• Recentes
  • Tendências
edit post
75% das companhias terão investimentos em inovação digital até 2026, revela pesquisa

Customer Experience: O cliente como peça chave no CSC

05/04/2023
edit post
Laranjas estão apodrecendo nas fazendas; Brasil registra menor volume exportado

Laranjas estão apodrecendo nas fazendas; Brasil registra menor volume exportado

24/08/2025
edit post
Aplicativo de gestão empresarial lança experiência personalizada para empreendedores

Aplicativo de gestão empresarial lança experiência personalizada para empreendedores

24/08/2025
edit post
Escola Solano Trindade lança curso gratuito de edição de vídeo a distância

Escola Solano Trindade lança curso gratuito de edição de vídeo a distância

24/08/2025
edit post
Comunidades rurais de Goiás recebem estações meteorológicas para apoiar agricultura irrigada

Comunidades rurais de Goiás recebem estações meteorológicas para apoiar agricultura irrigada

24/08/2025
edit post
Kelly Couto firma parceria internacional com marca de Nova York para apoiar o setor de moda e beleza no Brasil, diante do tarifaço

Kelly Couto firma parceria internacional com marca de Nova York para apoiar o setor de moda e beleza no Brasil, diante do tarifaço

23/08/2025
edit post
Nos Estados Unidos, os ultra-ricos correm para imóveis de luxo como opção de investimentos; veja como brasileiros podem “surfar” na onda

Nos Estados Unidos, os ultra-ricos correm para imóveis de luxo como opção de investimentos; veja como brasileiros podem “surfar” na onda

23/08/2025
edit post
iFood e Mottu anunciam descontos para entregadores, mas sindicato alerta para risco de estímulo à velocidade

iFood e Mottu anunciam descontos para entregadores, mas sindicato alerta para risco de estímulo à velocidade

23/08/2025
edit post
Lula cobra financiamento robusto para combate às mudanças climáticas: “Quero ver quem vai dar o dinheiro”

Lula cobra financiamento robusto para combate às mudanças climáticas: “Quero ver quem vai dar o dinheiro”

23/08/2025
edit post
Defesa de Bolsonaro nega intenção de fuga e reforça que ex-presidente respeitou todas as ordens do STF

Defesa de Bolsonaro nega intenção de fuga e reforça que ex-presidente respeitou todas as ordens do STF

23/08/2025
edit post
Ilha do Combu terá cobertura 5G e 4G para moradores e turistas

Ilha do Combu terá cobertura 5G e 4G para moradores e turistas

23/08/2025
edit post
Incêndios estruturais crescem 18% em dois anos e preocupam especialistas

Incêndios estruturais crescem 18% em dois anos e preocupam especialistas

23/08/2025
edit post
Ambev abre inscrições para programas de trainee e estágio em 2026

Ambev abre inscrições para programas de trainee e estágio em 2026

23/08/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
domingo, 24 agosto, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Empreendedorismo

Customer Experience: O cliente como peça chave no CSC

Tábata Férlin por Tábata Férlin
05/04/2023
em Empreendedorismo
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharCompartilhar

O Customer Experience (CX) ou Experiência do Cliente tem se tornado mais comum e classificado como um diferencial fator de impulsionamento para a ampliação e sustentação de empresas no mercado.

Talvez você goste de ver:

iFood e Mottu anunciam descontos para entregadores, mas sindicato alerta para risco de estímulo à velocidade

Social commerce impulsiona vendas diretas e reforça papel da influência digital no Brasil

Empresas familiares enfrentam o desafio da terceira geração na sucessão de negócios

Cada vez mais, os consumidores são parte essencial de qualquer negócio e nos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) eles se tornaram a peça chave para o sucesso.

Mais do que demandar só um atendimento básico, o CX carrega toda uma experiência de consumo mais qualificada.

Dessa forma, tem sido um desafio para grande parte das empresas, principalmente aquelas que trabalham usando diversos canais e acabam tendo dificuldade para criar uma estratégia que atenda bem a todas as plataformas.

Sobretudo nos CSCs, o foco no cliente passa necessariamente por três aspectos fundamentais para a boa execução: Pessoas, Processos e Tecnologia.

O uso de forma equilibrada desses aspectos faz com que seja possível atingir resultados talvez impensáveis.

Pessoas

Segundo recente pesquisa da Redweb, 73% das marcas que têm notas acima da média no quesito experiência do cliente, faturam 44% mais do que os concorrentes.

Comprovando que a Experiência do Cliente (CX) é a receita do negócio, assim como o vínculo entre CX e a satisfação dos funcionários. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, indica que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo.

Ou seja, são mais propensos a fazer as escolhas certas e a permanecer na empresa. É por isso que a experiência do colaborador é tão importante.

Para Max Carneiro — Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados e Diretor de Operações na TCS – ter a clareza do propósito é fundamental para poder iniciar toda a transformação desejada.

“Se a empresa serve pessoas e é formada por pessoas, nada mais claro do que, se desejarmos obter resultados acima da média, o passo inicial seja sempre gerar consciência e planos de ação coletivos. Nesse aspecto, agendas de construção colaborativa e discoverys são muito bem vindas para explorar esse novo contexto”, afirma.

Ler  Liderança feminina: A experiência de mulheres na logística

Processos

Como em todos os CSCs e áreas de operação, a definição de processos é uma peça-chave da estruturação da área.

Se não há processos bem definidos, que busquem em sua essência a eficiência dos processos, então certamente é preciso realizar ajustes de rota dentro do Centro de Serviços Compartilhados.

“O aspecto de processos para o Customer Experience, vai muito além da padronização, com SLAs e KPIs bem definidos e mapas de riscos bem construídos. O pilar dos processos precisa ir no sentido da empatia mais genuína possível para o cliente final. É preciso entender a sua necessidade e não a nossa. Estou falando de se colocar no lugar do cliente, buscando seu sucesso”, diz Carneiro.

O aspecto principal está em analisar aquilo que se encaixa nas pretensões da empresa.

Se a busca é por ser o melhor atendimento do mundo, por exemplo, é preciso otimizar os processos internos, buscar elevados níveis de solução e encontrar mecanismos de encantamento ou de transposição de barreiras.

Além de uma boa prestação de serviços, é sempre importante analisar se aquilo é efetivamente genuíno. Se não for, certamente o mercado logo reconhece e reage.

Tecnologia

O terceiro aspecto para uma entrega de elevada experiência ao cliente é justamente a tecnologia. Com o acelerado desenvolvimento de novas e antigas tecnologias, cada vez mais novas soluções exponenciais estão ficando disponíveis.

Neste sentido, é fundamental que o CSC tenha cada vez mais profissionais altamente qualificados para poder implantar novas e robustas soluções de tecnologia, que tragam, ao mesmo tempo, eficiência de processos, bem como qualidade para a experiência.

“O principal ponto no desenvolvimento deste aspecto está em, mais do que nunca, se posicionar como um Centro de Excelência completo, sendo braços de operação, mas também sendo o cérebro para grandes transformações”, continua o Conselheiro da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados.

“Focar no cliente, de forma genuína e completa, exige muito esforço e investimento, certamente. Mas, muito mais do que investimentos, o principal aspecto está no mindset corporativo. Não há foco no cliente, se não estivermos abertos a mudar processos e, por que não, corrermos algum risco controlado. Tendo isso bem definido e com esses três pilares em sinergia, não tenho dúvida de que todos os aspectos do negócio serão potencializados”, finaliza.

Ler  Maquininha: tudo o que você precisa saber sobre a Stone

Sobre a ABSC

Fundada em 2015, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) representa a maior iniciativa no Brasil de aproximação e consolidação do segmento frente ao mercado, sociedade e governo.

Sem fins lucrativos, a associação é formada por profissionais e empresas, e tem como principal intuito promover o tema Serviços Compartilhados por meio da integração de seus associados, prestando serviços, captando informações, disseminando conhecimentos, exercendo ação política e contribuindo para o aumento da competitividade do setor.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: CSC
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

iFood e Mottu anunciam descontos para entregadores, mas sindicato alerta para risco de estímulo à velocidade

por Redação
23/08/2025
edit post
iFood e Mottu anunciam descontos para entregadores, mas sindicato alerta para risco de estímulo à velocidade

A plataforma iFood e a startup Mottu, especializada no aluguel de motos, anunciaram uma parceria que oferecerá descontos e incentivos a entregadores que utilizam veículos alugados. O programa...

Leia maisDetails

Social commerce impulsiona vendas diretas e reforça papel da influência digital no Brasil

por Kayene Simao
21/08/2025
edit post
Social commerce impulsiona vendas diretas e reforça papel da influência digital no Brasil

O comércio eletrônico realizado por meio de redes sociais cresce em ritmo acelerado no Brasil. Dados da Statista indicam expansão média anual de 20%, consolidando o país como...

Leia maisDetails

Empresas familiares enfrentam o desafio da terceira geração na sucessão de negócios

por Kayene Simao
21/08/2025
edit post
A força da terceira geração nas empresas familiares

A convivência entre diferentes gerações tem se consolidado como uma das principais forças das empresas familiares no Brasil. A combinação entre a experiência de quem fundou os negócios...

Leia maisDetails

Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

por Redação
18/08/2025
edit post
Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

Mark Zuckerberg, CEO da Meta Platforms, ultrapassou o fundador da Amazon, Jeff Bezos, e agora ocupa a posição de terceiro homem mais rico do mundo, de acordo com...

Leia maisDetails

Empreendedorismo digital cresce no Brasil: veja dicas para alavancar sua loja online

por Kayene Simao
18/08/2025
edit post
Empreendedorismo digital cresce no Brasil: veja dicas para alavancar sua loja online

E-commerce segue em alta no país e exige estratégias cada vez mais sólidas para se destacar em meio à concorrência O empreendedorismo digital continua em ascensão em 2025...

Leia maisDetails
edit post
Laranjas estão apodrecendo nas fazendas; Brasil registra menor volume exportado

Laranjas estão apodrecendo nas fazendas; Brasil registra menor volume exportado

por Kelly Couto
24/08/2025

Agricultores de estados como Bahia, Sergipe e São Paulo enfrentam um paradoxo nesta safra: produção em alta, mas preços em...

edit post
Aplicativo de gestão empresarial lança experiência personalizada para empreendedores

Aplicativo de gestão empresarial lança experiência personalizada para empreendedores

por Kayene Simao
24/08/2025

O aplicativo Itaú Empresas passa a oferecer uma experiência hiperpersonalizada para empreendedores, com telas iniciais exclusivas que se ajustam de...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Escola Solano Trindade lança curso gratuito de edição de vídeo a distância

Escola Solano Trindade lança curso gratuito de edição de vídeo a distância

por Kayene Simao
24/08/2025

A Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) abriu inscrições para o curso gratuito de...

edit post
Comunidades rurais de Goiás recebem estações meteorológicas para apoiar agricultura irrigada

Comunidades rurais de Goiás recebem estações meteorológicas para apoiar agricultura irrigada

por Kayene Simao
24/08/2025

Comunidades rurais de Formosa e São João d’Aliança (GO) receberam, em agosto, estações meteorológicas para coleta de dados climáticos. As...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d