Ser um vendedor externo é ser responsável por uma carteira de clientes, ir a campo para apresentar produtos e serviços e ainda prospectar novos negócios estabelecendo sempre um bom relacionamento com todos.
Mas além de vender, esse importante profissional tem de realizar etapas do processo comercial, como se comunicar com o sistema, acessar o cadastro do cliente, fazer o pedido e avisar o backoffice, que concluirá o processo validando a venda e emitindo a nota fiscal.
Para vencer esses desafios e burocracias que a profissão exige, Filipe Nascimento CEO da salestech Fieldy separou sete dicas valiosas que podem te ajudar a vender no dia-a-dia:
1) Tenha um planejamento
Nada melhor do que organizar o seu dia com os principais objetivos da semana, ou até mesmo do mês.
Isso pode lhe ajudar a visualizar melhor o processo e a ter sucesso para atingir suas metas.
2) Estude o seu produto/serviço e também o seu cliente
A regra básica para vender bem é o conhecimento pleno do que está sendo oferecido, assim como conhecer seu cliente e suas necessidades.
Somente assim é possível oferecer o que ele precisa e até se antecipar às suas necessidades.
3) Mantenha uma boa comunicação com seu gestor e cliente
O gestor é o responsável por gerenciar toda a equipe de vendas, mas mais do que isso, ele é quem vai traçar estratégias e viabilizar operações para que tenham decisões mais lucrativas.
Por isso, sempre converse e alinhe estratégias sobre seu trabalho.
E lembre-se, nessa jornada o vendedor é peça fundamental, pois é ele quem estará frente a frente levando a empresa e interagindo com o cliente. Mantenha uma comunicação empática e uma escuta ativa.
5) Use a tecnologia ao seu favor
Faça tudo pelo celular. Sem sombra de dúvida, a tecnologia é uma grande aliada para o vendedor e com ela é possível: falar com o cliente, contatar o supervisor, ter controle de estoque e até mesmo armazenar dados que estão sendo prospectados, tendo integração total com o back office da empresa.
Hoje também é possível dispor de sistemas que proporcionam praticidade em campo como comando de voz ou o uso de uma única mão para digitar, utilizar a geolocalização e até a realização das operações de venda com e sem acesso à internet, graças à sincronização automática gerada. Assim é possível se conectar novamente.
6) Tenha em mãos métricas atualizadas
A tecnologia ajuda a extrair informações em tempo real baseadas em métricas que são fundamentais para avaliar resultados de um processo, ação ou estratégia de marketing e assim tomar decisões mais assertivas.
Com as informações fornecidas é possível também visualizar histórico do cliente, seus hábitos de compra e os produtos relacionados para que o vendedor trabalhe com mais inteligência.
7) Destrave as vendas e elimine a burocracia
Com as tecnologias existentes não se precisa mais enviar as vendas de forma manual para o sistema interno da empresa.
Também é possível ter tudo na palma da mão de forma on-line, eliminando catálogos físicos e outros processos manuais comuns durante a venda externa, permitindo a emissão de comprovantes, boletos e notas fiscais em campo; tudo integrado ao ERP da empresa com mais praticidade e agilidade.
Sobre a Fieldy
Um app mobile para a força de vendas como você nunca viu e ouviu: A Fieldy é uma empresa do ecossistema Ativy que, focada em soluções de mobilidade em nuvem para vendas em campo, entrega um framework completo de ferramentas para facilitar a rotina de quem carrega a empresa para todos os cantos ─ e, também, de quem gerencia as informações da porta para dentro.
Seu principal objetivo é acelerar a força de vendas por meio de comandos de voz inteligentes, inteligência artificial, geolocalização e rastreabilidade; possibilitando operações de ordem de entrega, atendimento a clientes e pedido de vendas a partir de uma solução PDV Mobile nativamente integrada aos principais ERPs, CRMs e BIs do mercado.
Sobre a Ativy
A Ativy, com sede em Campinas/SP, é a primeira one-stop shop de transformação digital do Brasil.
Como um ecossistema de tecnologia, o grupo reúne startups disruptivas que entregam soluções de gestão, produtividade e crédito a empresas de todos os portes e segmentos.
Atualmente, são mais de 30 mil usuários gerenciados nas plataformas integradas em nuvem e cerca de 400 colaboradores diretamente envolvidos na operação — que, nos últimos dois anos, cresceu acima dos dois dígitos na América Latina.