promover seus conteúdos

Se você tem um blog, deve saber que promover os conteúdos publicados é essencial para o sucesso da sua estratégia.

Existem vários canais que você pode utilizar para isso, e o e-mail é um deles. Você pode enviar atualizações do blog periodicamente ou criar newsletters e fluxos de nutrição com links para os conteúdos.

Dessa forma, os emails contribuem para levar visitantes ao blog e aumentar a sua visibilidade na internet.

Nutrir e educar seus leads

A nutrição de leads é um dos pilares do Inbound Marketing. Essa estratégia tem a intenção de transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes.

Para que isso aconteça, é necessário educar seus contatos sobre seu negócio e área de atuação, enquanto estreita o relacionamento com eles. À medida que você envia os conteúdos, eles entendem melhor o valor do que você vende e amadurecem a decisão de compra, até que se tornem clientes.

O e-mail é um canal ideal para isso. Por meio da automação, você pode enviar mensagens personalizadas para cada pessoa, no momento certo, de acordo com a etapa da jornada em que ela se encontra.

Vender

Você pode enviar e-mail apenas para estreitar relacionamentos e promover conteúdos, mas também pode vender diretamente. Os emails podem trazer ofertas e descontos que levam os usuários logo para a página de compra. São poucos cliques até a venda.

Um estudo da Klavyio mostrou que o e-mail pode ser responsável por mais de um quarto (27%) da receita geral das lojas virtuais. Veja o poder desse canal nas vendas, especialmente para o e-commerce. Portanto, aproveite o e-mail marketing para promover seus produtos!

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Fazer o pós-venda

Depois de fechar uma compra, você não pode se afastar dos seus clientes. A etapa de encantá-los é uma das mais importantes da metodologia inbound, e o e-mail pode ser seu aliado nisso.

No pós-venda, você pode enviar uma pesquisa de satisfação, dar dicas de como aproveitar melhor seu produto ou simplesmente perguntar se a pessoa tem alguma dúvida que você possa resolver. Depois disso, mantenha o relacionamento com novos conteúdos e ofertas relevantes para esse cliente.

Lembre-se de que compradores satisfeitos trazem diversos benefícios, como a recompra e a indicação de novos clientes, e reduzem os custos com aquisição de novos clientes.

Como executar uma estratégia de e-mail marketing?

Planejou sua campanha direitinho? Então, é hora de tirá-la do papel.

Para isso, existem também algumas dicas que você pode seguir para ter sucesso nos envios. Veja agora como executar sua estratégia de email marketing da melhor maneira:

Contrate uma ferramenta de email marketing

Ter uma ferramenta de email marketing é essencial para escalar a sua estratégia, já que você pode automatizar os envios.

As ferramentas também permitem usar templates, segmentar a base de emails, monitorar as métricas e usar outros diversos recursos que qualificam o email marketing. Mais adiante, você vai ver algumas opções para executar sua estratégia.

Siga as boas práticas de email marketing

Saiba também que existe um Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing (CAPEM) que você deve seguir.

O CAPEM dispõe, por exemplo, sobre a necessidade de permissão prévia (opt-in) e opção de descadastro (opt-out) para o destinatário, de identificação do remetente e de uma linha de assunto relacionada ao conteúdo do email. Siga as regras para fazer email marketing ético.

Escolha um layout simples e responsivo

No email marketing, vale a pena simplificar. Mantenha o foco no objetivo do email, no conteúdo que você quer transmitir e no que você quer que o usuário faça.

Você pode criar um layout do zero ou usar os templates que as ferramentas oferecem para facilitar seu trabalho.

Independentemente da sua escolha, o layout do email deve ser responsivo, para se adaptar a qualquer tamanho de tela. Além disso, o ideal é mesclar imagens e textos, já que alguns provedores entendem como spam emails que têm apenas imagens.

Personalize os envios

A personalização do email marketing é uma das estratégias mais usadas pelas marcas, como você pode ver no gráfico abaixo. Não é por acaso, já que ela é capaz de aumentar as taxas de abertura e de cliques dos emails.

Então, na hora de executar sua estratégia, pense como você pode personalizar o envio para se aproximar da pessoa, chamar sua atenção e ter melhores resultados.

Basta inserir uma variável no conteúdo que seja substituída por algum dado do usuário, como:

Nome do contato (ex.: Luciano, você deixou este produto no carrinho);

Interesse (ex.: Quem gosta de futebol vai adorar estas ofertas);

Cargo (ex.: Conheça a ferramenta ideal para o Gestor de Marketing).

Tags: e-mail marketing
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Sarah Souza

Sarah Souza

Licenciada em Letras Português e Inglês e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com aulas particulares de inglês e português para estrangeiros em escola de idiomas. Nos dias de hoje é redatora de conteúdo e revisora de textos.

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