• Recentes
  • Tendências
compras-digitais

Cresce em 30% o número de brasileiros que preferem canais de compras digitais

06/07/2021
Possível tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

Possível tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

12/07/2025
Bom Pra Crédito prevê dobrar volume movimentado por Afiliados com ampliação de canais

Open Finance deve revolucionar crédito no Brasil com portabilidade de dívidas a partir de 2025

12/07/2025
Núcleo de Inovação e Tecnologia da CDL Florianópolis promove encontro sobre inovação e desenvolvimento de negócios

Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas

12/07/2025
Dólar sobe e ativos de risco enfrentam estresse em meio a temores de desaceleração econômica global

Dólar tem maior queda em meses e estimula aumento de gastos de brasileiros no exterior

12/07/2025
Ives Gandra Martins: “Nunca ataquei ministros, mas defendo minhas ideias”

Ives Gandra Martins: “Nunca ataquei ministros, mas defendo minhas ideias”

11/07/2025
O legado de Donald Trump na comunicação política e seu impacto contínuo nos EUA

Possível aumento de tarifas dos EUA leva empresas brasileiras a reavaliar estratégias internacionais

11/07/2025
Tendência de mudança residencial impulsiona projetos de bairros planejados no Brasil

Tendência de mudança residencial impulsiona projetos de bairros planejados no Brasil

11/07/2025
Governo inicia acordo de ressarcimento para aposentados com descontos indevidos

Governo inicia acordo de ressarcimento para aposentados com descontos indevidos

11/07/2025
Concurso Nacional Unificado abre 3,6 mil vagas em todo o país; Sudeste concentra 820 oportunidades

Concurso Nacional Unificado abre 3,6 mil vagas em todo o país; Sudeste concentra 820 oportunidades

11/07/2025
Automação no backoffice reduz 93% da equipe, aumenta produtividade em 78% e elimina praticamente a zero as falhas operacionais

Automação no backoffice reduz 93% da equipe, aumenta produtividade em 78% e elimina praticamente a zero as falhas operacionais

10/07/2025
Instabilidade Tributária Gera Incertezas e Impacta Confiança no Ambiente de Negócios

Dignidade humana versus autonomia privada: quando a proteção contra assédios prevalece sobre o formalismo societário

10/07/2025
Elo Lança Plataforma de Educação Financeira para Clientes

Alta reincidência de inadimplência reforça urgência da educação financeira no Brasil

10/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
sábado, 12 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Cresce em 30% o número de brasileiros que preferem canais de compras digitais

Redação por Redação
06/07/2021
em Comércio
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
compras-digitais
CompartilharCompartilhar

O ecossistema de comércio digital no Brasil avançou notavelmente no último ano e muito dessa evolução está refletida nos interesses dos estabelecimentos comerciais entrevistados pelo Índice Global de Compras Digitais – Edição Brasil.

Talvez você goste de ver:

CNI reage com preocupação ao aumento de tarifas dos EUA sobre produto brasileiro

Conflito entre Irã e Israel afeta logística e exportações em Santa Catarina

Confiança do Comércio Sobe no Fim do Primeiro Semestre, Mas Sinais de Alerta Persistem

Elaborado pela Cybersource, solução da Visa especializada em gerenciamento de pagamentos digitais, junto à PYMNTS.com, o relatório indica que o percentual de consumidores brasileiros que preferem canais de compras digitais cresceu 33% desde o início da pandemia, de março a dezembro de 2020.

A adoção digital também é liderada por consumidores mais jovens e de alta renda. Isso traz implicações significativas para os estabelecimentos comerciais, cada vez mais focados em oferecer melhores experiências de compra.

Investimentos em recursos digitais estavam previstos na agenda de inovação desses estabelecimentos comerciais para melhor atender aos seus clientes, acompanhando a rápida necessidade de atualização de seus negócios.

Mais de 72% dos estabelecimentos comerciais (quase o dobro da porcentagem dos outros mercados analisados, como Reino Unido, Estados Unidos e Austrália) consideraram importante o uso de soluções como Inteligência Artificial (IA) para apoiá-los nesta jornada.

Ao considerar e implementar novos recursos digitais e integração de canais, os estabelecimentos comerciais tornam-se capazes de promover experiências e jornadas de compras mais completas e eficientes.

Para 62% dos estabelecimentos comerciais pesquisados entre novembro e dezembro de 2020, a prioridade estava em melhorar os serviços de retirada de produtos nas lojas – dentro delas ou na porta.

A opção de compras via mobile também foi bastante citada por 49% dos lojistas, que desejavam implementar essas mudanças em seus estabelecimentos comerciais.

Isso é reflexo do aumento da adoção de dispositivos móveis por parte do consumidor brasileiro – 20% deles relataram que usaram dispositivos móveis para fazer suas compras mais recentes, o dobro do número de pessoas que disse ter usado computadores.

Ler  Dicas para se defender de golpes em compras online

“A análise indica forte interesse dos estabelecimentos comerciais em implementar soluções como Inteligência Artificial como meio de acelerar o processamento de informações e proporcionar melhores entregas de serviços e produtos,” afirma Fernando Pantaleão, vice-presidente de Vendas e Soluções da Visa do Brasil.

“Eles já entendem que essas soluções trazem benefícios aos negócios, uma vez que possibilita melhor compreensão dos hábitos e interesses de seus clientes. Passariam a ter acesso a análises mais consistentes sobre jornadas de compras, aprimorando seus sistemas.” Complementa Pantaleão.

“A baixa satisfação dos consumidores com as opções atuais de comércio entre canais, apontada no relatório, também acendeu um alerta para que inovações estejam em suas agendas, investindo no atendimento de pedidos via mobile e nas retiradas de pedidos nas lojas, canais considerados prioritários”, conclui o vice-presidente de Vendas e Soluções da Visa do Brasil.

Apesar da atenção para essas atualizações, quando questionados sobre os recursos mais importantes para os seus negócios, a maioria dos estabelecimentos comerciais indicou priorizar o armazenamento de informações sobre os perfis dos seus consumidores, sobre suas preferências de produto e meios de pagamentos, por exemplo.

Enquanto os consumidores ouvidos pela mesma pesquisa, mostraram-se mais propensos a valorizar atributos relacionados a facilidades de compra.

Eles indicaram, quase duas vezes mais que os comerciantes, preferências por acesso à benefícios como frete grátis (13% dos consumidores versus 7% dos estabelecimentos comerciais), códigos promocionais (11% versus 5%) e recompensas (10% versus 5%), elementos menos priorizados pelos estabelecimentos.

Essa desconexão entre o que é mais relevante para cada um deles, reforça a necessidade dos comerciantes em aproveitar recursos digitais e inovações, tanto para melhorar seus negócios, como para obter dados em tempo real e melhor atendê-los.

“O relatório destaca que os consumidores têm optado por funcionalidades de compras em seus smartphones, querendo ter acesso direto a informações sobre os produtos, escolhendo como e quando querem suas entregas – daí a importância de fornecer serviços da maneira mais eficiente, tirar vantagens de tecnologias sofisticadas como a IA”, explica o executivo.

Ler  Dia dos Pais: Vivo Valoriza disponibiliza benefícios especiais

Quando analisamos os meios de pagamentos preferenciais dos consumidores, vemos que o cartão de crédito é líder absoluto na preferência em compras digitais, com mais de 62% dos consumidores brasileiros relatando usar esse meio de pagamento para pagar online.

No varejo físico, vemos que a preferência por meios eletrônicos de pagamento (cartões de crédito e débito), somam quase 55% da preferência dos consumidores, versus pouco mais de 31% de preferência por dinheiro em espécie.

É visível que os hábitos e preferências de compra dos consumidores estão mudando em meio a mudanças sociais e econômicas. Com isso, os estabelecimentos comerciais precisam estar conectados às circunstâncias financeiras únicas do Brasil, sendo capazes de desenvolver estratégias digitais para navegar neste cenário em constante evolução e oferecer melhores experiências, cada vez mais digitais.

“Vale ressaltar que o uso de sistemas de pagamentos em tempo real deverá ser acelerado neste ano, expandindo os métodos de pagamentos alternativos ou por aplicativos de mensagem”, ressalta Pantaleão.

A pesquisa, conduzida no final do ano passado, reflete opiniões de estabelecimentos comerciais e consumidores sobre soluções importantes e adequações que deveriam ser feitas no início de 2021, que não necessariamente foram concretizadas, uma vez que a pandemia voltou a crescer no país, mas seus interesses por inovações continuam legítimos e deverão ser concretizados o quanto antes.

Metodologia

O Índice Global de Compras Digitais foi baseado em pesquisas com 2.105 consumidores no Brasil e 502 estabelecimentos comerciais locais.

As amostras da pesquisa foram balanceadas para corresponder aproximadamente aos dados demográficos do Brasil.

A pesquisa do consumidor consistia em 38 perguntas, e a pesquisa dos estabelecimentos comerciais era composta por 30 perguntas. Eles foram conduzidos online entre 25 de novembro de 2020 e 16 de dezembro de 2020 e 4 de novembro de 2020 e 18 de novembro de 2020, respectivamente.

Sobre a CyberSource

A CyberSource, uma subsidiária de propriedade integral da Visa Inc., é uma empresa de gerenciamento de pagamentos.

Mais de 465 mil empresas em todo o mundo usam as soluções da marca CyberSource e Authorize.Net para processar pagamentos online, otimizar o gerenciamento de fraudes e para simplificar a segurança dos pagamentos.

Ler  Dia dos Pais: produtos para barba e perfumes estão em alta

A empresa mantém escritórios em todo o mundo. Na América Latina tem sedes em Buenos Aires, Bogotá, Lima, México, Miami, Santiago de Chile e São Paulo. Para obter mais informações, visite https://www.cybersource.com

Sobre a Visa Inc.

Visa Inc. (NYSE:V) é a empresa líder em pagamentos digitais no mundo. Nossa missão é conectar o mundo por meio do que há de mais inovador, confiável e seguro em meios de pagamentos – permitindo que pessoas, negócios e economias prosperem.

Nossa avançada rede de processamento global, a VisaNet, oferece pagamentos seguros e confiáveis em todo o mundo e é capaz de processar mais de 65.000 transações por segundo.

O foco implacável da empresa em inovação é um catalisador para o rápido crescimento do comércio conectado em qualquer dispositivo e uma força motriz por trás do sonho de um futuro sem dinheiro em papel para todos, em todos os lugares.

À medida que o mundo passa do analógico para o digital, a Visa insere sua marca, produtos, pessoas, rede e escala para remodelar o futuro do comércio.

Para mais informações visite https://www.visa.com.br

CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

CNI reage com preocupação ao aumento de tarifas dos EUA sobre produto brasileiro

por Kayene Simao
10/07/2025
CNI reage com preocupação ao aumento de tarifas dos EUA sobre produto brasileiro

A decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foi recebida com preocupação pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que classificou a medida...

Leia maisDetails

Conflito entre Irã e Israel afeta logística e exportações em Santa Catarina

por Kayene Simao
03/07/2025
Conflito entre Irã e Israel afeta logística e exportações em Santa Catarina

O cessar-fogo entre Irã e Israel, anunciado recentemente, reduziu momentaneamente as tensões no Oriente Médio. No entanto, os impactos do conflito continuam a afetar cadeias logísticas globais, com...

Leia maisDetails

Confiança do Comércio Sobe no Fim do Primeiro Semestre, Mas Sinais de Alerta Persistem

por Kayene Simao
27/06/2025
Confiança do Comércio Sobe no Fim do Primeiro Semestre, Mas Sinais de Alerta Persistem

A confiança do setor comercial encerrou o primeiro semestre de 2025 em alta, recuperando parte das perdas acumuladas nos primeiros meses do ano. No entanto, apesar do resultado...

Leia maisDetails

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

por Kayene Simao
26/06/2025
Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou alta de 1,4% em junho, marcando...

Leia maisDetails

Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

por Kayene Simao
21/05/2025
Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

A implementação da Declaração Única de Importação (DUIMP) está transformando os processos de importação no Brasil. A nova exigência, que integra diferentes etapas do processo em um único...

Leia maisDetails
Possível tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

Possível tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

por Kayene Simao
12/07/2025

A possibilidade de imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada durante declarações recentes do presidente norte-americano Donald...

Bom Pra Crédito prevê dobrar volume movimentado por Afiliados com ampliação de canais

Open Finance deve revolucionar crédito no Brasil com portabilidade de dívidas a partir de 2025

por Kayene Simao
12/07/2025

O sistema financeiro brasileiro está em meio a um processo de transformação impulsionado pela digitalização e inovação tecnológica. Uma das...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Núcleo de Inovação e Tecnologia da CDL Florianópolis promove encontro sobre inovação e desenvolvimento de negócios

Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas

por Kayene Simao
12/07/2025

A busca por maior eficiência operacional tem levado grandes empresas a intensificarem seus investimentos em transformação digital. De acordo com...

Dólar sobe e ativos de risco enfrentam estresse em meio a temores de desaceleração econômica global

Dólar tem maior queda em meses e estimula aumento de gastos de brasileiros no exterior

por Kayene Simao
12/07/2025

O dólar registrou a maior sequência de quedas em 2025, encerrando abaixo de R$ 5,47 — o menor patamar desde...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile