Sem previsão de reabertura para alguns estabelecimentos por conta da covid-19, as vendas por meio de canais online e via delivery se tornaram a única opção de manter os negócios ativos.
Os mais afetados por toda estas mudanças são os pequenos e médios empreendedores, que, muitas vezes, compõem parte das franquias e grandes redes.
De acordo com dados do DataSebrae, existem mais de 16 milhões de micro e pequenos estabelecimentos comerciais no território nacional.
Ainda segundo a pesquisa, destes negócios, apenas 11% estão presentes, de alguma forma, na internet.
Um recurso indispensável para a ampliação da presença digital dos negócios é o marketing local, utilizado para traçar estratégias de acordo com as segmentações geográficas.
Nele o diferencial são as iniciativas prioritárias que atraem pessoas próximas ao local do estabelecimento, potencializando, assim, os seus resultados.
Desta forma, é possível aumentar o alcance digital do empreendimento, de forma prática, por meio de anúncios pagos, citações em diferentes diretórios de empresas, sites, aplicativos e mapas utilizados por consumidores em seu momento de busca.
Para garantir que isto aconteça, a NerdMonster Digital Retail, startup voltada ao segmento de digital retail focada na presença digital e no marketing local de empresas do varejo de produtos e de serviços, desenvolveu o bm® enterprise, plataforma de multipresença digital e marketing local voltada às grandes empresas varejistas de produtos e de serviços, sejam elas redes com unidades próprias e/ou franqueadas.
A ferramenta contribui para que os estabelecimentos estejam presentes em milhares de canais digitais diferentes. Segundo a empresa, 96% dos consumidores pesquisam online em algum canal digital pelos estabelecimentos comerciais antes de escolherem uma opção.
Covid-19: Entenda as principais necessidades da presença digital e do marketing local
Para traçar uma estratégia assertiva de marketing local, o bm® enterprise funciona no formato de um funil que contempla cinco pontos: localização, informação, reputação, divulgação e conversão.
Neste período específico em que os estabelecimentos tiveram que interromper suas atividades presencialmente, a plataforma está auxiliando, como uma de suas iniciativas, grandes redes no processo de divulgação de campanhas locais, com foco em delivery, para suas diferentes unidades.
Além disso, a ferramenta possibilita que a empresa atualize e/ou altere suas informações em massa em todos os canais digitais, como dias e horários de funcionamento, de forma personalizada, de acordo com a rotina de cada unidade de atendimento.
Um case mesmo em meio à crise
A Subway Brasil, rede de fast food, é uma das grandes redes que utilizam a ferramenta da NerdMonter Digital Retail para as suas diversas unidades, com o objetivo de ampliar a presença digital e intensificar o seu trabalho de marketing local.
Neste período específico, de isolamento social, a plataforma gerou páginas locais para todas as unidades da rede, ajudando-as em suas divulgações locais e atendendo, assim, o público da região por meio de entregas delivery ou retirada no local.
Além disso, a plataforma auxiliou os restaurantes na divulgação de anúncios locais, para impactar o público-alvo das regiões próximas à todas as unidades.
De acordo com o Gerente de Marketing e Trade Marketing da companhia, Guilherme Scorsin Krüger, houve uma melhora na performance e faturamento de diferentes unidades que utilizam a plataforma.
“Hoje os franqueados entram na plataforma e conseguem fazer posts locais com geolocalização determinada, específica para aquele restaurante.
Isso só foi possível através da plataforma bm®enterprise, que tem gerado, desde setembro de 2019, resultados muito expressivos em muitos restaurantes que estão atuando com esta solução.
Isso já se tornou internamente um case, a ponto de estarmos estudando uma ampliação da plataforma em toda a América Latina”, comenta.
Métricas assertivas de desempenho
Para apresentar dados assertivos sobre o desempenho das empresas no universo digital, o bm® enterprise garante, ainda, métricas exclusivas para conhecer, aferir, comparar e aprender com os resultados das redes de estabelecimentos.
A ferramenta apresenta, também, as avaliações, comentários, tempo médio de retorno ao cliente e, ainda, permite que a organização consiga responder os seus consumidores de forma personalizada, para os reviews que forem feitos em qualquer um dos canais digitais em que a plataforma está integrada.
A plataforma também utiliza recursos de inteligência artificial, a exemplo do robô conhecido como nerd.bot que já responde de 60% a 70% das avaliações sozinho, otimizando o tempo dos clientes, aumentando, assim, a sua disponibilidade para atividades de análise de dados e de resultados, ao invés de tarefas repetitivas e táticas.
Desta forma, é possível ter uma imagem macro do negócio, visto pelos olhos dos consumidores e pelo que os dados contam a respeito de suas operações, promovendo insights para melhorias da empresa neste universo digital.
Sobre a NerdMonster Digital Retail
A NerdMonster é uma MadTech (conhecida pela confluência de Marketing, Publicidade e Tecnologia) do segmento de digital retail focada na presença digital e no marketing local de empresas do varejo de produtos e serviços.
Fundada em 2015, em São Paulo, a empresa – que é Local Official Partner do Google Meu Negócio no país – atua no mercado por meio da plataforma tecnológica bm®, voltada à multipresença digital e marketing local, com dois produtos disponíveis: o bm ® business monster, para PMEs, e o bm® enterprise, para grandes redes.
Ao todo, já são mais de 40 mil estabelecimentos beneficiados com a plataforma e clientes de diversos segmentos e das principais redes do país como Carrefour, Ipiranga, AMPM, Riachuelo, Mitsubishi, Leroy Merlin, Cacau Show, Suzuki, Subway, Kalunga, Select, Shell, Localiza Hertz, Unidas, Roldão, Acelero, Outback, Rede Albert Einstein, Rede Oswaldo Cruz, Kroton, entre outros.