Consultora em marketing digital Camila Renaux e o fotógrafo especializado em alimentos, Daniel Gaertner, dão dicas para valorizar o produto e ampliar as vendas nas redes sociais
Com a Páscoa chegando, muitos microempreendedores investem na produção de ovos de Páscoa, doces e bombons para aumentar o faturamento ou até mesmo complementar a renda.
Para conquistar bom resultado, no entanto, não basta dominar a técnica na hora de manusear o chocolate.
É fundamental estar bem-posicionado e ter uma boa apresentação nas redes sociais, que são canais relevantes para vendas.
Pensando nisso, a Selecta Chocolates, marca da Duas Rodas, considera essencial democratizar informações relevantes, para capacitar de forma prática e acessível os transformadores artesanais.
Para isso, convidou os parceiros Camila Renaux, especialista em marketing digital, e Daniel Gaertner, fotógrafo de alimentos, para uma série de dicas que ajudam a tornar os conteúdos sobre seus produtos de Páscoa mais atraentes.
Confira temas que estão sendo apresentados no Instagram e Facebook da marca:
1. Embalagem
Camila acredita que a embalagem é o cartão de visitas, portanto, aconselha a caprichar na escolha.
“Aposte em fotos e stories da embalagem do seu produto, isso atrai a atenção do consumidor, pois desperta nele a sensação de que está investindo em um presente”, explica.
2. Mostre aos consumidores o modo de preparo
“As pessoas têm uma relação de afeto com a comida, especialmente com doces. Quando elas consomem um produto caseiro, querem que seja feito com carinho”, explica Camila.
Para a especialista, quando o transformador faz postagens dos bastidores, mostrando uma bancada bonita, limpa e organizada, evidenciando as matérias-primas escolhidas, conquista em seus clientes uma relação de confiança com o trabalho.
3. Capriche nas fotos
Daniel garante que é possível tirar fotos incríveis com o celular e ensina:
“é essencial ambiente com boa iluminação e um cenário que apresente elementos com tons que combinem com o produto, não tirando o foco dele”.
O fotógrafo revela um truque: colocar tábuas de madeira como suporte para os chocolates na hora do clique.
Outro artifício é desfocar o fundo da foto utilizando os próprios recursos do celular para evidenciar o produto.
Ação digital de Páscoa
Além dessas sugestões, a Selecta vem trazendo esses e outros conteúdos com dicas inéditas em seu perfil do Instagram @selecta.chocolates.
A parceria reúne influencers chocolatiers como Igor Rocha, Marcia Suzuki, Thigas e as chefs Vivi Ávila, Mari Javarez e Eloisa Cola, que todas as semanas apresentam novas receitas pelo IGTV do Instagram, além de vídeos publicados em suas respectivas redes sociais e da marca.
A Selecta Chocolates pretende impactar pelos menos 4 milhões de transformadores com mais de 80 receitas, artigos, técnicas, curso especial de Páscoa e destaque para os produtos utilizados nas criações gastronômicas.
Cursos e receitas de Páscoa
Para quem não quer perder nenhuma novidade em criações culinárias que levam chocolate, receitas exclusivas de Páscoa da Selecta estarão disponíveis na plataforma Docepedia, maior portal de conteúdo gratuito de confeitaria, e podem ser baixadas a qualquer momento.
Nesse receituário, chefs culinaristas apresentam diferentes receitas para incrementar o portfólio de ovos de Páscoa e outros produtos especialmente elaborados para a data comemorativa.
A plataforma Meu Plano D, de aulas online e gratuitas, é outro canal que reforça a Campanha Páscoa Mais Gostosa é Selecta 2022, com cursos voltados especialmente para a data comemorativa.
No Curso Especial de Páscoa, a chef Renata Monteiro ensina a fazer 11 receitas de ovos, bolos, brownies e pirulitos voltados para o tema.
Para ajudar quem está iniciando no mundo dos chocolates, também estão disponíveis outros dois cursos: Ovos de Páscoa para Iniciantes e Ovos de Páscoa.
O Meu Plano D conta com mais de 42 mil alunos cadastrados.
Os 20 cursos que oferecem 110 aulas são gratuitos e podem ser acessados do computador ou celular, basta fazer a inscrição no site https://meuplanod.com/
Lives apresentam receitas exclusivas
Durante esse período que antecede as festividades de Páscoa, toda semana, duas lives com culinaristas da marca e convidados apresentarão receitas exclusivas na Selecta Chocolates.
“Ao longo dos mais de 96 anos de atuação, a Duas Rodas sempre se destacou pelos serviços, pela proximidade e pelo trabalho colaborativo com os clientes, ao lado da qualidade e diversidade do nosso portfólio de produtos”, aponta Paulo Mokarzel, Diretor de Marketing da Duas Rodas.
“Consideramos extremamente importante proporcionar informações relevantes e contribuir para a capacitação a nossos parceiros de maneira prática e acessível para ajudá-los a incrementar ainda mais os seus negócios”, ressalta Paulo.
Segundo a Euromonitor, videoaulas, conteúdo nas mídias sociais e sites foram importantes para que esse público (de transformadores) pudesse se capacitar e aperfeiçoar para produzir com baixo investimento e ótima qualidade durante a pandemia.
Neste período, também avançou o consumo do chocolate dentro de casa, representando crescimento de 27% comparado com o mesmo período de 2020, de acordo com o Kantar.
Sobre o Meu Plano D
Meu Plano D é uma plataforma com cursos gratuitos, que equilibra conteúdos de conhecimento teórico e prático de maneira simples.
A partir de inspirações, técnicas, dicas e receitas desenvolvidas e testadas por especialistas para uma nova jornada empreendedora, o curso tem por objetivo transformar doce em renda.
A intenção é transformar a vida das pessoas, gerando oportunidades e tornando em realidade o sonho do próprio negócio no segmento de doces e confeitaria.
A iniciativa é da Selecta Chocolates e da Mix, marcas de ingredientes de confeitaria e chocolataria da Duas Rodas, empresa líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas.
Para mais informações sobre os cursos, acesse: www.meuplanod.com
Sobre a Duas Rodas:
Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 96 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo.
Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens.
Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal.
A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center.
Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.