Em meio à escassez de crédito no mercado, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), anuncia o lançamento do Programa de Crédito para Mulheres que tem como objetivo apoiar as empreendedoras na hora de adquirir empréstimos.
Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista aponta que cerca de 91% dos brasileiros já tiveram crédito negado ao menos uma vez ao longo de toda a sua vida financeira.
Para elas, o problema, de acordo com o Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME), também é grave. Outro estudo recente divulgado pela instituição mostra que, somente no período pandêmico, 42% das empreendedoras brasileiras que solicitaram crédito tiveram seus pedidos negados.
“Não há oferta de crédito suficiente para empreendedoras. As que existem quase nunca chegam a quem necessita”, analisa Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC.
São parceiros do Programa de Crédito para Mulheres do CMEC a ACCredito, fintech de crédito da ACSP, o Banco Pérola, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), o Sicoob Regional e a Credisan Regional.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
O escopo do Programa de Crédito prevê também ações no eixo educacional. Para isso, o CMEC firmou convênio com a Boa Vista para orientar empreendedoras por meio de cursos de educação financeira e gestão de orçamento doméstico, no formato de videoaulas, e organizados com foco em três módulos: para empreendedoras, para jovens e para MEIs.
O conteúdo ficará disponível no Profis Online, plataforma educacional do CMEC que reúne centenas de cursos gratuitos e pagos, abrangendo Atendimento e Vendas, MEI, Empreendedorismo, Marketing Digital, Construção Civil, Administração, Beleza, Gastronomia, Idiomas, Tecnologia, Turismo e Hotelaria, entre outros.
Para a presidente do CMEC, a parceria entre o conselho e Boa Vista para educar as mulheres vai contribuir também para a diminuição do endividamento e da inadimplência das empreendedoras.
“Nós acreditamos no crédito com orientação. Desse modo é que conseguiremos garantir o desenvolvimento sustentável de cada negócio”, frisa Ana Claudia.
“Como uma empresa de inteligência analítica que utiliza tecnologia de ponta para ajudar pessoas e empresas na tomada de decisões, a Boa Vista está sempre atenta às oportunidades e parcerias que impactam positivamente a economia do nosso país. Temos uma relação muito próxima com a Associação Comercial de São Paulo, e ajudarmos o CMEC e as mulheres empreendedoras com o nosso conhecimento em educação financeira reforça o papel social que temos em nosso propósito”, explica Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista.
O executivo ressalta ainda que o trabalho de educação financeira, que sempre fez parte da essência da empresa, se tornou um pilar muito importante das ações sociais e de cidadania e que faz parte também do projeto que está sendo construído de ESG.
O pontapé inicial para o lançamento do Programa de Crédito para Mulheres será dado no dia 15 de março, Dia do Consumidor, com a palestra da diretora do Banco Pérola, Alessandra França, especialista em crédito para microempreendedores premiada internacionalmente por seus projetos.
Sobre o CMEC: O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais.
Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui 138 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e que integram as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp.
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços.
Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 56 anos de existência, promove a união das “forças vivas” do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País.
É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento.
Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.
Sobre a Boa Vista: A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.
É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site Consumidor Positivo e o app Boa Vista Consumidor Positivo.
A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.
Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo — especialista em recuperação de crédito — e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais.
Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.