• Recentes
  • Tendências
edit post
E-mail marketing

E-mail marketing:o que é e como começar a usar no marketing

13/10/2022
edit post
Bolsonaro pede prisão domiciliar humanitária

Bolsonaro pede prisão domiciliar humanitária

21/11/2025
edit post
Deputado Nikolas Ferreira manifesta preocupação com a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro e alerta para riscos à saúde e integridade

Deputado Nikolas Ferreira manifesta preocupação com a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro e alerta para riscos à saúde e integridade

21/11/2025
edit post
Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

21/11/2025
edit post
Relatório aponta que 9 em cada 10 brasileiras já sofreram violência ao sair à noite para atividades de lazer

Relatório aponta que 9 em cada 10 brasileiras já sofreram violência ao sair à noite para atividades de lazer

21/11/2025
edit post
Zona Azul da COP30 retoma atividades após incêndio interromper negociações

Zona Azul da COP30 retoma atividades após incêndio interromper negociações

21/11/2025
edit post
Brasil registra 16 mortes por intoxicação por metanol, aponta Ministério da Saúde

Brasil registra 16 mortes por intoxicação por metanol, aponta Ministério da Saúde

21/11/2025
edit post
Bicampeão brasileiro de asa delta morre após acidente de parapente na Pedra Bonita, no Rio

Bicampeão brasileiro de asa delta morre após acidente de parapente na Pedra Bonita, no Rio

21/11/2025
edit post
Governo estabelece cronograma para adoção obrigatória de biometria em programas sociais,

Governo estabelece cronograma para adoção obrigatória de biometria em programas sociais,

21/11/2025
edit post
INSS passará a exigir biometria para novos pedidos de benefícios a partir de novembro de 2025

INSS passará a exigir biometria para novos pedidos de benefícios a partir de novembro de 2025

21/11/2025
edit post
Restituição de Imposto de Renda: Receita Federal libera consulta para contribuintes que regularizaram pendências na malha fina

Restituição de Imposto de Renda: Receita Federal libera consulta para contribuintes que regularizaram pendências na malha fina

21/11/2025
edit post
5G completa três anos no Brasil com metas superadas e uso crescente em setores estratégicos

Brasil avança em infraestrutura para 5G e IoT

21/11/2025
edit post
Grupo Casas Bahia anuncia 300 oportunidades para motoristas parceiros durante a Black Friday 

Grupo Casas Bahia anuncia 300 oportunidades para motoristas parceiros durante a Black Friday 

21/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sexta-feira, 21 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Sem categoria

E-mail marketing:o que é e como começar a usar no marketing

Sarah Souza por Sarah Souza
13/10/2022
em Sem categoria
Tempo de leitura: 7 minutos
0
A A
E-mail marketing

Veja como o e-mail marketing pode ajudar na estratégia de sua empresa

CompartilharCompartilhar

E-mail marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital. É um canal direto de comunicação com o seu público, que você pode usar para estreitar o relacionamento, nutrir leads e gerar vendas, com uma excelente taxa de ROI.

Talvez você goste de ver:

Bolsonaro pede prisão domiciliar humanitária

Sabino confirma que incêndio na COP30 está contido e que não há feridos

Caixa realiza leilões com 580 imóveis e descontos de até 65% em novembro e dezembro

Ainda assim, continua sendo desacreditado por muitos profissionais de marketing. Por muito tempo, e-mail marketing foi sinônimo de spam, fraudes e abordagens intrusivas, o que levou muitas pessoas a ignorar ou deletar as mensagens.

Só que a Tecnologia e as estratégias avançaram e hoje possibilitam um uso muito mais eficiente dos e-mails, que podem chegar para as pessoas certas. Basta saber usar.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é a estratégia de envio de emails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing. Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação.

Os e-mails se tornaram uma forma de divulgar produtos, informar sobre ofertas e enviar mensagens aos consumidores, como uma grande panfletagem virtual. O problema é que o uso do e-mail como ferramenta de marketing passou a incomodar os usuários. 

Muitas empresas passaram a enviar mensagens indesejadas, insistentes, sem qualquer permissão. E, como ainda acontece muito hoje, algumas marcas inconvenientes invadiram o ambiente pessoal com mensagens e até vírus e malwares.

Isso prejudicou a reputação do e-mail marketing. Provedores de e-mail, como Hotmail, Yahoo e Gmail, começaram a bloquear emails suspeitos, enquanto os usuários passaram a ignorar ou deletar mensagens que não queriam ver na sua caixa de entrada.

Então, as empresas iniciaram um movimento para qualificar as abordagens. Por isso, começaram a solicitar autorização para os envios, segmentar a base de contatos e adotar diversas práticas que hoje tornam as mensagens mais relevantes e personalizadas.

Uma boa estratégia atualmente deve funcionar como o envio de uma carta: direta, humanizada, pensada especificamente para cada destinatário, com uma mensagem que traga algum valor para a sua vida.

Por que utilizar o e-mail marketing?

Ele é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Ter um site é quase unanimidade, e as redes sociais ganharam espaço na última década, mas os e-mails se mantêm fortes nas estratégias.

Grande alcance

Existem 4 bilhões de usuários de e-mail atualmente. E esse número ainda deve crescer para 4,5 bi até 2024. Esse número representa mais da metade da população mundial. Impressionante, não é?

Alcance do e-mail marketing

Nosso endereço de e-mail concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, utilizamos o endereço de e-mail. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Por isso, quando você investe no e-mail marketing, pode alcançar um número enorme de pessoas — que podem não estar nas redes sociais ou outros canais, mas certamente têm um e-mail.

Alcance previsível

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, nem todos os seguidores vão receber sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais publicações são mais relevantes para cada usuário.

Ler  5 dicas para startups de RH (HRtechs) se destacarem no mercado e atraírem investidores 

Por essa razão, o alcance orgânico de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente vão visualizar a sua publicação.

Já no e-mail marketing, você tem previsibilidade. Se você selecionar 100 endereços de e-mail para enviar uma mensagem, todos eles vão recebê-la na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais adiante).

Formato flexível

O e-mail é uma tela em branco — você pode preenchê-la como bem quiser. As mensagens não têm limite de caracteres, podem conter links, imagens e até GIFs e podem ter o layout que você preferir para a sua marca.

Um e-mail pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você pode criar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web ou contar uma história longa. Portanto, o e-mail pode ser como você desejar!

Alto retorno financeiro

Você sabia que o ROI do e-mail marketing é um dos mais altos entre os canais de marketing? 

De acordo com dados de 2019 da Litmus, para cada $1 investido em e-mail marketing, as empresas obtêm $42 de retorno, em média. Dependendo da indústria, esse retorno pode ser ainda maior.

ROI do e-mail marketing

Dois fatores ajudam a explicar por que os resultados financeiros do e-mail marketing são significativos: o investimento necessário é baixo, e as taxas de conversão são altas.

Para começar uma estratégia de e-mail marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de envio e uma pessoa para executar a estratégia.

Entre as inúmeras ferramentas do mercado, há ainda várias opções gratuitas. Portanto, o investimento que você precisa fazer não é muito alto.

Além disso, você pode gerar um grande volume de receita, seja por meio da nutrição dos leads, que têm mais chances de fechar negócio com esse relacionamento próximo, seja por meio de emails promocionais, que levam diretamente para a venda.

Canal próprio

Este é um dos principais motivos para usar o e-mail marketing nas suas estratégias. O e-mail é um canal próprio, e a lista de contatos é um ativo da sua empresa.

Não existe uma entidade externa definindo quando, como e por que você deve enviar mensagens aos assinantes. Você pode até usar uma ferramenta, mas a estratégia não depende dela.

Nas redes sociais, por outro lado, você depende das plataformas. São os algoritmos que decidem se o seu post é relevante ou não para os usuários. E os seguidores não pertencem à sua marca — se Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter acabarem ou perderem força, você não pode levá-los para outro lugar.

Portanto, o e-mail marketing dá mais segurança. E a construção de uma lista de contatos robusta ainda valoriza a sua marca.

Ler  Vagas anunciadas para pessoas com mais de 50 anos de idade apresentaram um crescimento de 165,71%

Qual a importância do e-mail marketing na estratégia de marketing?

O e-mail marketing pode ajudar a cumprir diversos objetivos. Embora seja mais associado a abordagens promocionais e comerciais, ele pode ir muito além disso.

Quando uma pessoa dá permissão para receber emails da sua marca, ela dá acesso a um ambiente pessoal da sua vida, em que poucos podem entrar, e se abre para a conversa. A partir daí, você pode conversar de maneira mais pessoal com os seus clientes.

Perceba a grande oportunidade que o e-mail marketing traz. Se você limitar a estratégia apenas a divulgar e vender produtos, pode perder a chance de se aproximar dos consumidores e criar laços mais fortes com eles.

Então, vamos ver agora todos os papéis que o e-mail marketing pode cumprir na sua estratégia e que você pode incluir no seu planejamento:

Estreitar relacionamentos

Email marketing é um canal de relacionamento bastante pessoal. É uma comunicação direta com os consumidores.

Então, é a oportunidade de estreitar o relacionamento com eles. Os usuários também já se dispuseram a isso, ao dar permissão aos seus emails, então eles esperam receber as suas mensagens de tempos em tempos.

Aproveite para manter a marca sempre próxima dos consumidores, sempre ativa na sua lembrança. Crie uma comunicação de valor para eles, que entregue conteúdos e ofertas que sejam úteis para a sua vida. Dessa forma, o relacionamento se fortalece, assim como a imagem da sua marca.

Promover seus conteúdos

Se você tem um blog, deve saber que promover os conteúdos publicados é essencial para o sucesso da sua estratégia.

Existem vários canais que você pode utilizar para isso, e o e-mail é um deles. Você pode enviar atualizações do blog periodicamente ou criar newsletters e fluxos de nutrição com links para os conteúdos.

Dessa forma, os emails contribuem para levar visitantes ao blog e aumentar a sua visibilidade na internet.

Nutrir e educar seus leads

A nutrição de leads é um dos pilares do Inbound Marketing. Essa estratégia tem a intenção de transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes.

Para que isso aconteça, é necessário educar seus contatos sobre seu negócio e área de atuação, enquanto estreita o relacionamento com eles. À medida que você envia os conteúdos, eles entendem melhor o valor do que você vende e amadurecem a decisão de compra, até que se tornem clientes.

O e-mail é um canal ideal para isso. Por meio da automação, você pode enviar mensagens personalizadas para cada pessoa, no momento certo, de acordo com a etapa da jornada em que ela se encontra.

Vender

Você pode enviar e-mail apenas para estreitar relacionamentos e promover conteúdos, mas também pode vender diretamente. Os emails podem trazer ofertas e descontos que levam os usuários logo para a página de compra. São poucos cliques até a venda.

Um estudo da Klavyio mostrou que o e-mail pode ser responsável por mais de um quarto (27%) da receita geral das lojas virtuais. Veja o poder desse canal nas vendas, especialmente para o e-commerce. Portanto, aproveite o e-mail marketing para promover seus produtos!

Fazer o pós-venda

Depois de fechar uma compra, você não pode se afastar dos seus clientes. A etapa de encantá-los é uma das mais importantes da metodologia inbound, e o e-mail pode ser seu aliado nisso.

Ler  Não cometa estes 5 erros ao enviar o e-mail marketing

No pós-venda, você pode enviar uma pesquisa de satisfação, dar dicas de como aproveitar melhor seu produto ou simplesmente perguntar se a pessoa tem alguma dúvida que você possa resolver. Depois disso, mantenha o relacionamento com novos conteúdos e ofertas relevantes para esse cliente.

Lembre-se de que compradores satisfeitos trazem diversos benefícios, como a recompra e a indicação de novos clientes, e reduzem os custos com aquisição de novos clientes.

Como executar uma estratégia de e-mail marketing?

Planejou sua campanha direitinho? Então, é hora de tirá-la do papel.

Para isso, existem também algumas dicas que você pode seguir para ter sucesso nos envios. Veja agora como executar sua estratégia de email marketing da melhor maneira:

Contrate uma ferramenta de email marketing

Ter uma ferramenta de email marketing é essencial para escalar a sua estratégia, já que você pode automatizar os envios.

As ferramentas também permitem usar templates, segmentar a base de emails, monitorar as métricas e usar outros diversos recursos que qualificam o email marketing. Mais adiante, você vai ver algumas opções para executar sua estratégia.

Siga as boas práticas de email marketing

Saiba também que existe um Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing (CAPEM) que você deve seguir.

O CAPEM dispõe, por exemplo, sobre a necessidade de permissão prévia (opt-in) e opção de descadastro (opt-out) para o destinatário, de identificação do remetente e de uma linha de assunto relacionada ao conteúdo do email. Siga as regras para fazer email marketing ético.

Escolha um layout simples e responsivo

No email marketing, vale a pena simplificar. Mantenha o foco no objetivo do email, no conteúdo que você quer transmitir e no que você quer que o usuário faça.

Você pode criar um layout do zero ou usar os templates que as ferramentas oferecem para facilitar seu trabalho.

Independentemente da sua escolha, o layout do email deve ser responsivo, para se adaptar a qualquer tamanho de tela. Além disso, o ideal é mesclar imagens e textos, já que alguns provedores entendem como spam emails que têm apenas imagens.

Personalize os envios

A personalização do email marketing é uma das estratégias mais usadas pelas marcas, como você pode ver no gráfico abaixo. Não é por acaso, já que ela é capaz de aumentar as taxas de abertura e de cliques dos emails.

Então, na hora de executar sua estratégia, pense como você pode personalizar o envio para se aproximar da pessoa, chamar sua atenção e ter melhores resultados.

Basta inserir uma variável no conteúdo que seja substituída por algum dado do usuário, como:

Nome do contato (ex.: Luciano, você deixou este produto no carrinho);

Interesse (ex.: Quem gosta de futebol vai adorar estas ofertas);

Cargo (ex.: Conheça a ferramenta ideal para o Gestor de Marketing).

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: e-mail marketing
CompartilhamentosTweet
Sarah Souza

Sarah Souza

Licenciada em Letras Português e Inglês e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com aulas particulares de inglês e português para estrangeiros em escola de idiomas. Nos dias de hoje é redatora de conteúdo e revisora de textos.

Artigos recomendados

Bolsonaro pede prisão domiciliar humanitária

por Redação
21/11/2025
edit post
Bolsonaro pede prisão domiciliar humanitária

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou nesta sexta-feira (21) um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a execução da pena em regime fechado seja...

Leia maisDetails

Sabino confirma que incêndio na COP30 está contido e que não há feridos

por Redação
20/11/2025
edit post
Sabino confirma que incêndio na COP30 está contido e que não há feridos

O ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou na tarde desta quinta-feira que não há registro de feridos após o incêndio que atingiu parte do pavilhão dos países na...

Leia maisDetails

Caixa realiza leilões com 580 imóveis e descontos de até 65% em novembro e dezembro

por Kayene Simao
12/11/2025
edit post
Itaú e Frazão Leilões promovem leilão com 30 imóveis em 10 estados

A Caixa Econômica Federal promoverá, em parceria com a Globo Leilões, dois leilões de imóveis residenciais, comerciais e terrenos ainda em 2025. No total, serão 580 propriedades disponíveis...

Leia maisDetails

Mega-Sena 2935: acumula e prêmio estimado chega a R$ 41 milhões no próximo sorteio

por Kayene Simao
01/11/2025
edit post
Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

O concurso 2935 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (1º de novembro de 2025) no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), terminou acumulado. Nenhum apostador acertou...

Leia maisDetails

Justiça condena professor a pagar R$150 mil por ataques de ódio à filha de Roberto Justus e Ana Paula Siebert

por Redação
24/10/2025
edit post
Justiça condena professor a pagar R$150 mil por ataques de ódio à filha de Roberto Justus e Ana Paula Siebert

A Justiça de São Paulo condenou o professor universitário federal  Marcos Danta por publicar mensagens de ódio contra a filha de cinco anos do empresário Roberto Justus e...

Leia maisDetails
edit post
Bolsonaro pede prisão domiciliar humanitária

Bolsonaro pede prisão domiciliar humanitária

por Redação
21/11/2025

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou nesta sexta-feira (21) um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que...

edit post
Deputado Nikolas Ferreira manifesta preocupação com a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro e alerta para riscos à saúde e integridade

Deputado Nikolas Ferreira manifesta preocupação com a possibilidade de prisão de Jair Bolsonaro e alerta para riscos à saúde e integridade

por Redação
21/11/2025

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) manifestou preocupação pública nesta sexta-feira com a iminente possibilidade de prisão do ex-presidente Jair...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

por Redação
21/11/2025

A criadora de conteúdo Viih Tube, uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, estabeleceu um novo marco no discovery commerce...

edit post
Relatório aponta que 9 em cada 10 brasileiras já sofreram violência ao sair à noite para atividades de lazer

Relatório aponta que 9 em cada 10 brasileiras já sofreram violência ao sair à noite para atividades de lazer

por Taysa Medeiros
21/11/2025

Nove em cada dez brasileiras afirmam ter sofrido algum tipo de violência ao se deslocar à noite para atividades de...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d