• Recentes
  • Tendências
edit post
Dia do Consumidor: 9 maneiras para vender mais

Dia do Consumidor: 9 maneiras para vender mais

12/03/2023
edit post
13º salário deve injetar R$ 321,4 bilhões na economia e impulsionar consumo no fim de 2025

13º salário deve injetar R$ 321,4 bilhões na economia e impulsionar consumo no fim de 2025

04/11/2025
edit post
Syngenta abre inscrições para programa de estágio com 60 vagas em todo o país

Syngenta abre inscrições para programa de estágio com 60 vagas em todo o país

04/11/2025
edit post
Indústria 4.0 reforça a importância da cibersegurança nas fábricas conectadas

Indústria 4.0 reforça a importância da cibersegurança nas fábricas conectadas

04/11/2025
edit post
Mercado cripto enfrenta crash histórico em outubro, mas mantém fundamentos sólidos para o fim de 2025

Mercado cripto enfrenta crash histórico em outubro, mas mantém fundamentos sólidos para o fim de 2025

04/11/2025
edit post
Rastreabilidade bovina avança com o PNIB e deve se tornar obrigatória até 2032

Rastreabilidade bovina avança com o PNIB e deve se tornar obrigatória até 2032

04/11/2025
edit post
Empresários de Sapiranga discutem efeitos da Reforma Tributária no ambiente de negócios

Empresários de Sapiranga discutem efeitos da Reforma Tributária no ambiente de negócios

04/11/2025
edit post
Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

Lotomania 2844: Aposta única leva prêmio de mais de R$ 8,3 milhões

03/11/2025
edit post
+Milionária 299: acumula e prêmio estimado chega a R$ 10 milhões no próximo sorteio

Quina 6869: acumula e prêmio estimado chega a R$ 1,3 milhão

03/11/2025
edit post
+Milionária 299: acumula e prêmio estimado chega a R$ 10 milhões no próximo sorteio

Lotofácil 3529: premia duas apostas com mais de R$ 862 mil cada

03/11/2025
edit post
Príncipe William marca gol no Maracanã durante ação social no Rio e reforça compromisso com causas ambientais

Príncipe William marca gol no Maracanã durante ação social no Rio e reforça compromisso com causas ambientais

03/11/2025
edit post
Universitária está desenvolvendo aplicativo com IA capaz de reconhecer sinais de AVC e agir rápido

Universitária está desenvolvendo aplicativo com IA capaz de reconhecer sinais de AVC e agir rápido

03/11/2025
edit post
STF agenda julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro para 21 de novembro

STF agenda julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro para 21 de novembro

03/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
terça-feira, 4 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Dia do Consumidor: 9 maneiras para vender mais

Tábata Férlin por Tábata Férlin
12/03/2023
em Comércio
Tempo de leitura: 5 minutos
0
A A
Dia do Consumidor (Foto: Pexels)

Dia do Consumidor (Foto: Pexels)

CompartilharCompartilhar

Entre as diversas datas comemorativas do comércio, o Dia do Consumidor se tornou uma das principais para os lojistas e é considerada por muitos como uma “pré-Black Friday”.

Talvez você goste de ver:

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

Em 2022, o faturamento na data foi de R$ 722 milhões, com crescimento de 22% em relação a 2021, de acordo com pesquisa da empresa de marketing digital Allin/Social Miner.

Para este ano, as expectativas estão altas: 45% dos consumidores têm intenção de realizar compras, segundo levantamento in-app da Shopee.

Datas sazonais como essa movimentam o varejo e atraem clientes de todos os perfis em busca de lojas que garantam uma experiência de compra positiva e humanizada.

Pensando nisso, executivos de setores como e-commerce, varejo, finanças e logística reúnem nove dicas para quem quer vender mais e melhor no Dia do Consumidor. Confira:

1- Aplique cupons de desconto

De acordo com um levantamento da Octadesk em parceria com a Opinion Box, 61% dos consumidores brasileiros têm comprado mais em lojas online do que em lojas físicas.

Desse último grupo, 55% afirmam que os cupons de desconto oferecidos pelo Comércio eletrônico influenciam a decisão de compra.

“Para os consumidores, os cupons são uma forma prática e fácil de economizar dinheiro com um item que desejam. Por isso, a implementação dessa estratégia costuma ser muito atraente e assertiva”, diz Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, empresa de soluções para e-commerce.

“Para os negócios, utilizando códigos exclusivos para cada cupom, é possível enxergar o número de conversões, quais foram os canais de divulgação mais eficientes e, assim, ajustar a estratégia para futuras datas”, acrescentou.

2- Invista em campanhas de marketing

O investimento em campanhas de marketing sazonais é um caminho muito percorrido por empresas varejistas, e com grande potencial de trazer benefícios.

“Datas como o dia do consumidor são uma oportunidade para que marcas possam se conectar com o seu público-alvo de forma mais direta e aumentar o engajamento.

Além disso, essas campanhas podem gerar um aumento significativo nas vendas e na visibilidade da marca no longo prazo”, aponta Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.

No entanto, é importante que as empresas planejem essas campanhas de forma cuidadosa e estratégica, considerando o perfil do seu público-alvo e as particularidades de cada data promocional.

Ler  Produtores rurais aproveitam dia do consumidor para garantir descontos e benefícios exclusivos em compras online

Investir em campanhas sazonais sem um planejamento adequado pode levar a resultados insatisfatórios e desperdício de recursos financeiros.

3- Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais já se tornaram uma etapa fundamental na jornada de compra dos consumidores, que as utilizam para avaliar a loja e o produto antes da decisão final.

Por isso, é importante manter-se ativo nos canais do seu negócio para gerar engajamento, pois esse pode ser o condutor da conversão e do aumento nas vendas.

“Publicar vídeos e fotos, fazer lives e contagens regressivas de lançamentos despertam a curiosidade do consumidor e criam um vínculo com o cliente. Fale dos seus produtos, os diferenciais, tecnologias e benefícios”, sugere Bruna Havresko, CEO e fundadora da Modab, e-commerce de moda feminina criado por uma mulher para todas as mulheres.

“Se possível, traga exemplos e depoimentos de clientes reais. Isso dá ao usuário material para pesquisa e pode sanar possíveis dúvidas”, finalizou.

4- Mantenha a atenção na experiência do cliente

O foco na experiência do cliente é uma das grandes tendências para o varejo nos próximos anos, e foi reforçada na NRF 2023, a maior feira do setor, realizada em Nova Iorque.

De acordo com uma pesquisa da New Voice Media, 58% dos consumidores não voltam a comprar de empresas onde tiveram uma má experiência, ressaltando o dever das marcas em se aprimorar no atendimento e logística, criando boas memórias na mente de seus clientes.

Em datas promocionais, como é o caso do Dia do Consumidor, em que as pessoas estão mais dispostas a comprar, Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV), ressalta que oferecer essas experiências pode ser crucial.

“É importante que as lojas analisem períodos anteriores e se programem para atender uma maior demanda, podendo ser necessário o investimento na contratação de mais funcionários, ou o oferecimento de mais opções de entrega de produtos, aplicando estratégias omnichannel e mantendo a excelência no atendimento”, aponta o CEO.

5- Garanta um experiência de compra rápida e intuitiva

O consumidor tem sua atenção disputada diariamente por milhares de empresas ao mesmo tempo. Por isso, a busca pelo produto ideal precisa ser assertiva e rápida para que o consumidor não migre de loja em apenas um clique.

Uma opção é investir em ferramentas de automação que ajudam na tomada de decisão e que atendem seus pedidos de busca em milissegundos, como um sistemas otimizados de busca e recomendação.

Ler  E-commerce: por que usar o WhatsApp para alavancar as vendas no Dia dos Pais

“O negócio que proporcionar a melhor experiência de compra estará na frente da concorrência. O consumidor de hoje gosta de comprar online, mas busca fazer isso de forma facilitada e prática”, aponta Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint, o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, empresa pertencente ao grupo Magazine Luiza.

Esse diferencial tem ainda mais peso nas datas sazonais, em que os estímulos são muitos e chegam por todos os lugares. São momentos estratégicos para o varejo virtual, não apenas para aumentar as vendas, mas também para fidelizar novos clientes”, completou.

6- Adote ferramentas de recuperação de boletos

Os clientes possuem perfis de consumo diferentes e nem todos usam cartão ou Pix, por mais atípico que pareça.

Os boletos seguem em alta e atendem um público desbancarizado, com a vantagem de não precisar preencher cadastros para emitir o documento de cobrança.

Assim, os e-commerces precisam abranger os diferentes públicos e ter soluções que aprimorem suas ferramentas.

Um exemplo é a recuperação de boletos, criada pela we digi e que atende a dor do lojista que não recebeu o pagamento do cliente.

“Ela automatiza esse processo, com emissão de alertas para o consumidor sobre os prazos de vencimento do boleto, seja por SMS ou WhatsApp, e aumenta em até 20% a conversão de vendas”, Felipe Trudes, sócio fundador da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerce.

7- Invista em novas soluções, como pagamento por recorrência

Aos poucos, o mercado está se normalizando dentro da realidade econômica do pós-pandemia. Muitos brasileiros passaram por desemprego, corte de custos, replanejamento financeiro, entre outras situações.

É muito importante que os negócios entendam cada vez mais as necessidades de cada cliente, principalmente daqueles com os orçamentos mais apertados, e invistam em soluções de pagamentos inovadoras para melhor atendê-los.

Nesse caso, o pagamento por recorrência pode ser uma ótima opção.

“Com essa solução, é possível que os estabelecimentos que oferecem serviços periódicos ou recebem mensalidades façam cobranças recorrentes no cartão de crédito”, explica Marcus Linhares, CEO da Bipp, plataforma que oferece serviços de pagamento digitais para pequenas e médias empresas.

“As parcelas são lançadas mês a mês, permitindo que pagamentos e compras de valor alto sejam realizados dentro da realidade do consumidor, com garantia para o vendedor ou prestador de serviços.”

“Além disso, oferece menos risco de inadimplência, pois não compromete o limite do cartão de crédito do consumidor nos meses à frente, nem exige que ele tenha o valor total do produto ou serviço disponível em crédito”, finalizou.

Ler  Hiper saldão Extra tem descontos de até 70%

9- Inclua serviços financeiros incorporados para aumentar o alcance das vendas

Os últimos anos trouxeram a oportunidade dos negócios tradicionais investirem em ofertas de serviços financeiros para seus consumidores, visando melhorar a receita e otimizar os processos para fidelização de um cliente.

Esses serviços financeiros embarcados são opções de transações digitais inseridas em aplicativos que não são, originalmente, voltados para transações financeiras.

“Podemos ter como exemplo a Wallet da Starbucks, que hoje opera com mais dinheiro depositado do que muitos bancos comerciais nos Estados Unidos”, explica Sérgio Irigoyen, cofundador e CEO da tech-fin Slice, plataforma que desenvolve o sistema operacional do dinheiro e é finalista da competição de startups do South Summit Brazil 2023.

“É um banco que também vende café porque essa experiência faz sentido para o seu cliente dentro de toda a jornada de consumo. Essa é uma grande vantagem para o varejo”, finalizou.

Para isso, o CEO reforça que o varejo necessita embarcar serviços financeiros customizados e, assim, gerar novas linhas de receita que façam sentido nos modelos de negócio das empresas que querem personalizar a relação com seus consumidores.

9- Adote sistemas personalizados de logística e distribuição

A logística eficiente é determinante para o sucesso das operações, especialmente em datas sazonais como o dia do consumidor, com alta demanda de entregas.

Uma pesquisa realizada pela Dito CRM e o Opinion Box revelou que 54% dos consumidores já desistiram de fazer compras online devido ao longo prazo de entrega dos produtos. Para evitar esses problemas, os players devem adotar estratégias personalizadas, por meio de sistemas tecnológicos de gestão e distribuição de produtos.

“A utilização de ferramentas personalizadas e de alta tecnologia, voltadas a esse aspecto do negócio, otimizam o tempo de entregas e distribuição de produtos”, explica Fernando Sartori, CEO da Uello, especializada em logística urbana, que realiza mais de sete mil entregas por dia, para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Polishop, Dengo e Mobly.

Elas são capazes de calcular melhor as rotas e reduzir custos, por exemplo. Por meio delas, as empresas conseguem evitar problemas de desistências de compras, gerados pelos prazos longos de entregas”.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Dia do consumidor
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

por Redação
26/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil por publicação à influenciadora Virginia Fonseca e à marca WePink,...

Leia maisDetails

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

por Kayene Simao
17/10/2025
edit post
Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

O comércio varejista brasileiro registrou crescimento de 0,2% em agosto, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de queda. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada...

Leia maisDetails

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

por Kayene Simao
09/10/2025
edit post
Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

O Dia das Crianças consolidou-se como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Em 2024, a data gerou um volume de negócios superior a R$ 13...

Leia maisDetails

Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

por Redação
07/10/2025
edit post
Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu desculpas nesta terça-feira (7) por uma declaração feita durante coletiva de imprensa em que comentava os casos de intoxicação...

Leia maisDetails

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

por Redação
15/09/2025
edit post
Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

A Apple anunciou que a linha iPhone 17 já tem data confirmada para chegar ao mercado brasileiro. A pré-venda começa amanhã, 16 de setembro e a disponibilidade nas...

Leia maisDetails
edit post
13º salário deve injetar R$ 321,4 bilhões na economia e impulsionar consumo no fim de 2025

13º salário deve injetar R$ 321,4 bilhões na economia e impulsionar consumo no fim de 2025

por Kayene Simao
04/11/2025

A projeção é que o pagamento do 13º salário movimente cerca de R$ 321,4 bilhões na economia brasileira em 2025,...

edit post
Syngenta abre inscrições para programa de estágio com 60 vagas em todo o país

Syngenta abre inscrições para programa de estágio com 60 vagas em todo o país

por Kayene Simao
04/11/2025

A multinacional Syngenta anunciou a abertura de inscrições para o seu Programa de Estágio 2026, que oferece cerca de 60...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Indústria 4.0 reforça a importância da cibersegurança nas fábricas conectadas

Indústria 4.0 reforça a importância da cibersegurança nas fábricas conectadas

por Kayene Simao
04/11/2025

A chamada Indústria 4.0 transformou a forma como fábricas operam. Máquinas interligadas, processos automatizados e dados trafegando em tempo real...

edit post
Mercado cripto enfrenta crash histórico em outubro, mas mantém fundamentos sólidos para o fim de 2025

Mercado cripto enfrenta crash histórico em outubro, mas mantém fundamentos sólidos para o fim de 2025

por Kayene Simao
04/11/2025

O mês de outubro marcou um dos episódios mais intensos do mercado de criptomoedas em 2025. O chamado flash crash...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d