• Recentes
  • Tendências
edit post
black-friday-vendas

Covid-19 muda comportamento de compra dos brasileiros na internet

15/04/2020
edit post
Lotofácil 3564: acumula e prêmio chega a R$ 5 milhões

Mega-Sena 2952: acumula e prêmio chega a R$ 58 milhões

16/12/2025
edit post
Quina 6904: premia aposta única em mais de R$ 4,7 milhões

Lotofácil 3564: acumula e prêmio chega a R$ 5 milhões

16/12/2025
edit post
Mega-Sena 2951: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 52 milhões

Quina 6904: premia aposta única em mais de R$ 4,7 milhões

16/12/2025
edit post
Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil, com impacto maior entre gestantes

Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil, com impacto maior entre gestantes

16/12/2025
edit post
STF forma maioria para condenar réus do Núcleo 2 da trama golpista

STF forma maioria para condenar réus do Núcleo 2 da trama golpista

16/12/2025
edit post
Novas regras de check-in e check-out entram em vigor em hotéis brasileiros

Novas regras de check-in e check-out entram em vigor em hotéis brasileiros

16/12/2025
edit post
Receita Federal amplia exigência de declaração de incentivos fiscais por empresas

Receita Federal amplia exigência de declaração de incentivos fiscais por empresas

16/12/2025
edit post
Bolsonaro passará por perícia médica determinada pelo STF

Bolsonaro passará por perícia médica determinada pelo STF

16/12/2025
edit post
STF determina novas diligências em investigação sobre Banco Master

STF determina novas diligências em investigação sobre Banco Master

16/12/2025
edit post
STF registra mais um voto contra marco temporal em julgamento no plenário virtual

STF registra mais um voto contra marco temporal em julgamento no plenário virtual

16/12/2025
edit post
Leilões imobiliários crescem em 2025 e consolidam plataformas digitais no mercado brasileiro

Leilões imobiliários crescem em 2025 e consolidam plataformas digitais no mercado brasileiro

16/12/2025
edit post
Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

16/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quarta-feira, 17 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Covid-19 muda comportamento de compra dos brasileiros na internet

Redação por Redação
15/04/2020
em Comércio
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
black-friday-vendas
CompartilharCompartilhar

A Covid-19 mudou completamente a forma como as pessoas se relacionam, compram e vivem.

Talvez você goste de ver:

Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

Lojas físicas, empresas de delivery e até e-commerces estão se reinventando para garantir que os negócios continuem funcionando diante das mudanças no comportamento do consumidor brasileiro nas últimas semanas.

As vendas online voltaram a subir, atingindo seu maior pico de conversões em 26/03.

Os dados são da Social Miner – empresa que une dados de consumo, Tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados.

A empresa  analisou a performance de mais de 120 lojas virtuais entre os dias 1º e 28 de março deste ano.

No entanto, apesar da retomada, o momento ainda é delicado e pede ações rápidas e estratégias assertivas das empresas, uma vez que o cenário – e, consequentemente, a resposta do consumidor – ainda é incerto.

Como mapear estas essas transformações em tempos de Covid-19?

Analisando uma base composta por mais de 41 milhões cadastros, a pesquisa da Social Miner revela que as duas das principais mudanças no comportamento do público brasileiro, que passa atualmente por uma fase de isolamento social, estão na flexibilidade de horário para navegar na internet e também na utilização deste recurso como forma distração.

Com isso, o estudo mostra que a partir da primeira semana da quarentena, de 15 a 21 de março, as visitas em e-commerces passaram a ter dois momentos de pico: entre as 13h e 14h, e entre as 17h e 19h.

“Antes, as pessoas utilizavam o horário do almoço para dar uma volta, sair um pouco dos escritórios e relaxar em outros ambientes. Porém, agora este cenário não pode ser considerado, e o público está buscando na internet outras formas de se distrair. Além disso, pelo fato de não precisarem gastar mais tempo no transporte entre o trabalho e suas casas, por exemplo, as visitas nos e-commerces acabaram sendo “adiantadas” para o começo da noite, a partir das 17h, algo que não acontecia antes”, explica Ricardo Rodrigues, cofundador da Social Miner.

Ler  Mercado de importação de pedras naturais segue em expansão

Entender o perfil e a mudança deste público é essencial para o momento que está por vir na economia brasileira.

Por isso, a Social Miner listou algumas ações para ajudar as empresas a melhorar a performance nas vendas online:

Entenda se o perfil e o comportamento do seu público mudou

Avalie e busque dados que mostrem quem é o consumidor que está buscando por seu produto.

Pode ser que neste momento outros perfis de público estejam comprando seus insumos e você terá que adaptar sua linguagem e as ofertas, de acordo com as necessidades de cada um deles.

Conheça os horários de pico de acessos e invista!

De acordo com a pesquisa da Social Miner, a flexibilidade de horários tem feito com que as visitas nos sites e as compras ocorram em períodos diferentes do que ocorriam antes da quarentena.

Com isso, é preciso avaliar quais são os horários de pico de acesso no seu site, para que as estratégias sejam direcionadas para estes períodos.

Dessa forma, interações com o consumidor, posts em redes sociais, notificações, lançamentos e envios de e-mails podem ser baseados nessa análise em busca de mais assertividade e melhores resultados.

Internet agora também é distração: utilize a seu favor!

A internet se tornou praticamente a melhor amiga de todas as pessoas atualmente.

E não apenas por facilitar o trabalho em casa, mas também porque é por lá que muitas pessoas estão se distraindo, assistindo a lives de famosos, fazendo seus happy hours online com os amigos do trabalho, etc.

Como muitos já ficam na frente do computador muito tempo com notícias pesadas e na correria do dia a dia de trabalho, é importante que as empresas tragam experiências diferentes e entreguem conteúdos mais leves e relevantes para o consumidor.

Quem sabe até promover jogos por meio da estratégia de gamificação para fazer com que o público tenha interação com a sua marca, aliado a um momento de entretenimento.

Engaje seu público na fase de avaliação de compra

Ao acessar um e-commerce, nem todos os consumidores estão prontos para efetuar uma compra.

Ler  Negociação virtual: voz é o foco da atenção dos investidores

Isso quer dizer que as empresas podem aproveitar estes momentos de avaliação para entregar conteúdos relevantes, que informem sobre os benefícios e vantagens daqueles produtos, e ajudem o consumidor na sua escolha e na tomada de decisão de compra.

Entenda o que cada um precisa e ofereça praticidade

A rotina está mais difícil e as pessoas estão em busca de praticidade.

Por isso, tornar a sua experiência de compra mais prática e leve é o segredo para se diferenciar da concorrência.

Sobre a Social Miner

Fundada em 2014 por Ricardo Rodrigues e Roger Mattos, a Social Miner é uma empresa especializada em dados de comportamento do consumidor online, com uma base superior a 41 milhões de cadastros, que desenvolveu a exclusiva metodologia de People Marketing.

Através de inteligência própria e humanização, compreende a jornada de compra de cada usuário e identifica a linguagem e contexto ideais para se comunicar com cada um, ajudando sites e e-commerces a aumentar suas conversões.

Entre seus mais de 100 clientes, estão grandes players do mercado, como Natura, Nike, Brastemp, Renner, Brasil Brokers, EAD Laureate, Avon e Carrefour.

Em 2018, recebeu aporte do Canary, fundo de investimento especializado em startups em estágio pré-série A.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: E-commerceSocial Minervendas online
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

por Kayene Simao
09/12/2025
edit post
Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

O fim da tarifa adicional de 50% aplicada pelos Estados Unidos às exportações brasileiras trouxe alívio ao setor de hortifrútis, um dos mais afetados pela medida. A retirada...

Leia maisDetails

Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

por Kayene Simao
01/12/2025
edit post
Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

Às vésperas das festas de fim de ano, quando o pagamento do 13º salário e as compras natalinas reforçam o movimento do comércio, um alerta chama a atenção...

Leia maisDetails

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

por Redação
21/11/2025
edit post
Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

A criadora de conteúdo Viih Tube, uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, estabeleceu um novo marco no discovery commerce durante uma transmissão especial realizada na última sexta-feira...

Leia maisDetails

Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

por Redação
14/11/2025
edit post
Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (14) uma ordem executiva que reduz retroativamente as tarifas de importação sobre carne bovina, café, tomates, bananas e...

Leia maisDetails

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

por Redação
26/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil por publicação à influenciadora Virginia Fonseca e à marca WePink,...

Leia maisDetails
edit post
Lotofácil 3564: acumula e prêmio chega a R$ 5 milhões

Mega-Sena 2952: acumula e prêmio chega a R$ 58 milhões

por Kayene Simao
16/12/2025

O concurso nº 2952 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (16/12/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), terminou acumulado....

edit post
Quina 6904: premia aposta única em mais de R$ 4,7 milhões

Lotofácil 3564: acumula e prêmio chega a R$ 5 milhões

por Kayene Simao
16/12/2025

O concurso nº 3564 da Lotofácil, realizado na noite desta terça-feira (16/12/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP),...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Mega-Sena 2951: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 52 milhões

Quina 6904: premia aposta única em mais de R$ 4,7 milhões

por Kayene Simao
16/12/2025

O concurso nº 6904 da Quina, realizado na noite desta terça-feira (16/12/2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP),...

edit post
Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil, com impacto maior entre gestantes

Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil, com impacto maior entre gestantes

por Taysa Medeiros
16/12/2025

Dados do Ministério da Saúde divulgados em outubro indicam que a sífilis segue em ritmo acelerado de crescimento no Brasil,...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d